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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino coletivo de piano na escola de música do estado do Maranhão: um relato de experiência
Título(s) alternativo(s): Collective piano teaching in the music school of the state of Maranhão: an experience report
Autor: BENEVENUTO, Helen Regina 
Primeiro orientador: PADILHA, Antônio Francisco de Sales
Primeiro membro da banca: PADILHA, Antônio Francisco de Sales
Segundo membro da banca: DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa
Terceiro membro da banca: PASCUCCI, Maria Verónica
Quarto membro da banca: SILVA, Marco Aurélio Aparecido da
Resumo: Neste trabalho, demonstra-se a aplicabilidade da modalidade de ensino coletivo nas aulas de piano da Escola de Música do Estado do Maranhão (EMEM). O objetivo principal desta pesquisa foi verificar se essa modalidade de ensino atende às necessidades dos alunos das séries iniciais do curso de Piano da EMEM, mais precisamente, do primeiro e segundo períodos do Curso Fundamental de Piano, tanto infantil quanto adulto, e se os alunos participantes desta modalidade de ensino estariam aptos a seguirem os conteúdos do terceiro período do curso em questão. Sabe-se que o ensino coletivo de instrumento musical tem suas especificidades na aprendizagem do aluno, sobretudo no que tange aos nexos de convivência social que oportunizam uma relação interpessoal, conduzindo à ideia de que essa relação pode ser benéfica para os alunos da EMEM. A motivação para esse estudo surgiu a partir da observação da crescente procura pelo curso de piano, do pequeno número de professores atuando na escola para atender a essa demanda e da discrepância existente entre a quantidade de alunos que ingressam no curso Fundamental de Piano e o número de matriculados no curso Técnico de Piano da mesma Instituição de Ensino. Essa pesquisa está alicerçada no Sistema de Cooperação de Johnson; Johnson; Holubec (1999) e na teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal, de Vygotsky, aliada aos estudos de Robert Pace, Maria de Lourdes Junqueira, Isabel Montandon, Daniel Lemos Cerqueira, entre outros. As conclusões relatadas são frutos da pesquisa efetuada durante as aulas ministradas na EMEM pela pesquisadora, durante todo o ano de 2019. Os alunos foram divididos em 4 grupos, sendo 2 deles formados por crianças entre 8 e 13 anos, e 2 compostos por adolescentes e adultos, com idade entre 14 e 58 anos, com cerca de 8 alunos por turma, que receberam aulas uma vez por semana, com duração de 1 hora para cada grupo, em uma sala dotada de 9 teclados eletrônicos. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para que essa instituiçao venha a oferecer o ensino do piano a um número maior de pessoas e, em tempo futuro, auxiliar outras Instituições de Ensino de Música na adoção dessa modalidade de ensino.
Abstract: In this study, we demonstrate the applicability of collective teaching modality in piano classes of the Music School of the State of Maranhão (EMEM). The main objective of the study was to confirm if this teaching modality meets the needs of students in the initial grades of the EMEM Piano course, more precisely in the first and second periods of the Fundamental Piano course, both for Children and Adults, and if the students participating in this type of teaching would be able to follow the contents of the third period of the course in question. Since it is known that collective teaching of musical instrument has specificities for the student's learning, especially regarding the nexus of social coexistence that provides an interpersonal relationship, it leads us to the idea that such relationship can be beneficial for EMEM students. The motivation for this study arose from the observation of an increasing demand for the piano course, of the small number of teachers working at the school to meet this demand and the existing discrepancy between the number of students entering the Fundamental Piano course and enrollment number in the Technical Piano course of the same Educational Institution. This research is based on the Cooperation System of Johnson, Johnson and Holubec and on the theory of the Zone of Proximal Development of Vygotsky combined with the studies of Robert Pace, Maria de Lourdes Junqueira, Isabel Montandon, and Daniel Lemos Cerqueira, among others. The conclusions reported here resulted from the research conducted during the classes taught at EMEM by the researcher throughout the year 2019. The students were divided into 4 groups, 2 of which consisted of children 8 to13 years of age, and the other 2 groups consisted of teenagers and adults aged between 14 and 58 years old, with about 8 students per class, who had 1-hour long classes once a week, in a room equipped with 9 electronic keyboards. It is expected that this study will contribute for this Institution to offer Piano classes to a larger number of people and, in the future, to aid other Music Teaching Institutions in the adoption of this teaching modality.
Palavras-chave: Ensino coletivo de piano
Pedagogia do piano
Piano em grupo
Collective piano teaching
Piano pedagogy
Piano in group
Área(s) do CNPq: Educação
Música
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: BENEVENUTO, Helen Regina. Ensino coletivo de piano na escola de música do estado do Maranhão: um relato de experiência. 2020. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3224
Data de defesa: 13-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

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