Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3253
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Do registro à criação: possibilidades do uso do celular no ensino-aprendizagem em Artes da Cena |
Título(s) alternativo(s): | From registration to creation: possibilities of using cell phones in teaching-learning in Performing Arts |
Autor: | CARVALHO, Meiriluce Portela Teles |
Primeiro orientador: | VASCONCELOS, Gisele Soares de |
Primeiro membro da banca: | VASCONCELOS, Gisele Soares de |
Segundo membro da banca: | DOMINGO, Reinaldo Portal |
Terceiro membro da banca: | LIBÉRIO, Carolina Guerra |
Resumo: | A pesquisa intitulada “Do Registro à Criação: possibilidades do uso do celular no ensino-aprendizagem em Artes da Cena” está vinculada ao Programa de Pósgraduação PROFARTES, Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão/UFMA/UDESC. O objeto desta pesquisa refere-se ao registro e à criação teatrais, em Artes da Cena, através do uso do celular. Nesse sentido, a linha de pesquisa à qual se integra este estudo chama-se “Abordagens Teórico-Metodológicas das Práticas Docentes”. O objetivo geral é investigar as contribuições do uso do celular para o processo de registro e criação no ensino-aprendizagem em Artes da Cena, havendo a participação direta dos alunos. Para tanto, o local da pesquisa é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus São José de Ribamar, onde se desenvolveu o trabalho com 79 discentes do Ensino MédioTécnico, na modalidade integrada, no período de 2018 a 2019. O problema científico da pesquisa consiste em verificar de quais formas o celular pode contribuir para o processo de registro e criação artísticos no ensino-aprendizagem em Artes da Cena. Para tanto, compreendendo-se a relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), faz-se uso do celular enquanto ferramenta e objeto de registro das práticas teatrais, da avaliação feita pelo professor e da autoavaliação empreendida pelos educandos. Desse modo, permite-se experienciar o ato de criação, em Teatro, por meio da performance fotográfica, da videoperformance e do fotofilme, além de fomentar aulas mais participativas, críticas e reflexivas. O percurso metodológico adotado diz respeito à pesquisa-ação, com abordagem qualiquantitativa e caráter exploratório-descritivo. Para a coleta de dados, cita-se o caráter documental dos materiais envolvidos, como levantamentos bibliográficos, questionários semiestruturados, depoimentos sobre experiências – por meio da teorização da prática de exercícios cênicos –, assim como elaboração de roteiros, montagens de cenas, jogos, improvisações e leituras de textos cênicos, além da observação e da avaliação de todo processo artístico, com a utilização de vídeos e fotografias para registro e criação de práticas cênicas de forma crítico-reflexiva. A partir disso, faz-se a análise e a interpretação dos dados, envolvendo a sistematização das informações, por meio de gráficos e fotografias. Nessa perspectiva, propõe-se o uso de estratégias de aprendizagem, em Artes da Cena, com base em um mundo tecnológico e informatizado, através do qual se aprofundam as possibilidades de criação e de mediação e se promovem experiências junto aos discentes que contribuam para o seu desenvolvimento criativo e proativo nas aulas de Arte/Teatro. |
Abstract: | The research untitled “From the registration to creation: possibilities of the use of cellphones in the teaching-learning process in Art on Stage” is related to the Program of Post-graduation PROFARTES, Professional Master’s Program of the Federal University of Maranhão/UFMA/UDESC. The object of this research is referred to the theatrical registration and creation, in Art on Stage, through the usage of the cellphone. In this sense, the research line which this study composes is called “Theoreticalmethodological Approaches of the Teaching Practice”. The main objective is to investigate the contributions of the usage of the cellphone to the processes of registration and creation in the teaching-learning process in Art on Stage, having direct participation of the students. Therefore, the research field is the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA) – Campus São José de Ribamar, where was developed the research with 79 students of the Technical Course, in the integrated modality, between 2018 and 2019. The scientifical problem of this study consists in verify in which ways the cellphone can contribute to the process of artistical registration and creation in the teaching-learning process in Art on Stage. Thus, understanding the relevance of the Information and Communication Technologies (ICT), the cellphone is used as a tool and registration object of the theatrical practices, of the evaluation done by the teacher and the self-evaluation realized by the students. Thereby, it is allowed to experience the act of creation, in Theatre, through the photographical performance, the video performance and the photo-movie, besides promoting more participatory, critical and reflexive classes. The methodological path adopted is related to action research, with a qualitative and quantitative approach and an exploratory-descriptive character. To the data collect, it is mentioned the documental character of the involved material, such as bibliographical approaches, semi-structured questionnaires, testimonies about experiences – through theorizing the practice of scenic exercises –, as well as writing scripts, setting scenes, games, improvisations and reading of scenic texts, as well as observing and evaluating the entire artistic process, using videos and photographs to record and create scenic practices in a critical-reflexive way. Based on that, the data is analyzed and interpreted, involving the systematization of information, through graphics and photographs. In this perspective, it is proposed to use learning strategies, in Art on Stage, based on a technological and computerized world, through which the possibilities of creation and mediation are deepened and experiences are promoted with students who contribute to the his creative and proactive development in Art/Theater classes. |
Palavras-chave: | Registro Criação Celular Artes da cena Registration Creation Cellphone Art on stage |
Área(s) do CNPq: | Artes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH |
Citação: | CARVALHO, Meiriluce Portela Teles. Do registro à criação: possibilidades do uso do celular no ensino-aprendizagem em Artes da Cena. 2020. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3253 |
Data de defesa: | 21-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MeirilucePortela.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.