Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUCENA, Laecio Amaury da Silva-
dc.contributor.advisor1SILVA, Antônio José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.contributor.referee1SILVA, Antônio José da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.contributor.referee2SOUSA, Valeska Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9749585288939624por
dc.contributor.referee3COSTA, Nilson Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4013473403987254por
dc.date.accessioned2021-03-18T15:08:46Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationLUCENA, Laecio Amaury da Silva. Trigonometria no triângulo retângulo: uma proposta de sequência didática no Ensino Básico. 2020. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3240-
dc.description.resumoEsta pesquisa surgiu da necessidade de tornar o estudo dos conceitos da trigonometria mais atrativos aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas no Estado do Maranhão. A situação-problema que impulsiona esta pesquisa é a dificuldade de alunos na aprendizagem de conteúdos da trigonometria e a dificuldade de um ensino que promova a aprendizagem de alunos e alunas desde o ensino fundamental até o Ensino Médio. Foram aplicadas duas sequências didática. Uma com os alunos do nono ano da Unidade Integrada Antônio Fernandes de Sousa, escola municipal, localizada no município de Gonçalves Dias, Maranhão. A outra sequência foi aplicada com os alunos do primeiro ano do ensino Médio da escola Sulamita Lúcio do Nascimento, única escola do ensino médio no município de Gonçalves Dias. Este trabalho apresenta, além da análise de práticas realizadas, sugestões de atividade práticas para trabalhar o tema de Trigonometria no Triângulo Retângulo, contribuindo assim para o desenvolvendo das habilidades exigidas no dia a dia dos alunos. As sequências didáticas aplicadas nas escolas públicas permitiram ao docente avaliar melhor a execução dos conteúdos. Ao observar as respostas, percebeu as aprendizagens assim como dificuldades apresentadas pelos discentes no estudo da Trigonometria. As sequências mostraram-se eficientes na perspectiva do ensino e das aprendizagens.por
dc.description.abstractThis research arose from the need to make the study of trigonometry concepts more attractive to high school students from public schools in the State of Maranhão. The problem situation that drives this research is the difficulty of students in learning trigonometry content and the difficulty of teaching that promotes the learning of male and female students from elementary to high school. Two didactic sequences were applied. One with the students of the ninth year of the Integrated Unit Antônio Fernandes de Sousa, a municipal school, located in the city of Gonçalves Dias, Maranhão. The other sequence was applied to the students of the first year of high school at Sulamita Lúcio do Nascimento, the only high school in the city of Gonçalves Dias. This work presents, in addition to the analysis of practices carried out, practical activity suggestions for working on the topic of Trigonometry in the Right Triangle, thus contributing to the development of the skills required in the students' daily lives. The didactic sequences applied in public schools allowed the teacher to better evaluate the execution of the contents. When observing the answers, he noticed the learning as well as the difficulties presented by the students in the study of Trigonometry. The sequences proved to be efficient from the perspective of teaching and learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-03-18T15:08:46Z No. of bitstreams: 1 LAECIO-LUCENA.pdf: 1857737 bytes, checksum: 0bd9efa69a68f03f263c6646d088fadf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-18T15:08:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LAECIO-LUCENA.pdf: 1857737 bytes, checksum: 0bd9efa69a68f03f263c6646d088fadf (MD5) Previous issue date: 2020-08-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectEnsino de Trigonometriapor
dc.subjectSequências Didáticaspor
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectTeaching Trigonometryeng
dc.subjectDidactic Sequenceseng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleTrigonometria no triângulo retângulo: uma proposta de sequência didática no Ensino Básicopor
dc.title.alternativeTrigonometry in the right triangle: a proposal for a didactic sequence in Basic Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAECIO-LUCENA.pdfDissertação de Mestrado1,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.