Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Andréa Lúcia dos Santos Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5201849664676174por
dc.contributor.advisor1SILVA, Marco Aurélio Aparecido da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4942759815763031por
dc.contributor.referee1SILVA, Marco Aurélio Aparecido da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/49427598157630por
dc.contributor.referee2DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152212644682366por
dc.contributor.referee3CONCEIÇÃO, Maria Beatriz Licursi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427767125951833por
dc.date.accessioned2021-02-23T01:12:20Z-
dc.date.issued2020-10-13-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Andréa Lúcia dos Santos Ferreira. Reflexões sobre habilidades criativas no curso fundamental infantil de piano da EMEM: um estudo de caso. 2020. 182 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3218-
dc.description.resumoSabe-se que o ensino de música contribui para o desenvolvimento sensorial, motor, emocional e social da criança, especialmente se há espaço para criatividade e experimentação. Propõe-se a refletir o desenvolvimento de habilidades criativas integradas às habilidades técnicas, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos alunos matriculados no Curso Fundamental Infantil de Piano da Escola de Música do Estado do Maranhão Prof.ª Lilah Lisboa de Araújo – EMEM. O estudo foi fundamentado no modelo C(L)A(S)P de Swanwick (1979, 2003, 2014), nas pesquisas e materiais de França (2000, 2001, 2008, 2013) e Gainza (1987, 1988), em que a composição, a apreciação e a performance são compreendidas como modalidades centrais do fazer musical abrangente. A metodologia adotada foi um estudo de caso com padrão qualitativo, tendo como referenciais teóricos: Gil (2008), Goldenberg (2004) e Cunha (2009). A partir da observação participante, obteve-se os dados de análise das atividades de apreciação, improvisação, imitação e criação desenvolvidas com os alunos em sala de aula, utilizando diário de campo, registro fotográfico, gravações em áudio/vídeo e questionário aplicado entre os professores de piano. No final do semestre, realizou-se um recital autoral com a apresentação das composições pelos próprios alunos/participantes da pesquisa. Constatou-se que o uso de um material didático complementar é uma prática comum entre os docentes, e a composição é a habilidade criativa ausente das ações metodológicas dos professores. A integração das habilidades criativas e das habilidades técnicas promove o aprendizado e a compreensão da linguagem musical. Conclui-se que a inserção de habilidades criativas no ensino de piano contribui para um fazer musical criativo, expressivo, integrador e mais participativo dos alunos de piano.por
dc.description.abstractIt is known that the music education contributes to the child sensory, motor, emotional and social development, especially if there is scope for creativity and experimentation. It is proposed to reflect on the development of creative skills integrated to technical skills expanding the learning possibilities of the students enrolled in the Fundamental Piano Childen's Course of the Music School of Maranhão State Prof.ª Lilah Lisboa de Araújo - EMEM. The study was based on Swanwick's Model C(L)A(S)P (1979, 2003, 2014) on researches and materials from França (2000, 2001, 2008, 2013) and Gainza (1987, 1988), where composition, appreciation and performance are understood as central modalities of comprehensive musical making. The adopted methodology was a case study with a qualitative standard with the following theoretical references: Gil (2008), Goldenberg (2004) and Cunha (2009). From participant observation it was collected the data of analysis of appreciation, improvisation, imitation and creation activities developed with the students in the classroom using field diary, photographic record, audio/video recordings and the questionnaire applied among the piano teachers. At the end of the semester, an authorial recital was held with the presentation of the compositions by the students/participants of the research themselves. It was found that the use of further didactic material is a common practice among the teaching staff and the composition is the missing creative ability from the teachers' methodological actions. The integration of creative skills and technical skills promotes learning and the musical language comprehension. It was concluded that the insertion of creative skills in piano teaching contributes to a creative, expressive, integrative and more participative musical making of piano students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-02-23T01:12:19Z No. of bitstreams: 1 AndreaLucia.pdf: 12328715 bytes, checksum: 584c27699838002e3d5d3961917ec815 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-23T01:12:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndreaLucia.pdf: 12328715 bytes, checksum: 584c27699838002e3d5d3961917ec815 (MD5) Previous issue date: 2020-10-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectEnsino do pianopor
dc.subjectHabilidades criativaspor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectPiano teachingeng
dc.subjectCreative skillseng
dc.subjectCoursewareeng
dc.subject.cnpqMúsicapor
dc.titleReflexões sobre habilidades criativas no curso fundamental infantil de piano da EMEM: um estudo de casopor
dc.title.alternativeReflections on creative skills in children's fundamental piano course at EMEM: a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreaLucia.pdfDissertação de Mestrado12,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.