Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3219
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trilha de sons do Liceu: o estudo da paisagem sonora e os desafios da educação musical na escola pública
Título(s) alternativo(s): High School soundtrack: the study of the soundscape and the challenges of music education in public schools
Autor: FERREIRA, Elma Vilma Silva 
Primeiro orientador: SILVA, Marco Aurélio Aparecido da
Primeiro membro da banca: SILVA, Marco Aurélio Aparecido da
Segundo membro da banca: DOMINGO, Reinaldo Portal
Terceiro membro da banca: PETRAGLIA, Marcelo Silveira
Resumo: Com a crescente urbanização das cidades, elevados níveis de poluição sonora têm sido sentidos, impactando diferentes aspectos das relações humanas, inclusive o ensino e a aprendizagem nas escolas. Teve-se por objetivo averiguar se um estudo da paisagem sonora de uma instituição pública colabora para a percepção da influência das características do ambiente acústico sobre o nível de atenção dos alunos durante as aulas, enfocando a trajetória da educação musical no Brasil, os conhecimentos sobre paisagem sonora, ecologia acústica e as perspectivas pedagógicas em educação sonora. Por meio do estudo realizado no Centro de Ensino Liceu Maranhense, alicerçado no uso da metodologia qualitativa, procedeu-se a observação participante e a aplicação de questionários com alunos, professores, coordenação e direção, bem como o desenvolvimento de atividades investigativas de escuta atenta e a realização de circuitos de aferições em diferentes ambientes da escola. O estudo constatou que a paisagem sonora da escola é composta por variados e intensos ruídos que foram percebidos e registrados pelos alunos; observou que os níveis de pressão sonora aferidos em sala de aula se encontram acima do recomendado em documentos oficiais; apurou que a maioria dos profissionais classificou o ambiente acústico escolar como sonoramente poluído. Conclui-se que as condições do ambiente acústico escolar comprometem a atenção, a comunicação e, consequentemente, a aprendizagem dos educandos, mas que essa realidade poderá ser transformada, sobretudo se as iniciativas de educação musical e sonora, desenvolvidas ao longo da investigação, se tornarem cotidianas e contribuírem para a formação de educandos potenciais ouvintes, capazes de colaborar para a reconstrução de paisagens sonoras mais saudáveis.
Abstract: With the increasing urbanization of cities, high levels of noisy pollution have been felt, and it is affecting different aspects of human relationships, including the teaching and the learning in schools. The goal was to find out if a study of the sound scenario of a public institution can contribute to the perception of the influence of acoustic environment characteristics attached to the level of attention of students during classes, focusing on the historical path of music education in Brazil, the knowledge about sound landscape, acoustic ecology and pedagogical perspectives in sound education. Through the study carried out at the Centro de Ensino Liceu Maranhense which was based on the use of qualitative methodology, it was verified participant observation and it was applied questionnaires with students, teachers, coordination and direction, as well as the development of investigative and attentive hearing activities and it was conducted measurement circuits in different school spaces. The study found that the school's soundscape is composed of varied and intense noises that were noticed and recorded by students; it was observed that the sound pressure levels measured in the classroom are above the recommended in official documents; it was found that most professionals classified the school acoustic environment as soundly polluted. It is concluded that the conditions of the school acoustic environment compromise the attention, the communication and, therefore, the learning of the students, but that the reality can be transformed, especially if the initiatives of musical and sound education - which were developed during the investigation – become part of daily routine of school and also contribute to the training of potential learners, able to collaborate for the rebuilt of healthier soundscapes.
Palavras-chave: Educação
Música
Paisagem sonora
Ecologia sonora
Education
Music
Soundscape
Sound ecology
Área(s) do CNPq: Música
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: FERREIRA, Elma Vilma Silva. Trilha de sons do Liceu: o estudo da paisagem sonora e os desafios da educação musical na escola pública. 2020. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3219
Data de defesa: 14-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElmaVilma.pdfDissertação de Mestrado4,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.