Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3227
Tipo do documento: Dissertação
Título: Do gesamtkunstwerk ao epílogo do ciclo patria: educação musical e a integração entre as Artes
Título(s) alternativo(s): From the gesamtkunstwerk to the epilogue of the father cycle: music education and the integration between the Arts
Autor: COMPAGNON, João Batista Rodrigues Cruz 
Primeiro orientador: DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa
Primeiro membro da banca: DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa
Segundo membro da banca: SILVA, Marco Aurélio Aparecido da
Terceiro membro da banca: CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de
Quarto membro da banca: BORRALHO, Tácito Freire
Resumo: Pesquisa sobre um projeto de Educação Musical que faz relação entre o espetáculo operístico e a integração entre a Música e as outras artes do componente curricular Arte. O Gesamtkunstwerk nos conduz as inspirações operísticas do espetáculo Ópera Serra da Capivara - PI através da Arte Total de Richard Wagner, enquanto o Epílogo do Ciclo Patria nos leva a perceber a integralidade das linguagens na Educação Musical através do Teatro de Confluência de Murray Schafer. Para tanto, propõe-se compreender os diálogos intrínsecos entre obra de arte e educação na busca por ampliar as possibilidades do ensino musical. Opta-se por uma pesquisa de natureza aplicada, quanto aos objetivos exploratória e referente a abordagem do problema como qualitativa. No decorrer da investigação os procedimentos técnicos foram os de pesquisa-ação. Então, percebeu-se a viabilidade da integração entre as linguagens nas aulas de música. Portanto, a pesquisa possibilita contribuições para a educação e viabiliza a utilização em outras instituições de ensino, o que abre caminhos para investigações futuras.
Abstract: Research on a Music Education project that links the opera performance and the integration between Music and the other arts of the curricular component Art. Gesamtkunstwerk leads us to the operatic inspirations of the spectacle Ópera Serra da Capivara - PI through the Total Art of Richard Wagner, while the Epilogue of the Patria Cycle leads us to perceive the comprehensiveness of languages in Music Education through Murray Schafer's Theater of Confluence. Therefore, it is proposed to understand the intrinsic dialogues between artwork and education in the search to expand the possibilities of musical education. It is opted for an applied research, regarding the exploratory objectives and referring to the approach of the problem as qualitative. During the investigation, the technical procedures were those of action research. Then, it was realized the feasibility of integration between languages in music classes. Therefore, the research enables contributions to education and makes it possible to use it in other educational institutions, which opens the way for future investigations.
Palavras-chave: Educação musical
Arte total
Teatro de confluência
Music education
Total art
Confluence theater
Área(s) do CNPq: Educação
Música
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: COMPAGNON, João Batista Rodrigues Cruz. Do gesamtkunstwerk ao epílogo do ciclo patria: educação musical e a integração entre as Artes. 2020. 30 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3227
Data de defesa: 16-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoãoCompagnon.pdfDissertação de Mestrado270,91 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.