Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAUJO, Marilú Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4907718620429164por
dc.contributor.advisor1BRASIL, Marcus Ramusyo de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6772709289246483por
dc.contributor.advisor-co1COSTA FILHO, José Almir Valente-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1351970316851567por
dc.contributor.referee1BRASIL, Marcus Ramusyo de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6772709289246483por
dc.contributor.referee2MATOS, Elisene Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947326047449437por
dc.contributor.referee3SILVA, Fábio Henrique Monteiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6143561297090144por
dc.date.accessioned2021-03-24T00:12:03Z-
dc.date.issued2020-10-19-
dc.identifier.citationARAUJO, Marilú Moraes. As artes visuais e a cultura popular no ensino médio: blocos tradicionais de São Luís do Maranhão e a valorização das identidades comunitárias. 2020. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3252-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo demonstrar o fortalecimento das identidades comunitárias existentes em um Bloco Tradicional, por meio do estudo da cultura popular, nas aulas de Artes Visuais, no Ensino Médio. Pertence à linha de pesquisa “Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes”, ligada ao Programa de Mestrado PROF-ARTES. Foi desenvolvida no Centro de Ensino São José Operário (CESJO), entre os anos de 2019/2020, por meio de vivências e experimentações que contribuíram para o desenvolvimento estético, crítico e reflexivo dos educandos no que se refere aos seus processos de produção e apreciação artísticas, tendo por referência o Bloco Tradicional “Tropicais do Ritmo”. Para o alcance dos objetivos propostos, é pertinente saber de que forma as alegorias, as imagens e os símbolos de um Bloco Tradicional podem contribuir para o conhecimento sobre cultura popular e identidades comunitárias em aulas de Artes Visuais do Ensino Médio. Norteiam esse trabalho Barbosa (2010), Bakhtin (1987), Hall (2011), Hernández (2007), Rancière (2005), Bauman (2003), Canclini (1983), Ciampa (1984), Silva (2009), Moreira Neto (2016), Tinhorão (2006), entre outros. O trajeto metodológico tem por base o método de pesquisa-participante, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisas, palestras, visitas e entrevistas semiestruturadas com pessoas que estão envolvidas com a cultura popular maranhense. O registro de tudo foi feito por meio de questionários, fotos e vídeos, que deram origem a um material visual e documental sobre as identidades comunitárias que trabalham para que a cultura e, em especial, o Bloco Tradicional, possam acontecer, enfatizando, dessa forma, a importância dessas pessoas para a preservação e valorização da cultura popular no Maranhão. Apresenta-se o resultado por meio de uma exposição dos trabalhos dos alunos do CESJO, na técnica de serigrafia.por
dc.description.abstractThis research aims to demonstrate the strengthening of existing community identities in a Traditional Block through the study of popular culture in visual arts classes in high school. It belongs to the research line “Teaching, learning and creation processes in arts”, linked to the PROFARTES Master's Program. It was developed at the “Centro de Ensino São José Operário” (CESJO) in the years 2019/2020, through experiences and experiments that contributed to the students' aesthetic, critical and reflective development with regard to their artistic production and appreciation processes having by reference the Bloco Tradicional “Tropicais do Ritmo”. To achieve the proposed objectives, it is pertinent to know how the allegories, images and symbols of a Traditional Block can contribute to the knowledge about popular culture and community identities in high school visual arts classes. This work guides Barbosa (2010), Bakhtin (1987), Hall (2011), Hernández (2007), Rancière (2005), Bauman (2003), Canclini (1983), Ciampa (1984), Silva (2009), Moreira Neto (2016), Tinhorão (2006), among others. The methodological path is based on the participant-research method, with a qualitative approach, developed through research, lectures, visits and semi-structured interviews with people who are involved with the popular culture of Maranhão. The recording of everything was done through questionnaires, photos and videos, which gave rise to visual and documentary material on the community identities that work so that culture, and especially the Traditional Block, can happen, thus emphasizing the importance of these people for the preservation and valorization of popular culture in Maranhão. The result is presented through an exhibition of the works of CESJO students in the serigraph technique.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-03-24T00:12:03Z No. of bitstreams: 1 MariluMoraes.pdf: 9992535 bytes, checksum: 3592a7cff6f44390374d64807a41fe94 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-24T00:12:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariluMoraes.pdf: 9992535 bytes, checksum: 3592a7cff6f44390374d64807a41fe94 (MD5) Previous issue date: 2020-10-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectCultura popularpor
dc.subjectBloco tradicionalpor
dc.subjectIdentidades comunitáriaspor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPopular cultureeng
dc.subjectTraditional blockeng
dc.subjectCommunity identitieseng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleAs artes visuais e a cultura popular no ensino médio: blocos tradicionais de São Luís do Maranhão e a valorização das identidades comunitáriaspor
dc.title.alternativeVisual arts and popular culture in high school: traditional blocks in São Luís do Maranhão and the enhancement of community identitieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariluMoraes.pdfDissertação de Mestrado9,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.