Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDOURADO, Márcia Cristina de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8303075214696967por
dc.contributor.advisor1BORRALHO, Tácito Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6354056336043839por
dc.contributor.referee1BORRALHO, Tácito Freire-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6354056336043839por
dc.contributor.referee2SILVA, Marco Aurélio Aparecido da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4942759815763031por
dc.contributor.referee3BEZERRA, José de Ribamar Mendes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5283557018212797por
dc.date.accessioned2021-02-25T14:33:01Z-
dc.date.issued2020-09-11-
dc.identifier.citationDOURADO, Márcia Cristina de Oliveira. Leitura dramática: um exercício de criação artística no ensino médio. 2020. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3228-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como proposta identificar as possíveis contribuições da leitura dramática no processo de apreciação da linguagem teatral por parte dos alunos. LEITURA DRAMÁTICA: um exercício de criação artística no Ensino Médio, permitiu que os alunos reconhecessem que a atividade teatral não se configura apenas com apresentações de peças referentes às datas comemorativas ou durante a culminância de projetos pedagógicos. A metodologia deste estudo investigativo foi qualitativa e a pesquisa ação. O público alvo da pesquisa foram os alunos do Ensino Médio do Centro de Ensino Integral Dom Ungarelli no município de Pinheiro-MA. O campo de investigação foi restrito a apenas uma turma que foi organizada em dois grupos que realizaram as montagens e apresentações das leituras dramáticas, e se revezaram ora como alunos-atores, ora como alunos-espectadores. A pesquisa foi realizada em etapas. As dramaturgias utilizadas foram: Édipo Rei de Sófocles e O Juiz de Paz na Roça de Martins Pena. A pesquisa culminou com as apresentações das leituras dramáticas para a comunidade escolar. Foram criados caminhos que com a leitura dos teóricos como: Nunes, Quinteiro, Zumthor, Desgranges, Spolin foi possível desenvolver o trabalho e concluir que, a experiência com o fazer teatral na educação foi positiva e que a leitura dramática é uma ferramenta de suma importância nos processos investigativos da sala de aula.por
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo identificar las posibles contribuciones de la lectura dramática en el proceso de apreciación del lenguaje teatral por parte de los estudiantes. LECTURA DRAMÁTICA: un ejercicio de creación artística en la escuela secundaria, permitió a los estudiantes reconocer que la actividad teatral no se restringe solo a presentaciones de obras de teatro que se refieren a fechas conmemorativas o durante la culminación de proyectos pedagógicos. La metodología de este trabajo fue cualitativa y de investigación acción. El público objeto de la investigación fueron estudiantes de secundaria del Centro de Educación Integral Dom Ungarelli en la ciudad de Pinheiro-MA. El campo de investigación se restringió a un solo grupo que se organizó en dos equipos que realizaron las montajes y presentaciones de las lecturas dramáticas, y se turnaron a veces como estudiantes-actores, a veces como estudiantesespectadores. La investigación se realizó por etapas. Las dramaturgias utilizadas fueron: Edipo Rey de Sófocles y El Juez de Paz en el Campo de Martins Pena. La investigación culminó con presentaciones de lecturas dramáticas a la comunidad escolar. Se crearon formas que con la lectura de teóricos como: Nunes, Quinteiro, Zumthor, Desgranges, Spolin, fue posible desarrollar el trabajo y concluir que la experiencia de hacer teatro en educación fue positiva y que la lectura dramática es una herramienta extremadamente importante dentro del proceso investigativo en el aula.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-02-25T14:33:01Z No. of bitstreams: 1 MarciaCristina.pdf: 5012218 bytes, checksum: 36a1e3605fffa1992ffeb38324c39e53 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-25T14:33:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarciaCristina.pdf: 5012218 bytes, checksum: 36a1e3605fffa1992ffeb38324c39e53 (MD5) Previous issue date: 2020-09-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura dramáticapor
dc.subjectDramaturgiaspor
dc.subjectTeatro na escolapor
dc.subjectLectura dramáticaspa
dc.subjectDramaturgiasspa
dc.subjectTeatro en la escuelaspa
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleLeitura dramática: um exercício de criação artística no ensino médiopor
dc.title.alternativeLectura dramática: un ejercicio de creación artística en el bachilleratospa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarciaCristina.pdfDissertação de Mestrado4,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.