Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3220
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Café com arte contemporânea: tramas e poéticas para as artes visuais no Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | Coffee with contemporary art: plots and poetics for visual arts in the High school |
Autor: | MARTINS, Evarista Barbosa Guimarães |
Primeiro orientador: | DOMINGO, Reinaldo Portal |
Primeiro membro da banca: | DOMINGO, Reinaldo Portal |
Segundo membro da banca: | MATOS, Elisene Castro |
Terceiro membro da banca: | LIMA, Veraluce da Silva |
Quarto membro da banca: | SILVA, Marco Aurélio Aparecido |
Resumo: | Apresentamos uma pesquisa que tem a proposta de contribuir para o ensino e aprendizagem da arte visual contemporânea no Ensino Médio. O objetivo geral da pesquisa “Café com Arte Contemporânea: Tramas e Poéticas para Artes Visuais no Ensino Médio” foi aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem da arte visual contemporânea, a partir do diálogo entre os artistas visuais locais e os alunos, potencializando a reflexão sobre a diversidade das linguagens, materialidades e temas da produção artística contemporânea. Utilizamos a metodologia de pesquisa-ação participante, numa abordagem quali/quantitativa, linha exploratório-descritiva, pautada em procedimentos de coleta de dados, por meio de questionários e relatos de experiências junto aos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Centro de Ensino Médio Cidade Operária I, na periferia de São Luís. A pesquisa está dividida em etapas: inicialmente aconteceram leituras de textos, apresentação de imagens impressas e em vídeo, a partir das quais foram abordadas a conceituação da arte, a estética contemporânea, a vida e as obras dos artistas visuais locais; em seguida, foram realizadas visitações às exposições em galerias de arte e/ou centros culturais de arte contemporânea e encontros com artistas visuais locais na escola. O projeto teve a duração de seis meses, culminando com produções de trabalhos plásticos, quando os alunos tiveram a oportunidade de elaborar projetos poéticos que foram apresentados ao longo da pesquisa para a comunidade escolar. |
Abstract: | We present research that aims to improve the teaching and learning of contemporary visual art in high school. The general objective of the research project Coffee with Contemporary Art: Plots and Poetics for Visual Arts in High School will be to improve the teaching process learning the contemporary visual art from the dialogue between local visual artists and students. Empowering the reflection on the diversity of languages, materialities and themes of contemporary artistic production. We used the participatory action research methodology, in a qualitative / quantitative approach, exploratory-descriptive line, based on data collection procedures, through questionnaires reports of experiences with students. The research subjects will be students from Cidade Operária I High School Center, on the outskirts of São Luís. The research project is divided into stages where initially readings of texts, presentation of printed images and video will be addressed, where the conceptualization will be addressed. art, contemporary aesthetics, life and works of local visual artists. Visits to exhibitions in art galleries and / or cultural centers of contemporary art and meetings with local visual artists in school. It should last six months, culminating in plastic works productions where students will have the opportunity to elaborate poetic projects that will be presented throughout the research for the school and family community. |
Palavras-chave: | Arte contemporânea Metodologia Arte maranhense Encontro com artistas Contemporary art Methodology Maranhão art Meeting with artists |
Área(s) do CNPq: | Artes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH |
Citação: | MARTINS, Evarista Barbosa Guimarães. Café com arte contemporânea: tramas e poéticas para as artes visuais no Ensino Médio. 2020. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3220 |
Data de defesa: | 30-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EvaristaMartins.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.