Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3218
Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões sobre habilidades criativas no curso fundamental infantil de piano da EMEM: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Reflections on creative skills in children's fundamental piano course at EMEM: a case study
Autor: RODRIGUES, Andréa Lúcia dos Santos Ferreira 
Primeiro orientador: SILVA, Marco Aurélio Aparecido da
Primeiro membro da banca: SILVA, Marco Aurélio Aparecido da
Segundo membro da banca: DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa
Terceiro membro da banca: CONCEIÇÃO, Maria Beatriz Licursi
Resumo: Sabe-se que o ensino de música contribui para o desenvolvimento sensorial, motor, emocional e social da criança, especialmente se há espaço para criatividade e experimentação. Propõe-se a refletir o desenvolvimento de habilidades criativas integradas às habilidades técnicas, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos alunos matriculados no Curso Fundamental Infantil de Piano da Escola de Música do Estado do Maranhão Prof.ª Lilah Lisboa de Araújo – EMEM. O estudo foi fundamentado no modelo C(L)A(S)P de Swanwick (1979, 2003, 2014), nas pesquisas e materiais de França (2000, 2001, 2008, 2013) e Gainza (1987, 1988), em que a composição, a apreciação e a performance são compreendidas como modalidades centrais do fazer musical abrangente. A metodologia adotada foi um estudo de caso com padrão qualitativo, tendo como referenciais teóricos: Gil (2008), Goldenberg (2004) e Cunha (2009). A partir da observação participante, obteve-se os dados de análise das atividades de apreciação, improvisação, imitação e criação desenvolvidas com os alunos em sala de aula, utilizando diário de campo, registro fotográfico, gravações em áudio/vídeo e questionário aplicado entre os professores de piano. No final do semestre, realizou-se um recital autoral com a apresentação das composições pelos próprios alunos/participantes da pesquisa. Constatou-se que o uso de um material didático complementar é uma prática comum entre os docentes, e a composição é a habilidade criativa ausente das ações metodológicas dos professores. A integração das habilidades criativas e das habilidades técnicas promove o aprendizado e a compreensão da linguagem musical. Conclui-se que a inserção de habilidades criativas no ensino de piano contribui para um fazer musical criativo, expressivo, integrador e mais participativo dos alunos de piano.
Abstract: It is known that the music education contributes to the child sensory, motor, emotional and social development, especially if there is scope for creativity and experimentation. It is proposed to reflect on the development of creative skills integrated to technical skills expanding the learning possibilities of the students enrolled in the Fundamental Piano Childen's Course of the Music School of Maranhão State Prof.ª Lilah Lisboa de Araújo - EMEM. The study was based on Swanwick's Model C(L)A(S)P (1979, 2003, 2014) on researches and materials from França (2000, 2001, 2008, 2013) and Gainza (1987, 1988), where composition, appreciation and performance are understood as central modalities of comprehensive musical making. The adopted methodology was a case study with a qualitative standard with the following theoretical references: Gil (2008), Goldenberg (2004) and Cunha (2009). From participant observation it was collected the data of analysis of appreciation, improvisation, imitation and creation activities developed with the students in the classroom using field diary, photographic record, audio/video recordings and the questionnaire applied among the piano teachers. At the end of the semester, an authorial recital was held with the presentation of the compositions by the students/participants of the research themselves. It was found that the use of further didactic material is a common practice among the teaching staff and the composition is the missing creative ability from the teachers' methodological actions. The integration of creative skills and technical skills promotes learning and the musical language comprehension. It was concluded that the insertion of creative skills in piano teaching contributes to a creative, expressive, integrative and more participative musical making of piano students.
Palavras-chave: Educação musical
Ensino do piano
Habilidades criativas
Material didático
Music education
Piano teaching
Creative skills
Courseware
Área(s) do CNPq: Música
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: RODRIGUES, Andréa Lúcia dos Santos Ferreira. Reflexões sobre habilidades criativas no curso fundamental infantil de piano da EMEM: um estudo de caso. 2020. 182 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3218
Data de defesa: 13-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreaLucia.pdfDissertação de Mestrado12,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.