Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3225
Tipo do documento: Dissertação
Título: A valorização da arte na escola: a EXPOARTE como experiência pedagógica.
Título(s) alternativo(s): The valorization of art at school: EXPOARTE as a pedagogical experience.
Autor: LEMOS, Jacqueline Bezerra Ferreira 
Primeiro orientador: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Primeiro membro da banca: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Segundo membro da banca: VASCONCELOS, Gisele Soares de
Terceiro membro da banca: NUNES, Iran de Maria Leitão
Quarto membro da banca: BORRALHO, Tácito Freire
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a prática de uma proposta pedagógica desenvolvida na Unidade de Educação Básica Ministro Henrique de La Roque em Paço do Lumiar – MA. Decorre de experiência desencadeada por meio de projeto de ocupação que denominamos SALA 12 DE TEATRO, que tem a EXPOARTE como a culminância dessa iniciativa. Nosso objetivo foi demonstrar que a ocupação ativa do ambiente escolar pode ocorrer através de projetos de Arte e que essa é uma possibilidade de intervenção viável de ser compartilhada e que contribui com a valorização da arte na Educação. Apresentamos as práticas que consolidaram em nossa escola - o protagonismo estudantil, a educação em Arte pela pesquisa e autonomia do estudante no processo de construção de um evento de culminância que ocupou a escola. Metodologicamente, seguimos pelas vias da pesquisa-participante, de caráter exploratório, qualitativo e empírico. Como interlocutores principais temos: SANTANA (2012), que nos mostra o caminho percorrido pela Arte-Educação em seu processo de consolidação na escola, Jonh Dewey (2010) que reflete como a experiência em arte educação. BARBOSA (2007), que esclarece uma possibilidade de metodologia em arte, Pedro Demo (2015) que instrumentaliza a prática da pesquisa na escola, Paulo Freire (2011) que dá meios ao professor de promover uma pedagogia da autonomia, Sousa (2012) que ressalta a importância do protagonismo estudantil e a BNCC (2020) que recomenda um currículo em arte que seja mais crítico, criativo e contextualizado. Os instrumentos analisados nesta pesquisa foram: entrevistas, diários de bordo, provas escritas ou, como nomeamos, Relatos de Experiência. A avaliação do conteúdo produzido pelos estudantes, feita sob a luz dos autores, nos auxilia na redescoberta do lugar da Arte na escola, reafirmando que esse lugar existe no espaço físico, no currículo, calendário escolar, pode ser ampliado a partir dos projetos de Culminância.
Abstract: This article presents a reflection on the practice of a pedagogical proposal developed at the basic education unit Ministro Henrique de La Roque in Paço do Lumiar – MA. That derives from experience developed through an occupation project that we call SALA 12 DE TEATRO, which has EXPOARTE as the culmination of this proposal. Our objective was to demonstrate that the active occupation of the school environment can occur through Art projects and that this is a viable intervention possible to be shared and that contributes to the valorization of art in education. We present the practices that consolidated in our school - student leadership, education through research and guarantee of the student's autonomy in their learning process in art, in the construction of an event of culmination that occupied the school. Methodologically, we followed the path of research, of an exploratory, qualitative and empirical character. The theoretical framework that supports the experience enunciated in this scientific production has as main interlocutors: SANTANA (2012), who shows us the path taken by Art-Education in its consolidation process at school, Jonh Dewey (2010) who reflects how the experience in art education. BARBOSA (2007), who clarifies a possibility of methodology in art, Pedro Demo (2015) who instrumentalizes the practice of research at school, Paulo Freire (2011) who gives the teacher the means to promote a pedagogy of autonomy, Sousa (2012) who highlights the importance of student leadership and BNCC (2020) which recommends a curriculum in art that is more critical, creative and contextualized. The instruments analyzed in this research were: interviews, logbooks, written tests or, as we call it, Experience Reports. The evaluation of the content produced by the students, made in the light of the authors, helps us to rediscover the place of Art in the school, reaffirming that this place exists in the physical space, in the curriculum, the school calendar, can be expanded based on the Culminance projects.
Palavras-chave: Arte-educação
Proposta pedagógica
Educação básica
Art-education
Pedagogical proposal
Basic education
Área(s) do CNPq: Educação
Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: LEMOS, Jacqueline Bezerra Ferreira. A valorização da arte na escola: a EXPOARTE como experiência pedagógica. 2020. 16 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3225
Data de defesa: 24-Nov-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JaquelineLemos.pdfDissertação de Mestrado184,66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.