Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3247
Tipo do documento: Dissertação
Título: Interações entre cultura digital e educação: uma investigação sobre TDIC na formação de professores no ensino superior de Licenciatura do IFMA
Título(s) alternativo(s): Interactions between digital culture and education: an investigation into TDIC in teacher education in higher education under the IFMA Licenciatura
Autor: SOUZA , Edleuza Nere Brito de 
Primeiro orientador: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Primeiro membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Segundo membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Terceiro membro da banca: LINHARES, Ronaldo Nunes
Resumo: Nesta pesquisa discutem-se questões relacionadas à formação de professores para o uso de dispositivos digitais de forma pedagógica na formação inicial. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a concepção que os professores de Licenciatura têm sobre sua atuação na formação de professores para o uso de TDIC, e de que forma esses dispositivos podem contribuir na aprendizagem de profissionais que atuarão numa sociedade imersa em cultura digital. Objetivou ainda, analisar o lugar das TDIC no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura do IFMA campus Maracanã; observar na sala de aula quais os dispositivos digitais que os professores formadores conhecem e utilizam na formação de professores; questionar qual a concepção que os professores formadores têm de sua atuação na formação de futuros professores na sociedade digital. Concernente à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de caso de abordagem exploratória, alocada no curso de Licenciatura do IFMA em Ciências Agrárias do campus Maracanã. As fases da pesquisa contemplaram estudo documental, aplicação de questionário e observação participante, para a análise e discussão dos dados. O resultado deste estudo respondeu ao problema que gerou esta pesquisa e apontou que a maioria dos professores não tem formação inicial e nem continuada para explorar as potencialidades pedagógicas das TDIC nos processos formativos para docentes. Destaca-se que do universo pesquisado somente três professores participaram de cursos ofertados pela instituição para uso de lousa digital e AVA para educação em EaD. A análise indicou, também, que todos os professores possuem conhecimentos tecnológicos para o cotidiano social, no entanto, não foi observada a utilização destes como recursos didáticos na construção do conhecimento pelo aluno. Os dados apontaram, ainda, que os professores compreendem as TDIC como suporte tecnológico de apoio ao professor. Porém, percebem a importância dessas tecnologias digitais para os processos formativos da profissão docente e demonstraram total interesse em obter formação continuada para uso dessas tecnologias digitais na educação. Entende-se que estes resultados dão relevo à importância do debate contemporâneo sobre a integração de TDIC nas práticas pedagógicas de formação profissional de professores que atuarão no século XXI.
Abstract: En esta investigación se discuten temas relacionados con la formación del profesorado para el uso de dispositivos digitales en la formación inicial. El objetivo general de la investigación fue investigar la concepción que los docentes de Licenciatura tienen sobre su desempeño en la formación de professores para el uso de TDIC, y cómo estos dispositivos pueden contribuir al aprendizaje de los profesionales que trabajarán en una sociedad inmersa en la cultura digital. También tuvo como objetivo analizar el lugar del TDIC en el Proyecto Pedagógico de la Licenciatura del IFMA campus Maracanã; observar en el aula qué dispositivos digitales conocen y utilizan los formadores de docentes en la formación de docentes; cuestionando la concepción que el profesorado tiene sobre su desempeño en la formación de los futuros profesores en la sociedad digital. En cuanto a la metodología, se trata de una investigación cualitativa del tipo Estudio de caso con enfoque exploratorio, fijado en el curso de Licenciatura em Ciencias Agrícolas de la IFMA del campus Maracanã. Las fases de investigación incluyeron estudio documental, aplicación de cuestionarios y observación participante, para análisis y discusión de datos. El resultado de este estudio respondió a la problemática que generó esta investigación y señaló que los docentes no cuentan con una formación inicial o continua para explorar el potencial pedagógico del TDIC en los procesos de formación de docentes. Es de destacar que, del universo encuestado, solo tres docentes participaron en los cursos ofrecidos por la institución para el uso de pizarra digital y AVA para la educación en educación a distancia (EaD). El análisis también indicó que todos los docentes cuentan con conocimientos tecnológicos para la vida social, sin embargo, no se observó el uso de estos como recursos didácticos en la construcción del conocimiento por parte del alumno. Los datos también señalaron que los profesores entienden el TDIC como un soporte tecnológico para el apoyo docente. Sin embargo, se dan cuenta de la importancia de estas tecnologías digitales para los procesos de formación de la profesión docente y han mostrado un interés total en obtener una formación continua para el uso de estas tecnologías digitales en la educación. Se entiende que estos resultados resaltan la importancia del debate contemporáneo sobre la integración del TDIC en las prácticas pedagógicas de formación profesional de los docentes que trabajarán en el siglo XXI.
Palavras-chave: Formação de professores
Tecnologias Digitais de Informação e da Comunicação
Dispositivos digitais
Processo ensino-aprendizagem
Ensino superior e tecnológico
Formación de profesores
Tecnologías Digitales de Información y de la Comunicación
Dispositivos digitales
Proceso Enseñanza-aprendizaje
Educación superior y tecnológico
Área(s) do CNPq: Tópicos Específicos de Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: SOUZA, Edleuza Nere Brito de. Interações entre cultura digital e educação: uma investigação sobre TDIC na formação de professores no ensino superior de Licenciatura do IFMA. 2020. 125 f . Dissertação Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3247
Data de defesa: 17-Jul-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDLEUZA-SOUZA.pdfDissertação de Mestrado2,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.