Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3227
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Do gesamtkunstwerk ao epílogo do ciclo patria: educação musical e a integração entre as Artes |
Título(s) alternativo(s): | From the gesamtkunstwerk to the epilogue of the father cycle: music education and the integration between the Arts |
Autor: | COMPAGNON, João Batista Rodrigues Cruz |
Primeiro orientador: | DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa |
Primeiro membro da banca: | DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa |
Segundo membro da banca: | SILVA, Marco Aurélio Aparecido da |
Terceiro membro da banca: | CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de |
Quarto membro da banca: | BORRALHO, Tácito Freire |
Resumo: | Pesquisa sobre um projeto de Educação Musical que faz relação entre o espetáculo operístico e a integração entre a Música e as outras artes do componente curricular Arte. O Gesamtkunstwerk nos conduz as inspirações operísticas do espetáculo Ópera Serra da Capivara - PI através da Arte Total de Richard Wagner, enquanto o Epílogo do Ciclo Patria nos leva a perceber a integralidade das linguagens na Educação Musical através do Teatro de Confluência de Murray Schafer. Para tanto, propõe-se compreender os diálogos intrínsecos entre obra de arte e educação na busca por ampliar as possibilidades do ensino musical. Opta-se por uma pesquisa de natureza aplicada, quanto aos objetivos exploratória e referente a abordagem do problema como qualitativa. No decorrer da investigação os procedimentos técnicos foram os de pesquisa-ação. Então, percebeu-se a viabilidade da integração entre as linguagens nas aulas de música. Portanto, a pesquisa possibilita contribuições para a educação e viabiliza a utilização em outras instituições de ensino, o que abre caminhos para investigações futuras. |
Abstract: | Research on a Music Education project that links the opera performance and the integration between Music and the other arts of the curricular component Art. Gesamtkunstwerk leads us to the operatic inspirations of the spectacle Ópera Serra da Capivara - PI through the Total Art of Richard Wagner, while the Epilogue of the Patria Cycle leads us to perceive the comprehensiveness of languages in Music Education through Murray Schafer's Theater of Confluence. Therefore, it is proposed to understand the intrinsic dialogues between artwork and education in the search to expand the possibilities of musical education. It is opted for an applied research, regarding the exploratory objectives and referring to the approach of the problem as qualitative. During the investigation, the technical procedures were those of action research. Then, it was realized the feasibility of integration between languages in music classes. Therefore, the research enables contributions to education and makes it possible to use it in other educational institutions, which opens the way for future investigations. |
Palavras-chave: | Educação musical Arte total Teatro de confluência Music education Total art Confluence theater |
Área(s) do CNPq: | Educação Música |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH |
Citação: | COMPAGNON, João Batista Rodrigues Cruz. Do gesamtkunstwerk ao epílogo do ciclo patria: educação musical e a integração entre as Artes. 2020. 30 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3227 |
Data de defesa: | 16-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoãoCompagnon.pdf | Dissertação de Mestrado | 270,91 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.