Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3228
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Leitura dramática: um exercício de criação artística no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Lectura dramática: un ejercicio de creación artística en el bachillerato |
Autor: | DOURADO, Márcia Cristina de Oliveira |
Primeiro orientador: | BORRALHO, Tácito Freire |
Primeiro membro da banca: | BORRALHO, Tácito Freire |
Segundo membro da banca: | SILVA, Marco Aurélio Aparecido da |
Terceiro membro da banca: | BEZERRA, José de Ribamar Mendes |
Resumo: | Esta pesquisa tem como proposta identificar as possíveis contribuições da leitura dramática no processo de apreciação da linguagem teatral por parte dos alunos. LEITURA DRAMÁTICA: um exercício de criação artística no Ensino Médio, permitiu que os alunos reconhecessem que a atividade teatral não se configura apenas com apresentações de peças referentes às datas comemorativas ou durante a culminância de projetos pedagógicos. A metodologia deste estudo investigativo foi qualitativa e a pesquisa ação. O público alvo da pesquisa foram os alunos do Ensino Médio do Centro de Ensino Integral Dom Ungarelli no município de Pinheiro-MA. O campo de investigação foi restrito a apenas uma turma que foi organizada em dois grupos que realizaram as montagens e apresentações das leituras dramáticas, e se revezaram ora como alunos-atores, ora como alunos-espectadores. A pesquisa foi realizada em etapas. As dramaturgias utilizadas foram: Édipo Rei de Sófocles e O Juiz de Paz na Roça de Martins Pena. A pesquisa culminou com as apresentações das leituras dramáticas para a comunidade escolar. Foram criados caminhos que com a leitura dos teóricos como: Nunes, Quinteiro, Zumthor, Desgranges, Spolin foi possível desenvolver o trabalho e concluir que, a experiência com o fazer teatral na educação foi positiva e que a leitura dramática é uma ferramenta de suma importância nos processos investigativos da sala de aula. |
Abstract: | Esta investigación tiene como objetivo identificar las posibles contribuciones de la lectura dramática en el proceso de apreciación del lenguaje teatral por parte de los estudiantes. LECTURA DRAMÁTICA: un ejercicio de creación artística en la escuela secundaria, permitió a los estudiantes reconocer que la actividad teatral no se restringe solo a presentaciones de obras de teatro que se refieren a fechas conmemorativas o durante la culminación de proyectos pedagógicos. La metodología de este trabajo fue cualitativa y de investigación acción. El público objeto de la investigación fueron estudiantes de secundaria del Centro de Educación Integral Dom Ungarelli en la ciudad de Pinheiro-MA. El campo de investigación se restringió a un solo grupo que se organizó en dos equipos que realizaron las montajes y presentaciones de las lecturas dramáticas, y se turnaron a veces como estudiantes-actores, a veces como estudiantesespectadores. La investigación se realizó por etapas. Las dramaturgias utilizadas fueron: Edipo Rey de Sófocles y El Juez de Paz en el Campo de Martins Pena. La investigación culminó con presentaciones de lecturas dramáticas a la comunidad escolar. Se crearon formas que con la lectura de teóricos como: Nunes, Quinteiro, Zumthor, Desgranges, Spolin, fue posible desarrollar el trabajo y concluir que la experiencia de hacer teatro en educación fue positiva y que la lectura dramática es una herramienta extremadamente importante dentro del proceso investigativo en el aula. |
Palavras-chave: | Leitura dramática Dramaturgias Teatro na escola Lectura dramática Dramaturgias Teatro en la escuela |
Área(s) do CNPq: | Artes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH |
Citação: | DOURADO, Márcia Cristina de Oliveira. Leitura dramática: um exercício de criação artística no ensino médio. 2020. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3228 |
Data de defesa: | 11-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarciaCristina.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,89 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.