Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3231
Tipo do documento: Dissertação
Título: As poéticas contemporâneas e o ensino da Arte: por um pensamento ambiental/sustentável
Título(s) alternativo(s): Contemporary poetics and the teaching of Art: for an environmental / sustainable thought
Autor: OLIVEIRA, Maria Risolange Tavares de 
Primeiro orientador: COSTA FILHO, José Almir Valente
Primeiro membro da banca: COSTA FILHO, José Almir Valente
Segundo membro da banca: BRASIL, Marcus Ramúsyo de Almeida
Terceiro membro da banca: FAÇANHA, Luciano da Silva
Resumo: Esta pesquisa quanti-qualitativa de natureza artístico/pedagógica se propõe a analisar um processo de criação para compreender o reaproveitamento de materiais e objetos descartados como meio de incentivo e contribuição para o despertar de uma consciência artística e ambiental/sustentável dos alunos do 9º ano da Unidade Básica Gomes de Sousa. A instituição escolar participante desta pesquisa se localiza na zona rural de São Luís, região em que a população vive a seguinte dicotomia: de um lado as carências e mazelas sociais, econômicas e culturais e do outro as grandes empresas que se instalam na localidade, devastando, desmatando e poluindo seus mangues e mares, transportando as riquezas do Maranhão por intermédio do Porto do Itaqui para outros países e Estados. Propusemo-nos a investigar a ação educacional na utilização de resíduos sólidos no processo criativo, levando os alunos a reconhecerem nesses recursos possibilidades artísticas, construindo um sentido de consciência em relação aos cuidados com a sustentabilidade e o ambiente. Utilizamo-nos a Arte Contemporânea, a partir do estudo da obra dos artistas Frans Krajcberg, Vik Muniz e Claudio Costa como forma de expressão para a inclusão e reconhecimento social e educacional, mostrando a possibilidade de reaproveitamento e ressignificação utilizada por eles em seus trabalhos. A pesquisa tem como base bibliográfica autores como: Guattari (2017), Gullar (2005), Certeau, (2018) e Dewey (2010). A pesquisa mostrou por meio de questionários aplicados com as famílias dos alunos participantes que os mesmos por intermédio dos estudos e das atividades práticas realizadas durante o projeto apresentaram mudanças na maneira de lidar com os resíduos descartados no seu dia-a-dia, sendo perceptível o despertar da consciência artística, ambiental e sustentável a partir das possibilidades artísticas e educacionais do reaproveitamento dos materiais e objetos descartados na natureza, compreendendo que é possível produzir arte preservando o ambiente.
Abstract: This quantitative-qualitative research of an artistic / pedagogical nature aims to analyze a creative process to understand the reuse of discarded materials and objects as a means of encouraging and contributing to the awakening of an artistic and environmental / sustainable awareness of 9th grade students. Gomes de Sousa Basic Unit. The school institution participating in this research is located in the rural area of São Luís, a region in which the population lives the following dichotomy: on the one hand, the social, economic and cultural deficiencies and ailments and on the other the large companies that set up in the locality, devastating, deforesting and polluting their mangroves and seas, transporting the wealth of Maranhão through the Port of Itaqui to other countries and states. We set out to investigate the educational action in the use of solid waste in the creative process, leading students to recognize in these resources artistic possibilities, building a sense of awareness in relation to care for sustainability and the environment. We used Contemporary Art, from the study of the work of the artists Frans Krajcberg, Vik Muniz and Claudio Costa as a form of expression for social and educational inclusion and recognition, showing the possibility of reuse and reframing used by them in their work. The research is based on bibliographical authors such as: Guattari (2017), Gullar (2005), Certeau, (2018) and Dewey (2010). The research showed through questionnaires applied to the families of the participating students that they, through studies and practical activities carried out during the project, presented changes in the way they deal with the waste discarded in their day-to-day lives, being noticeable the awakening of artistic, environmental and sustainable awareness from the artistic and educational possibilities of reusing materials and objects discarded in nature, understanding that it is possible to produce art while preserving the environment.
Palavras-chave: Reaproveitamento
Arte contemporânea
Arte/educação
Materiais e objetos
Ambiente
Reuse
Contemporary art
Art / education
Materials and objects
Environment
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: OLIVEIRA, Maria Risolange Tavares de. As poéticas contemporâneas e o ensino da Arte: por um pensamento ambiental/sustentável. 2020. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3231
Data de defesa: 5-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaRisolange.pdfDissertação6,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.