Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3222
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNETO, Franklin José Carneiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9416033150071828por
dc.contributor.advisor1VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824por
dc.contributor.referee1NETO, Franklin José Carneiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9416033150071828por
dc.contributor.referee2SILVA, Regiana Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5165102547137681por
dc.contributor.referee3MATOS, Elisene Castro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947326047449437por
dc.date.accessioned2021-02-24T14:26:43Z-
dc.date.issued2020-10-14-
dc.identifier.citationNETO, Franklin José Carneiro. Oficina inclusiva de teatro educação para alunos com deficiência visual do ensino médio. 2020. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020 .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3222-
dc.description.resumoO presente texto discorre sobre a pesquisa desenvolvida na Oficina Inclusiva de Teatro Educação para Alunos com Deficiência Visual do ensino médio de escolas públicas, aplicada no IFMA campus Santa Inês, em Santa Inês, MA, onde se buscou a criação e a efetivação de uma proposta didático-pedagógica que resultasse na inclusão desses alunos como praticantes de Teatro. Partiu-se do princípio de que todos podem participar de uma Oficina de Teatro Educação e vir a atuar, inclusive as pessoas com Deficiência Visual, adaptando-se para isso a metodologia utilizada nas Oficinas convencionas de Teatro. Citam-se leis sobre acessibilidade visando demonstrar quais os caminhos da inclusão pretendida nesse trabalho, ao mesmo tempo em que se tenta esclarecer o que vem a ser uma Oficina Inclusiva de Teatro Educação. Estabeleceu-se diálogo com alguns autores como Reverbel (1978, 1989, 2002), Koudela (1996, 2006), Barbosa (1975, 1997, 2002), Vygotsky (1991, 2001), Bruno (1993, 1997) e Slade (1978), entre outros, a respeito dos termos Teatro e sua relação com as Pessoas com Deficiência Visual. Registrou-se quais as dificuldades, possibilidades e impedimentos para a participação dos alunos com Deficiência Visual nas Atividades Propostas e nos Jogos desenvolvidos na Oficina Inclusiva, bem como quais as medidas que devem ser tomadas para que se tenha esta inclusão adotada em outras Oficinas de Teatro. A implantação da Oficina Inclusiva teve seu referencial teórico oriundo dos trabalhos de Boal (1977, 1996), Brecht (1967), Bruno (1997, 1993), Carvalho Salgado (2013), Mantoan (1998, 2015), Mazzota (2008, 2011), Spolin (1999, 2001, 2005), Stanislavski (1982, 1989,1995) e Vigata (2016).Utilizou-se de uma abordagem qualitativa, de natureza empírica e exploratória, através da qual buscou-se analisar, através da observação, a participação de 10 adolescentes com Baixa Visão, alunos do ensino médio de escolas públicas de Santa Inês, Maranhão, na referida Oficina, sua capacidade de atuação e de participação nos processos de criação de uma carpintaria teatral que facilite essa atuação, mensurando os erros e acertos deste processo. Por intermédio desta referida pesquisa, objetiva-se afirmar a possibilidade de inclusão de deficientes visuais em todo o processo artístico teatral, da atuação à criação cênica, bem como contribuir para o processo educativo deles como um todo e para sua maior inclusão social.por
dc.description.abstractThis text discusses the research carried out at the Inclusive Theater Education Workshop for Visually Impaired Students in public high schools, applied at the IFMA Santa Inês campus, in Santa Inês, MA, where the creation and implementation of a proposal was sought didactic-pedagogical that resulted in the inclusion of these students as theater practitioners. It was assumed that everyone can participate in an Education Theater Workshop and come to work, including people with Visual Disabilities, adapting to this the methodology used in the Conventional Theater Workshops. Accessibility laws are cited in order to demonstrate which paths of inclusion are intended in this work, while trying to clarify what is an Inclusive Theater Education Workshop. Dialogue was established with some authors such as Reverbel (1978, 1989, 2002), Koudela (1996, 2006), Barbosa (1975, 1997, 2002), Vygotsky (1991, 2001), Bruno (1993, 1997) and Slade (1978), among others, regarding the terms Theater and its relationship with Visually Impaired People. It registered the difficulties, possibilities and impediments for the participation of students with Visual Disabilities in the Proposed Activities and Games developed in the Inclusive Workshop, as well as what measures should be taken to have this inclusion adopted in other Theater Workshops. . The implementation of the Inclusive Workshop had its theoretical framework from the works of Boal (1977, 1996), Brecht (1967), Bruno (1997, 1993), Carvalho Salgado (2013), Mantoan (1998, 2015), Mazzota (2008, 2011 ), Spolin (1999, 2001, 2005), Stanislavski (1982, 1989,1995) and Vigata (2016). We used a qualitative approach, of an empirical and exploratory nature, through which we sought to analyze, through observation , the participation of 10 teenagers with Low Vision, high school students from public schools in Santa Inês, Maranhão, in the referred Workshop, their ability to act and participate in the processes of creating a theatrical carpentry that facilitates this performance, measuring errors and successes of this process. Through this research, the objective is to affirm the possibility of including the visually impaired in the entire artistic theatrical process, from acting to scenic creation, as well as contributing to their educational process as a whole and to their greater social inclusion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-02-24T14:26:43Z No. of bitstreams: 1 Franklin-Carneiro.pdf: 581899 bytes, checksum: abac9b6b81bad62a7d3f11541b595a12 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-24T14:26:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Franklin-Carneiro.pdf: 581899 bytes, checksum: abac9b6b81bad62a7d3f11541b595a12 (MD5) Previous issue date: 2020-10-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatro Educaçãopor
dc.subjectOficina Inclusiva de Teatropor
dc.subjectDeficiência Visualpor
dc.subjectTheater Educationeng
dc.subjectInclusive Theater Workshopeng
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subject.cnpqTeatropor
dc.titleOficina inclusiva de teatro educação para alunos com deficiência visual do ensino médiopor
dc.title.alternativeInclusive theater education workshop for visually impaired high school studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Franklin-Carneiro.pdfDissertação de Mestrado568,26 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.