Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3230
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma experiência com as linguagens pictórica e fotográfica no ensino das Artes Visuais
Título(s) alternativo(s): An experience with pictorial and photographic languages ​​in the teaching of Visual Arts
Autor: ALVES, Maria do Socorro de A. 
Primeiro orientador: COSTA FILHO, José Almir Valente
Primeiro membro da banca: COSTA FILHO, José Almir Valente
Segundo membro da banca: DOMINGO, Reinaldo Portal
Terceiro membro da banca: LIBERIO, Carolina Guerra
Quarto membro da banca: MATOS, Elisene Castro
Resumo: O presente artigo apresenta uma proposta pedagógica de promoção do contato concreto com expressões artísticas - Pictóricas e Fotográficas - no processo de ensino das Arte Visuais, com referenciais desde o século XIX ao tempo presente. Em contato com esse universo imagético, a pesquisa visou criar possibilidades de contextualização teoria-prática pelos alunos, nos modos de fazer, pensar e compreender “arte”2 nas aulas de “Arte”3 da Instituição do Ensino Básico Federal “Escola Caminho das Estrelas” – ECE4. A Linha de Pesquisa é Abordagens Teórico-Metodológicas das Práticas Docentes, com ênfase no recorte metodológico experimental de fazer artístico pictórico e fotográfico pelo alunado, fonte de objeto de investigação através das atividades pedagógicas propostas. Essas ações criativas autorais discentes refletiram a contextualização dos seus modos de ver e entender o mundo que os cercam. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, optando-se pelo método bibliográfico e pesquisa-ação participante. O objetivo foi examinar as possibilidades da prática pictórica e fotográfica como ação educativa para melhoria do processo ensino/aprendizagem de Arte. O estado da arte foi alicerçado pelo tripé de três teóricos fundamentais para o Ensino da Arte na escola da contemporaneidade: a pesquisadora e arte/educadora Ana Mae Barbosa, que através de seus estudos da Abordagem Triangular, orientou a proposta educativa ao aprendiz pelo fazer, apreciar e contextualizar, como processo significativo para compreensão da imagem; John Dewey, que trouxe as bases teóricas da arte como experiência, levando a reflexão através da criação de imagens produzidas nas aulas de arte; e Herbert Read, poeta, historiador e crítico de arte que foi responsável pelo desenvolvimento conceitual de Educação através da Arte na segunda metade do século XX. O processo de implementação da proposta pedagógica da pesquisa partiu de ações como palestras, ensaios fotográficos e oficinas de fotografia digital, câmera escura, pintura em tela e fotografia pinhole, realizadas por profissionais da área com os alunos participantes do projeto. O resultado dessa pesquisa-ação originou também uma exposição com as produções em pintura e fotografia realizadas pelos alunos, a partir das experiências vividas com as expressões artísticas pictóricas e fotográficas oportunizadas a eles.
Abstract: This article presents a pedagogical proposal to promote concrete contact with artistic expressions - Pictorial and Photographic - in the process of teaching Visual Arts, with references from the 19th century to the present time. In contact with this imagetic universe, the research aimed to create possibilities of theory-practical contextualization by students in the ways of doing, thinking and understanding "art" in the "Art" classes of the Federal Basic Education Institution "Caminho das Estrelas School" - ECE. The Line of Research is Theoretical-Methodological Approaches of Teaching Practices, with emphasis on the experimental methodological cutout of making pictorial and photographic art by the student, source of object of investigation through the pedagogical activities proposed. These authorial creative actions reflected the contextualization of their ways of seeing and understanding the world around them. It is a qualitative research, of descriptive nature, opting for the bibliographic method and participant action research. The objective was to experiment and analyze possibilities of pictorial and photographic practice as a meaningful artistic/educational action. The state of the art was based on the tripod of three fundamental theorists for the Teaching of Art in contemporary school: The researcher and art/educator Ana Mae Barbosa, who through her studies of the Triangular Approach, guided the educational proposal to the learner by making, appreciating and contextualizing, as a significant process for understanding the image; John Dewey, who brought the theoretical bases of art as experience, leading reflection through the creation of images produced in art classes; and Herbert Read, poet, historian and art critic who was responsible for the conceptual development of Education through Art in the second half of the twentieth century. The process of implementing the pedagogical proposal of the research started from actions such as lectures, photographic essays and workshops in digital photography, darkroom, canvas painting and pinhole photography, carried out by professionals in the area with the students participating in the project. The result of this research-action also originated an exhibition with the productions in painting and photography made by the students, based on the experiences lived with the pictorial and photographic artistic expressions opportunized to them.
Palavras-chave: Ensino das Artes Visuais
Pintura
Fotografia
Teaching of Visual Arts
Painting
Photography
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: ALVES, Maria do Socorro de A.. Uma experiência com as linguagens pictórica e fotográfica no ensino das Artes Visuais. 2020. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3230
Data de defesa: 19-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariadoSocorro.pdfDissertação2,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.