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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA , Edleuza Nere Brito de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4518743943697983por
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee2BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee3LINHARES, Ronaldo Nunes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8443338948664570por
dc.date.accessioned2021-03-19T15:10:53Z-
dc.date.issued2020-07-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Edleuza Nere Brito de. Interações entre cultura digital e educação: uma investigação sobre TDIC na formação de professores no ensino superior de Licenciatura do IFMA. 2020. 125 f . Dissertação Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3247-
dc.description.resumoNesta pesquisa discutem-se questões relacionadas à formação de professores para o uso de dispositivos digitais de forma pedagógica na formação inicial. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a concepção que os professores de Licenciatura têm sobre sua atuação na formação de professores para o uso de TDIC, e de que forma esses dispositivos podem contribuir na aprendizagem de profissionais que atuarão numa sociedade imersa em cultura digital. Objetivou ainda, analisar o lugar das TDIC no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura do IFMA campus Maracanã; observar na sala de aula quais os dispositivos digitais que os professores formadores conhecem e utilizam na formação de professores; questionar qual a concepção que os professores formadores têm de sua atuação na formação de futuros professores na sociedade digital. Concernente à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de caso de abordagem exploratória, alocada no curso de Licenciatura do IFMA em Ciências Agrárias do campus Maracanã. As fases da pesquisa contemplaram estudo documental, aplicação de questionário e observação participante, para a análise e discussão dos dados. O resultado deste estudo respondeu ao problema que gerou esta pesquisa e apontou que a maioria dos professores não tem formação inicial e nem continuada para explorar as potencialidades pedagógicas das TDIC nos processos formativos para docentes. Destaca-se que do universo pesquisado somente três professores participaram de cursos ofertados pela instituição para uso de lousa digital e AVA para educação em EaD. A análise indicou, também, que todos os professores possuem conhecimentos tecnológicos para o cotidiano social, no entanto, não foi observada a utilização destes como recursos didáticos na construção do conhecimento pelo aluno. Os dados apontaram, ainda, que os professores compreendem as TDIC como suporte tecnológico de apoio ao professor. Porém, percebem a importância dessas tecnologias digitais para os processos formativos da profissão docente e demonstraram total interesse em obter formação continuada para uso dessas tecnologias digitais na educação. Entende-se que estes resultados dão relevo à importância do debate contemporâneo sobre a integração de TDIC nas práticas pedagógicas de formação profissional de professores que atuarão no século XXI.por
dc.description.abstractEn esta investigación se discuten temas relacionados con la formación del profesorado para el uso de dispositivos digitales en la formación inicial. El objetivo general de la investigación fue investigar la concepción que los docentes de Licenciatura tienen sobre su desempeño en la formación de professores para el uso de TDIC, y cómo estos dispositivos pueden contribuir al aprendizaje de los profesionales que trabajarán en una sociedad inmersa en la cultura digital. También tuvo como objetivo analizar el lugar del TDIC en el Proyecto Pedagógico de la Licenciatura del IFMA campus Maracanã; observar en el aula qué dispositivos digitales conocen y utilizan los formadores de docentes en la formación de docentes; cuestionando la concepción que el profesorado tiene sobre su desempeño en la formación de los futuros profesores en la sociedad digital. En cuanto a la metodología, se trata de una investigación cualitativa del tipo Estudio de caso con enfoque exploratorio, fijado en el curso de Licenciatura em Ciencias Agrícolas de la IFMA del campus Maracanã. Las fases de investigación incluyeron estudio documental, aplicación de cuestionarios y observación participante, para análisis y discusión de datos. El resultado de este estudio respondió a la problemática que generó esta investigación y señaló que los docentes no cuentan con una formación inicial o continua para explorar el potencial pedagógico del TDIC en los procesos de formación de docentes. Es de destacar que, del universo encuestado, solo tres docentes participaron en los cursos ofrecidos por la institución para el uso de pizarra digital y AVA para la educación en educación a distancia (EaD). El análisis también indicó que todos los docentes cuentan con conocimientos tecnológicos para la vida social, sin embargo, no se observó el uso de estos como recursos didácticos en la construcción del conocimiento por parte del alumno. Los datos también señalaron que los profesores entienden el TDIC como un soporte tecnológico para el apoyo docente. Sin embargo, se dan cuenta de la importancia de estas tecnologías digitales para los procesos de formación de la profesión docente y han mostrado un interés total en obtener una formación continua para el uso de estas tecnologías digitales en la educación. Se entiende que estos resultados resaltan la importancia del debate contemporáneo sobre la integración del TDIC en las prácticas pedagógicas de formación profesional de los docentes que trabajarán en el siglo XXI.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-03-19T15:10:53Z No. of bitstreams: 1 EDLEUZA-SOUZA.pdf: 2390950 bytes, checksum: d8a2ac36ae3344657b717cef7df4dd20 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-19T15:10:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDLEUZA-SOUZA.pdf: 2390950 bytes, checksum: d8a2ac36ae3344657b717cef7df4dd20 (MD5) Previous issue date: 2020-07-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e da Comunicaçãopor
dc.subjectDispositivos digitaispor
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempor
dc.subjectEnsino superior e tecnológicopor
dc.subjectFormación de profesoresspa
dc.subjectTecnologías Digitales de Información y de la Comunicaciónspa
dc.subjectDispositivos digitalesspa
dc.subjectProceso Enseñanza-aprendizajespa
dc.subjectEducación superior y tecnológicospa
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopor
dc.titleInterações entre cultura digital e educação: uma investigação sobre TDIC na formação de professores no ensino superior de Licenciatura do IFMApor
dc.title.alternativeInteractions between digital culture and education: an investigation into TDIC in teacher education in higher education under the IFMA Licenciaturaeng
dc.typeDissertaçãopor
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