Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3218
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | RODRIGUES, Andréa Lúcia dos Santos Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5201849664676174 | por |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Marco Aurélio Aparecido da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4942759815763031 | por |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Marco Aurélio Aparecido da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/49427598157630 | por |
dc.contributor.referee2 | DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6152212644682366 | por |
dc.contributor.referee3 | CONCEIÇÃO, Maria Beatriz Licursi | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6427767125951833 | por |
dc.date.accessioned | 2021-02-23T01:12:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-13 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Andréa Lúcia dos Santos Ferreira. Reflexões sobre habilidades criativas no curso fundamental infantil de piano da EMEM: um estudo de caso. 2020. 182 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3218 | - |
dc.description.resumo | Sabe-se que o ensino de música contribui para o desenvolvimento sensorial, motor, emocional e social da criança, especialmente se há espaço para criatividade e experimentação. Propõe-se a refletir o desenvolvimento de habilidades criativas integradas às habilidades técnicas, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos alunos matriculados no Curso Fundamental Infantil de Piano da Escola de Música do Estado do Maranhão Prof.ª Lilah Lisboa de Araújo – EMEM. O estudo foi fundamentado no modelo C(L)A(S)P de Swanwick (1979, 2003, 2014), nas pesquisas e materiais de França (2000, 2001, 2008, 2013) e Gainza (1987, 1988), em que a composição, a apreciação e a performance são compreendidas como modalidades centrais do fazer musical abrangente. A metodologia adotada foi um estudo de caso com padrão qualitativo, tendo como referenciais teóricos: Gil (2008), Goldenberg (2004) e Cunha (2009). A partir da observação participante, obteve-se os dados de análise das atividades de apreciação, improvisação, imitação e criação desenvolvidas com os alunos em sala de aula, utilizando diário de campo, registro fotográfico, gravações em áudio/vídeo e questionário aplicado entre os professores de piano. No final do semestre, realizou-se um recital autoral com a apresentação das composições pelos próprios alunos/participantes da pesquisa. Constatou-se que o uso de um material didático complementar é uma prática comum entre os docentes, e a composição é a habilidade criativa ausente das ações metodológicas dos professores. A integração das habilidades criativas e das habilidades técnicas promove o aprendizado e a compreensão da linguagem musical. Conclui-se que a inserção de habilidades criativas no ensino de piano contribui para um fazer musical criativo, expressivo, integrador e mais participativo dos alunos de piano. | por |
dc.description.abstract | It is known that the music education contributes to the child sensory, motor, emotional and social development, especially if there is scope for creativity and experimentation. It is proposed to reflect on the development of creative skills integrated to technical skills expanding the learning possibilities of the students enrolled in the Fundamental Piano Childen's Course of the Music School of Maranhão State Prof.ª Lilah Lisboa de Araújo - EMEM. The study was based on Swanwick's Model C(L)A(S)P (1979, 2003, 2014) on researches and materials from França (2000, 2001, 2008, 2013) and Gainza (1987, 1988), where composition, appreciation and performance are understood as central modalities of comprehensive musical making. The adopted methodology was a case study with a qualitative standard with the following theoretical references: Gil (2008), Goldenberg (2004) and Cunha (2009). From participant observation it was collected the data of analysis of appreciation, improvisation, imitation and creation activities developed with the students in the classroom using field diary, photographic record, audio/video recordings and the questionnaire applied among the piano teachers. At the end of the semester, an authorial recital was held with the presentation of the compositions by the students/participants of the research themselves. It was found that the use of further didactic material is a common practice among the teaching staff and the composition is the missing creative ability from the teachers' methodological actions. The integration of creative skills and technical skills promotes learning and the musical language comprehension. It was concluded that the insertion of creative skills in piano teaching contributes to a creative, expressive, integrative and more participative musical making of piano students. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-02-23T01:12:19Z No. of bitstreams: 1 AndreaLucia.pdf: 12328715 bytes, checksum: 584c27699838002e3d5d3961917ec815 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-23T01:12:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndreaLucia.pdf: 12328715 bytes, checksum: 584c27699838002e3d5d3961917ec815 (MD5) Previous issue date: 2020-10-13 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação musical | por |
dc.subject | Ensino do piano | por |
dc.subject | Habilidades criativas | por |
dc.subject | Material didático | por |
dc.subject | Music education | eng |
dc.subject | Piano teaching | eng |
dc.subject | Creative skills | eng |
dc.subject | Courseware | eng |
dc.subject.cnpq | Música | por |
dc.title | Reflexões sobre habilidades criativas no curso fundamental infantil de piano da EMEM: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Reflections on creative skills in children's fundamental piano course at EMEM: a case study | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AndreaLucia.pdf | Dissertação de Mestrado | 12,04 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.