Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3236
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma análise histórica sobre Os Elementos de Euclides.
Título(s) alternativo(s): A historical analysis of Euclid's Elements.
Autor: DINIZ, Alex Santos Moura 
Primeiro orientador: COSTA, José Santana Campos
Primeiro membro da banca: COSTA, José Santana Campos
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Marlon César Santos de
Terceiro membro da banca: SILVA, Jairo Santos da
Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma análise histórica da obra Os Elementos de Euclides, sua estrutura, o método utilizado, suas definições, axiomas e proposições, que consistem em aspectos relevantes para aplicação direta em sala de aula no ensino de matemática com impacto na educação básica. A inquietude que justifica a motivação do desenvolvimento deste trabalho reside na possibilidade de compartilhar para estudantes do Ensino Médio e Fundamental (anos finais) os conhecimentos presentes em Os Elementos de Euclides. O que apresentamos neste trabalho é a utilização dos conhecimentos presentes na obra de Euclides na resolução de problemas no ensino da matemática, notadamente no que se refere ao livro 1 e 2, em particular acerca de equivalência de áreas, Teorema de Pitágoras, quadratura de figuras planas e álgebra geométrica grega. Vale ressaltar que a tradução objeto deste trabalho trata-se da primeira tradução completa para o português feita a partir do texto grego. Concluímos que esta obra pode ser utilizada na educação básica, tornando o método mais simples na resolução de problemas, considerando os recursos disponíveis, bem como a realidade do aluno e da comunidade escolar.
Abstract: In this work, we present a historical analysis of the work The Elements of Euclid, its structure, the method used, its definitions, axioms and propositions, which consist of relevant aspects for direct application in the classroom in the teaching of mathematics with an impact on basic education. The concern that justifies the motivation for the development of this work lies in the possibility of sharing the knowledge present in Os Elements de Euclides for high school and elementary students (final years). What we present in this work is the use of the knowledge present in Euclides' work in solving problems in the teaching of mathematics, especially with regard to book 1 and 2, in particular about the equivalence of areas, Pythagorean Theorem, square of flat figures and Greek geometric algebra. It is worth mentioning that the translation object of this work is the first complete translation into Portuguese made from the Greek text. We conclude that this work can be used in basic education, making the method simpler in solving problems, considering the available resources, as well as the reality of the student and the school community.
Palavras-chave: Equivalência; Quadratura; Euclides; Os Elementos
Equivalence; Quadrature; Euclid; The elements
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: DINIZ, Alex Santos Moura. Uma análise histórica sobre Os Elementos de Euclides.. 2020. 82 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3236
Data de defesa: 13-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alex_Diniz_Dissertação.pdfDissertação de Mestrado2,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.