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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3245
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Maracatu pelas mãos de mulheres: Histórias e Memórias encruzadas pelo Axé, Resistência e Militâncias no Baque Mulher |
Título(s) alternativo(s): | Maracatu through the hands of women: Histories and Memories crossed by Axé, Resistance and Militancies in Baque Mulher |
Autor: | ARAÚJO, Héveny Daniele Silva |
Primeiro orientador: | ZORZAL, Ricieri Carlini |
Primeiro coorientador: | OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim |
Primeiro membro da banca: | ZORZAL, Ricieri Carlini |
Segundo membro da banca: | OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim |
Terceiro membro da banca: | FREITAS, Flavio Luiz de Castro |
Quarto membro da banca: | LAGO, Jorgete Maria Portal |
Resumo: | Esta pesquisa evidencia a atuação de mulheres batuqueiras no Maracatu Baque Mulher - grupo idealizado e fundado pela Mestra Joana Cavalcante, primeira mulher a reger uma nação de maracatu, a Nação do Maracatu Encanto do Pina, localizada na Comunidade do Bode, no bairro do Pina, periferia de Recife/PE. Quem disse que mulheres não podem tocar tambor? Elas não só tocam, como são lideradas por uma Mestra. As análises desta investigação buscam compreender as produções das representações e dos discursos à materialidade musical - ou seja, observar de que forma as mulheres batuqueiras constituem suas identidades e ressignificam suas trajetórias de resistência por meio da música do maracatu nação, promovendo militâncias contra o machismo, racismo, intolerância religiosa, entre outras. Para dissertar sobre estas problemáticas, metodologicamente realizei revisão e levantamento bibliográfico; e também uma imersão no campo, um processo de observação participante (pesquisadora-batuqueira) o que oportunizou vivências e escutas roteirizadas, com perguntas semi-estruturadas, registros fotográficos e audiovisuais durante dos eventos e apresentações do Maracatu Baque Mulher. Tendo em vista a complexidade desta manifestação cultural, a qual tem fundamento no Candomblé Nagô, promovida por comunidades periféricas, na sua maioria mulheres e homens negros, que guardam em suas memórias coletivas momentos de resistência e luta, foi adotada uma perspectiva teórica a partir da Interseccionalidade como uma forma de, a partir das discussões de teóricas do Feminismo Negro Decolonial, abarcar as vivências que estão entranhadas em marcadores sociais da desigualdade. Além dessa, me aproximo dos estudos da Etnomusicologia para apresentar a prática musical do maracatu nação enquanto processos sociais constituídos por mulheres em sua diversidade - corpos políticos que de mãos dadas tornam-se um Movimento Feminista do Baque Virado para atender as demandas opressoras de numa sociedade cisheteropratriarcal branca, que apaga e/ou invisibiliza corpos de mulheres, em maior número mulheres negras periféricas. |
Abstract: | This research shows the performance of percussionists women in Maracatu Baque Mulher - group idealized and founded by Mestra Joana Cavalcante, the first woman in the world to conduct a nação de maracatu, the Maracatu Nação Encanto do Pina, located in Bode Community, periphery of Recife / PE. Who said women cannot play the drums? Not only do they play, they are also led by a woman conductor. This investigation seeks to understand these women's representations and discourses on musical materiality - that is, to observe how these percussionist women constitute their identities and resignify their trajectories of resistance through Maracatu Nação music and how they militate against machismo, racism, religious intolerance, among others. Methodologically, I carried out a literature review and also an immersion in the field, a process of participant observation (researcher-percussionist) which provided rich experiences and a better acquaintance with these women. I also conducted semistructured interviews, photographic and audiovisual records during the events and concerts of Maracatu Baque Mulher. In view of the complexity of this cultural manifestation, which is based on Candomblé Nagô, promoted mostly by peripheral black communities, who keep in their collective memories moments of resistance and struggle, a theoretical intersectionality perspective was adopted from the discussions of Black Decolonial Feminism theorists to embrace the experiences that are embedded in social markers of inequality. In addition to this, I approached the Ethnomusicologic studies to present Maracatu Nação musical practice as social processes constituted by women in their diversity - political people who hand in hand become a Baque Virado Feminist Movement to fight against oppressive demands of a white cisheteropratriarcal society, which erases and/or makes women's bodies invisible, most of them being peripheral black women. |
Palavras-chave: | Maracatu Baque Mulher Maracatu Nação Feminismos Militância Feminista Identidade Música e Gênero Maracatu Baque Mulher Maracatu Nação Feminism Militância Feminista Identity. Music and Gender |
Área(s) do CNPq: | Instrumentação Musical |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH |
Citação: | ARAÚJO, Héveny Daniele Silva. Maracatu pelas mãos de mulheres: Histórias e Memórias encruzadas pelo Axé, Resistência e Militâncias no Baque Mulher. 2020. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3245 |
Data de defesa: | 6-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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HÉVENY-ARAÚJO.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,58 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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