Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOMPAGNON, João Batista Rodrigues Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9229997139084871por
dc.contributor.advisor1DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152212644682366por
dc.contributor.referee1DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152212644682366por
dc.contributor.referee2SILVA, Marco Aurélio Aparecido da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4942759815763031por
dc.contributor.referee3CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4302483722511215por
dc.contributor.referee4BORRALHO, Tácito Freire-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6354056336043839por
dc.date.accessioned2021-02-25T13:59:19Z-
dc.date.issued2020-10-16-
dc.identifier.citationCOMPAGNON, João Batista Rodrigues Cruz. Do gesamtkunstwerk ao epílogo do ciclo patria: educação musical e a integração entre as Artes. 2020. 30 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3227-
dc.description.resumoPesquisa sobre um projeto de Educação Musical que faz relação entre o espetáculo operístico e a integração entre a Música e as outras artes do componente curricular Arte. O Gesamtkunstwerk nos conduz as inspirações operísticas do espetáculo Ópera Serra da Capivara - PI através da Arte Total de Richard Wagner, enquanto o Epílogo do Ciclo Patria nos leva a perceber a integralidade das linguagens na Educação Musical através do Teatro de Confluência de Murray Schafer. Para tanto, propõe-se compreender os diálogos intrínsecos entre obra de arte e educação na busca por ampliar as possibilidades do ensino musical. Opta-se por uma pesquisa de natureza aplicada, quanto aos objetivos exploratória e referente a abordagem do problema como qualitativa. No decorrer da investigação os procedimentos técnicos foram os de pesquisa-ação. Então, percebeu-se a viabilidade da integração entre as linguagens nas aulas de música. Portanto, a pesquisa possibilita contribuições para a educação e viabiliza a utilização em outras instituições de ensino, o que abre caminhos para investigações futuras.por
dc.description.abstractResearch on a Music Education project that links the opera performance and the integration between Music and the other arts of the curricular component Art. Gesamtkunstwerk leads us to the operatic inspirations of the spectacle Ópera Serra da Capivara - PI through the Total Art of Richard Wagner, while the Epilogue of the Patria Cycle leads us to perceive the comprehensiveness of languages in Music Education through Murray Schafer's Theater of Confluence. Therefore, it is proposed to understand the intrinsic dialogues between artwork and education in the search to expand the possibilities of musical education. It is opted for an applied research, regarding the exploratory objectives and referring to the approach of the problem as qualitative. During the investigation, the technical procedures were those of action research. Then, it was realized the feasibility of integration between languages in music classes. Therefore, the research enables contributions to education and makes it possible to use it in other educational institutions, which opens the way for future investigations.por
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-02-25T13:59:19Z No. of bitstreams: 1 JoãoCompagnon.pdf: 277411 bytes, checksum: 547498ecb9e4e1530443d5407dbf6009 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-25T13:59:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoãoCompagnon.pdf: 277411 bytes, checksum: 547498ecb9e4e1530443d5407dbf6009 (MD5) Previous issue date: 2020-10-16eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectArte totalpor
dc.subjectTeatro de confluênciapor
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectTotal arteng
dc.subjectConfluence theatereng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqMúsicapor
dc.titleDo gesamtkunstwerk ao epílogo do ciclo patria: educação musical e a integração entre as Artespor
dc.title.alternativeFrom the gesamtkunstwerk to the epilogue of the father cycle: music education and the integration between the Artseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoãoCompagnon.pdfDissertação de Mestrado270,91 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.