Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Norlan Aragão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0191642154529511por
dc.contributor.advisor1PADILHA, Antônio Francisco de Sales-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0984475664212794por
dc.contributor.referee1PADILHA, Antônio Francisco de Sales-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0984475664212794por
dc.contributor.referee2DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152212644682366por
dc.contributor.referee3PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2562406335360502por
dc.contributor.referee4PASCUCCI, Maria Verónica-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3080352531121653por
dc.date.accessioned2021-03-24T01:22:02Z-
dc.date.issued2020-08-10-
dc.identifier.citationLIMA, Norlan Aragão. O estudo da teoria das tópicas nas toadas do bumba meu boi: proposta de execução, na guitarra elétrica, das toadas com um grupo de alunos da Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (EMEM). 2020. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3254-
dc.description.resumoNeste trabalho, constato, nas toadas do Bumba meu Boi, produzidas no Maranhão, os elementos musicais que caracterizam e identificam cada sotaque do Bumba meu Boi existentes no estado. Com a identificação, compreensão e análise dos elementos musicais intrínsecos (tópicas) existentes nos perfis das toadas (canções) dos grupos, configuro parâmetros para serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem das toadas. Para tanto, apresento conceitos dos grupamentos de notas que geram as tópicas (lugares-comuns), os ritmos em que são usadas as escalas, as progressões de acordes mais utilizadas, as nuances que as tornam diferentes de outros tipos de composição. Assim, a compreensão dos parâmetros e o estabelecimento de um conhecimento sistematizado ajudarão no processo do aprimoramento técnico e estético, objetivo perseguido no ensino e na aprendizagem da guitarra, desenvolvido no curso de Guitarra Elétrica da Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (EMEM), assim como em outros estabelecimentos de ensino musical. Neste trabalho, irei considerar apenas os sotaques da Baixada ou Pindaré, Matraca ou da Ilha e de Orquestra, para desenvolver a pesquisa a que me propus. Apresentarei minhas ideias respaldado nos conceitos de Aristóteles, sobre a Arte da Retórica, e no discurso da linguagem musical, a partir dos entendimentos de Leonard Ratner, V. Kofi Agawu e Acácio Piedade. O resultado da pesquisa foi apresentado por um grupo de alunos selecionados que fez a leitura das transcrições musicais, enfatizando as tópicas características de cada sotaque. A metodologia utilizada foi a científica social, baseada na alteridade e na multivocidade dessa cultura musical, que envolve a comunidade e a sociedade de maneira interativa e inclusiva dos personagens diretos e indiretos desse folguedo. Na análise da obra, comprovo que os conceitos de Leonard Ratner e Acácio Piedade podem ser utilizados para a investigação de tópicas em música maranhense. Na análise harmônica, descrevi os acordes musicais, utilizando-me da nomenclatura da Harmonia Funcional, muito utilizada na música popular.por
dc.description.abstractIn this work, I find, in the Bumba meu Boi's "toadas", made in Maranhão, the musical elements that characterize and identify each of the existing types of Bumba meu Boi in the state. With the identification, analysis and understanding of the "tópicas", I configure parameters that make it possible to play the Bumba meu Boi's "toadas" in an electric guitar smoothly. To this end, I present concepts of the note groupings that generate the "tópicas" (common places), the rhythms that are used in the scales, the most commonly used chord progressions, the nuances that make them different from other types of composition. Thus, the understanding of the parameters and the establishment of a systematized knowledge will help in the technical improvement of the teaching and learning of the instrument given in the Electric Guitar course of the Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo (EMEM)” and in other establishments of music teaching. In this work, I will consider only the accents of Pindaré or Baixada, Ilha or Matraca and Orquestra to develop the research that I proposed. I will base my ideas on Aristotle's concepts of Rhetorical Art, in the discourse of musical language, from the understandings of Leonard Ratner, V. Kofi Agawu and Acácio Piedade that music can be identified through the “Tópicas” (small fragments that characterize it and that refer to its place of origin). The research result will be presented by a group of selected students who will read the musical transcripts emphasizing the "tópicas" characteristics of each accent. The methodology used is the social scientific, based on the alterity and multiple meanings of this musical culture that engages the community and society in an interactive and inclusive way of the direct and indirect characters of this celebration. In the analysis of the work, we verified that the concepts of Leonard Ratner and Acácio Piedade can be used for the investigation of "tópicas" in Maranhão's music. In the harmonic analysis, I will describe the musical chord using Functional Harmonic’s nomenclature, which is usual in the popular music.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-03-24T01:22:02Z No. of bitstreams: 1 NorlanLima.pdf: 15767022 bytes, checksum: bc39fbe99789e9f65f39bf5959fe3772 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-24T01:22:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NorlanLima.pdf: 15767022 bytes, checksum: bc39fbe99789e9f65f39bf5959fe3772 (MD5) Previous issue date: 2020-08-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBumba meu Boipor
dc.subjectTópicas musicaispor
dc.subjectGuitarra elétricapor
dc.subjectParâmetros para o ensinopor
dc.subjectBumba meu Boieng
dc.subjectMusical "Tópicas"eng
dc.subjectElectric guitareng
dc.subjectParameters for teachingeng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleO estudo da teoria das tópicas nas toadas do bumba meu boi: proposta de execução, na guitarra elétrica, das toadas com um grupo de alunos da Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (EMEM)por
dc.title.alternativeThe study of topical theory in the bumba meu boi toadas: proposal to perform, on the electric guitar, the tunes with a group of students from the Maranhão State School of Music “Lilah Lisboa de Araújo” (EMEM).eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NorlanLima.pdfDissertação de Mestrado15,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.