Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3226
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação museal: o museu como meio de ensino/aprendizagem em Artes Visuais.
Título(s) alternativo(s): Museum education: the museum as a means of teaching / learning in Visual Arts.
Autor: CANTANHEDE, João Carlos Pimentel 
Primeiro orientador: DOMINGO, Reinaldo Portal
Primeiro membro da banca: DOMINGO, Reinaldo Portal
Segundo membro da banca: BRASIL, Marcus Ramusyo de Almeida
Terceiro membro da banca: MARTINS, Francimary Macedo
Resumo: A educação museal se constitui como um dos pilares para o ensino/aprendizagem das Artes Visuais na atualidade. A pesquisa apresentada neste texto dissertativo teve como objetivo geral investigar as possibilidades de utilização dos museus como meio de ensino/aprendizagem em Artes Visuais visando alcançar uma aprendizagem significativa em Arte. Sendo uma PesquisaAção, foi buscado desde o princípio, o envolvimento dos alunos como agentes propositores nos diversos estágios e etapas da pesquisa realizada no subsistema da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Centro de Ensino São José Operário (CESJO). Tendo como recorte temporal os anos de 2018 e 2019. Foi utilizada a pesquisa narrativa em gêneros: visual e escrita a partir das experiências museais dos sujeitos pesquisadores e pesquisados. Para a construção das narrativas visuais a artografia, o par visual e o método comparativo foram os métodos aplicados. Abordagens metodológicas específicas das artes com seus sistemas de produção e leitura de objetos museais deram suporte e instrumentalização na dimensão do educar artisticamente por meio de museus. Como resultado foi constatado aspectos quanti/quali dos quais dá ênfase ao engajamento de alguns docentes da escola, bem como dos alunos e de seus acompanhantes. Apresenta os resultados obtidos com a realização dos produtos de aprendizagem observados por meio de análises e que permitiram concluir que a educação museal é uma significativa alternativa para o ensino das Artes Visuais. Palavras-chave: Artes Visuais. Educação Museal. Educação de Jovens e Adultos.A educação museal se constitui como um dos pilares para o ensino/aprendizagem das Artes Visuais na atualidade. A pesquisa apresentada neste texto dissertativo teve como objetivo geral investigar as possibilidades de utilização dos museus como meio de ensino/aprendizagem em Artes Visuais visando alcançar uma aprendizagem significativa em Arte. Sendo uma PesquisaAção, foi buscado desde o princípio, o envolvimento dos alunos como agentes propositores nos diversos estágios e etapas da pesquisa realizada no subsistema da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Centro de Ensino São José Operário (CESJO). Tendo como recorte temporal os anos de 2018 e 2019. Foi utilizada a pesquisa narrativa em gêneros: visual e escrita a partir das experiências museais dos sujeitos pesquisadores e pesquisados. Para a construção das narrativas visuais a artografia, o par visual e o método comparativo foram os métodos aplicados. Abordagens metodológicas específicas das artes com seus sistemas de produção e leitura de objetos museais deram suporte e instrumentalização na dimensão do educar artisticamente por meio de museus. Como resultado foi constatado aspectos quanti/quali dos quais dá ênfase ao engajamento de alguns docentes da escola, bem como dos alunos e de seus acompanhantes. Apresenta os resultados obtidos com a realização dos produtos de aprendizagem observados por meio de análises e que permitiram concluir que a educação museal é uma significativa alternativa para o ensino das Artes Visuais.
Abstract: Museum education is one of the pillars for teaching / learning Visual Arts today. The research presented in this essay had the general objective of investigating the possibilities of using museums as a means of teaching / learning in Visual Arts in order to achieve significant learning in Art. Being an action research, it sought from the beginning, the involvement of students as proposing agents in the various stages and stages of the research carried out in the Youth and Adult Education (EJA) subsystem, of the São José Operário Teaching Center (CESJO). Having the years 2018 and 2019 as its time frame. It used narrative research in genres: visual and written from the museal experiences of the research and research subjects. For the construction of visual narratives, it used artography and visual pair, and the comparative method, methodological approaches specific to the arts with their systems of production and reading of museum objects, which gave support and instrumentalization in the dimension of educating artistically through museums. As a result, he found quanti / quali aspects of which he emphasizes the engagement of some school teachers, as well as students and their companions. It presents the results obtained with the realization of the learning products observed through analyzes and which allowed to conclude that museum education is a significant alternative for the teaching of Visual Arts.
Palavras-chave: Artes visuais
Educação museal
Educação de Jovens e Adultos
Visual arts
Museal education
Youth and Adult Education
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: CANTANHEDE, João Carlos Pimentel. Educação museal: o museu como meio de ensino/aprendizagem em Artes Visuais. 2020. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3226
Data de defesa: 30-Set-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoCarlos.pdfDissertação de Mestrado1,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.