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Tipo do documento: Dissertação
Título: As artes visuais e a cultura popular no ensino médio: blocos tradicionais de São Luís do Maranhão e a valorização das identidades comunitárias
Título(s) alternativo(s): Visual arts and popular culture in high school: traditional blocks in São Luís do Maranhão and the enhancement of community identities
Autor: ARAUJO, Marilú Moraes 
Primeiro orientador: BRASIL, Marcus Ramusyo de Almeida
Primeiro coorientador: COSTA FILHO, José Almir Valente
Primeiro membro da banca: BRASIL, Marcus Ramusyo de Almeida
Segundo membro da banca: MATOS, Elisene Castro
Terceiro membro da banca: SILVA, Fábio Henrique Monteiro
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo demonstrar o fortalecimento das identidades comunitárias existentes em um Bloco Tradicional, por meio do estudo da cultura popular, nas aulas de Artes Visuais, no Ensino Médio. Pertence à linha de pesquisa “Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes”, ligada ao Programa de Mestrado PROF-ARTES. Foi desenvolvida no Centro de Ensino São José Operário (CESJO), entre os anos de 2019/2020, por meio de vivências e experimentações que contribuíram para o desenvolvimento estético, crítico e reflexivo dos educandos no que se refere aos seus processos de produção e apreciação artísticas, tendo por referência o Bloco Tradicional “Tropicais do Ritmo”. Para o alcance dos objetivos propostos, é pertinente saber de que forma as alegorias, as imagens e os símbolos de um Bloco Tradicional podem contribuir para o conhecimento sobre cultura popular e identidades comunitárias em aulas de Artes Visuais do Ensino Médio. Norteiam esse trabalho Barbosa (2010), Bakhtin (1987), Hall (2011), Hernández (2007), Rancière (2005), Bauman (2003), Canclini (1983), Ciampa (1984), Silva (2009), Moreira Neto (2016), Tinhorão (2006), entre outros. O trajeto metodológico tem por base o método de pesquisa-participante, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisas, palestras, visitas e entrevistas semiestruturadas com pessoas que estão envolvidas com a cultura popular maranhense. O registro de tudo foi feito por meio de questionários, fotos e vídeos, que deram origem a um material visual e documental sobre as identidades comunitárias que trabalham para que a cultura e, em especial, o Bloco Tradicional, possam acontecer, enfatizando, dessa forma, a importância dessas pessoas para a preservação e valorização da cultura popular no Maranhão. Apresenta-se o resultado por meio de uma exposição dos trabalhos dos alunos do CESJO, na técnica de serigrafia.
Abstract: This research aims to demonstrate the strengthening of existing community identities in a Traditional Block through the study of popular culture in visual arts classes in high school. It belongs to the research line “Teaching, learning and creation processes in arts”, linked to the PROFARTES Master's Program. It was developed at the “Centro de Ensino São José Operário” (CESJO) in the years 2019/2020, through experiences and experiments that contributed to the students' aesthetic, critical and reflective development with regard to their artistic production and appreciation processes having by reference the Bloco Tradicional “Tropicais do Ritmo”. To achieve the proposed objectives, it is pertinent to know how the allegories, images and symbols of a Traditional Block can contribute to the knowledge about popular culture and community identities in high school visual arts classes. This work guides Barbosa (2010), Bakhtin (1987), Hall (2011), Hernández (2007), Rancière (2005), Bauman (2003), Canclini (1983), Ciampa (1984), Silva (2009), Moreira Neto (2016), Tinhorão (2006), among others. The methodological path is based on the participant-research method, with a qualitative approach, developed through research, lectures, visits and semi-structured interviews with people who are involved with the popular culture of Maranhão. The recording of everything was done through questionnaires, photos and videos, which gave rise to visual and documentary material on the community identities that work so that culture, and especially the Traditional Block, can happen, thus emphasizing the importance of these people for the preservation and valorization of popular culture in Maranhão. The result is presented through an exhibition of the works of CESJO students in the serigraph technique.
Palavras-chave: Ensino
Cultura popular
Bloco tradicional
Identidades comunitárias
Teaching
Popular culture
Traditional block
Community identities
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: ARAUJO, Marilú Moraes. As artes visuais e a cultura popular no ensino médio: blocos tradicionais de São Luís do Maranhão e a valorização das identidades comunitárias. 2020. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3252
Data de defesa: 19-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

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