Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCANTANHEDE, João Carlos Pimentel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4352534404254007por
dc.contributor.advisor1DOMINGO, Reinaldo Portal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8229776774250482por
dc.contributor.referee1DOMINGO, Reinaldo Portal-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8229776774250482por
dc.contributor.referee2BRASIL, Marcus Ramusyo de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6772709289246483por
dc.contributor.referee3MARTINS, Francimary Macedo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9131343248468105por
dc.date.accessioned2021-02-25T13:10:05Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationCANTANHEDE, João Carlos Pimentel. Educação museal: o museu como meio de ensino/aprendizagem em Artes Visuais. 2020. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3226-
dc.description.resumoA educação museal se constitui como um dos pilares para o ensino/aprendizagem das Artes Visuais na atualidade. A pesquisa apresentada neste texto dissertativo teve como objetivo geral investigar as possibilidades de utilização dos museus como meio de ensino/aprendizagem em Artes Visuais visando alcançar uma aprendizagem significativa em Arte. Sendo uma PesquisaAção, foi buscado desde o princípio, o envolvimento dos alunos como agentes propositores nos diversos estágios e etapas da pesquisa realizada no subsistema da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Centro de Ensino São José Operário (CESJO). Tendo como recorte temporal os anos de 2018 e 2019. Foi utilizada a pesquisa narrativa em gêneros: visual e escrita a partir das experiências museais dos sujeitos pesquisadores e pesquisados. Para a construção das narrativas visuais a artografia, o par visual e o método comparativo foram os métodos aplicados. Abordagens metodológicas específicas das artes com seus sistemas de produção e leitura de objetos museais deram suporte e instrumentalização na dimensão do educar artisticamente por meio de museus. Como resultado foi constatado aspectos quanti/quali dos quais dá ênfase ao engajamento de alguns docentes da escola, bem como dos alunos e de seus acompanhantes. Apresenta os resultados obtidos com a realização dos produtos de aprendizagem observados por meio de análises e que permitiram concluir que a educação museal é uma significativa alternativa para o ensino das Artes Visuais. Palavras-chave: Artes Visuais. Educação Museal. Educação de Jovens e Adultos.A educação museal se constitui como um dos pilares para o ensino/aprendizagem das Artes Visuais na atualidade. A pesquisa apresentada neste texto dissertativo teve como objetivo geral investigar as possibilidades de utilização dos museus como meio de ensino/aprendizagem em Artes Visuais visando alcançar uma aprendizagem significativa em Arte. Sendo uma PesquisaAção, foi buscado desde o princípio, o envolvimento dos alunos como agentes propositores nos diversos estágios e etapas da pesquisa realizada no subsistema da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Centro de Ensino São José Operário (CESJO). Tendo como recorte temporal os anos de 2018 e 2019. Foi utilizada a pesquisa narrativa em gêneros: visual e escrita a partir das experiências museais dos sujeitos pesquisadores e pesquisados. Para a construção das narrativas visuais a artografia, o par visual e o método comparativo foram os métodos aplicados. Abordagens metodológicas específicas das artes com seus sistemas de produção e leitura de objetos museais deram suporte e instrumentalização na dimensão do educar artisticamente por meio de museus. Como resultado foi constatado aspectos quanti/quali dos quais dá ênfase ao engajamento de alguns docentes da escola, bem como dos alunos e de seus acompanhantes. Apresenta os resultados obtidos com a realização dos produtos de aprendizagem observados por meio de análises e que permitiram concluir que a educação museal é uma significativa alternativa para o ensino das Artes Visuais.por
dc.description.abstractMuseum education is one of the pillars for teaching / learning Visual Arts today. The research presented in this essay had the general objective of investigating the possibilities of using museums as a means of teaching / learning in Visual Arts in order to achieve significant learning in Art. Being an action research, it sought from the beginning, the involvement of students as proposing agents in the various stages and stages of the research carried out in the Youth and Adult Education (EJA) subsystem, of the São José Operário Teaching Center (CESJO). Having the years 2018 and 2019 as its time frame. It used narrative research in genres: visual and written from the museal experiences of the research and research subjects. For the construction of visual narratives, it used artography and visual pair, and the comparative method, methodological approaches specific to the arts with their systems of production and reading of museum objects, which gave support and instrumentalization in the dimension of educating artistically through museums. As a result, he found quanti / quali aspects of which he emphasizes the engagement of some school teachers, as well as students and their companions. It presents the results obtained with the realization of the learning products observed through analyzes and which allowed to conclude that museum education is a significant alternative for the teaching of Visual Arts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-02-25T13:10:05Z No. of bitstreams: 1 JoaoCarlos.pdf: 1478090 bytes, checksum: a735e8b5513ee2631b00557cde86465b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-25T13:10:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoaoCarlos.pdf: 1478090 bytes, checksum: a735e8b5513ee2631b00557cde86465b (MD5) Previous issue date: 2020-09-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectEducação musealpor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectVisual artseng
dc.subjectMuseal educationeng
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleEducação museal: o museu como meio de ensino/aprendizagem em Artes Visuais.por
dc.title.alternativeMuseum education: the museum as a means of teaching / learning in Visual Arts.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoCarlos.pdfDissertação de Mestrado1,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.