Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3236
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | DINIZ, Alex Santos Moura | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5420137875958220 | por |
dc.contributor.advisor1 | COSTA, José Santana Campos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0074958731690449 | por |
dc.contributor.referee1 | COSTA, José Santana Campos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0074958731690449 | por |
dc.contributor.referee2 | OLIVEIRA, Marlon César Santos de | - |
dc.contributor.referee3 | SILVA, Jairo Santos da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5545833756032482 | por |
dc.date.accessioned | 2021-03-17T13:52:56Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-13 | - |
dc.identifier.citation | DINIZ, Alex Santos Moura. Uma análise histórica sobre Os Elementos de Euclides.. 2020. 82 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2020. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3236 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, apresentamos uma análise histórica da obra Os Elementos de Euclides, sua estrutura, o método utilizado, suas definições, axiomas e proposições, que consistem em aspectos relevantes para aplicação direta em sala de aula no ensino de matemática com impacto na educação básica. A inquietude que justifica a motivação do desenvolvimento deste trabalho reside na possibilidade de compartilhar para estudantes do Ensino Médio e Fundamental (anos finais) os conhecimentos presentes em Os Elementos de Euclides. O que apresentamos neste trabalho é a utilização dos conhecimentos presentes na obra de Euclides na resolução de problemas no ensino da matemática, notadamente no que se refere ao livro 1 e 2, em particular acerca de equivalência de áreas, Teorema de Pitágoras, quadratura de figuras planas e álgebra geométrica grega. Vale ressaltar que a tradução objeto deste trabalho trata-se da primeira tradução completa para o português feita a partir do texto grego. Concluímos que esta obra pode ser utilizada na educação básica, tornando o método mais simples na resolução de problemas, considerando os recursos disponíveis, bem como a realidade do aluno e da comunidade escolar. | por |
dc.description.abstract | In this work, we present a historical analysis of the work The Elements of Euclid, its structure, the method used, its definitions, axioms and propositions, which consist of relevant aspects for direct application in the classroom in the teaching of mathematics with an impact on basic education. The concern that justifies the motivation for the development of this work lies in the possibility of sharing the knowledge present in Os Elements de Euclides for high school and elementary students (final years). What we present in this work is the use of the knowledge present in Euclides' work in solving problems in the teaching of mathematics, especially with regard to book 1 and 2, in particular about the equivalence of areas, Pythagorean Theorem, square of flat figures and Greek geometric algebra. It is worth mentioning that the translation object of this work is the first complete translation into Portuguese made from the Greek text. We conclude that this work can be used in basic education, making the method simpler in solving problems, considering the available resources, as well as the reality of the student and the school community. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2021-03-17T13:52:56Z No. of bitstreams: 1 Alex_Diniz_Dissertação.pdf: 2952059 bytes, checksum: fbbc3c7a3c9ed47e6557780799626e1d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-17T13:52:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alex_Diniz_Dissertação.pdf: 2952059 bytes, checksum: fbbc3c7a3c9ed47e6557780799626e1d (MD5) Previous issue date: 2020-10-13 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Equivalência; Quadratura; Euclides; Os Elementos | por |
dc.subject | Equivalence; Quadrature; Euclid; The elements | eng |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.title | Uma análise histórica sobre Os Elementos de Euclides. | por |
dc.title.alternative | A historical analysis of Euclid's Elements. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alex_Diniz_Dissertação.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.