Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNICÁCIO, Alberto de Jesus Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3711550692920341por
dc.contributor.advisor1BRASIL, Marcus Ramusyo de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6772709289246483por
dc.contributor.advisor-co1DOMINGO, Reinaldo Portal-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8229776774250482por
dc.contributor.referee1BRASIL, Marcus Ramusyo de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6772709289246483por
dc.contributor.referee2COSTA FILHO, José Almir Valente-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1351970316851567por
dc.contributor.referee3FRESQUET, Adriana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249909223476083por
dc.date.accessioned2021-02-23T00:35:09Z-
dc.date.issued2020-10-19-
dc.identifier.citationNICÁCIO, Alberto de Jesus Nascimento. Desenhos animados e lendas brasileiras: experiências com a apreciação e produção no processo de ensino/aprendizagem de Arte na Educação Básica. 2020. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3217-
dc.description.resumoO desenho animado, técnica de reprodução do movimento criada no final do século XIX, está presente em todos os meios de comunicação de massa. É responsável pela construção de valores sociais e culturais na sociedade por meio do entretenimento e pode ser um grande aliado no campo da Educação. As lendas são narrativas fantasiosas transmitidas oralmente ao longo do tempo, mas que vêm perdendo importância para as novas gerações. Rememorá-las é uma maneira de manter viva a identidade cultural de um povo. O problema de pesquisa é verificar se a produção de desenhos animados sobre lendas brasileiras nas aulas de Artes Visuais pode contribuir para a significação da identidade cultural e artística dos alunos de educação básica. Desse modo, o presente estudo visa investigar se a produção de desenhos animados sobre lendas brasileiras, usando técnicas de animação em stop motion/recorte e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas aulas de Artes Visuais na UEB Governador Leonel Brizola, com alunos do 6º e 7º ano do Ensino fundamental e como a experiência pode ser compartilhada junto aos professores de Artes Visuais da rede pública de educação básica. O trajeto metodológico tem como estrutura o método de pesquisa-ação, com abordagem qualitativa por meio de entrevistas e questionários semiestruturados. Entre os teóricos que referenciam este estudo, destacam-se: Hall (2006), Castoriadis (2010), Durand (2002), Manduruku (2004), Nesteriuk (2001), Barbosa Júnior (2002), Moletta (2014), Barbosa e Cunha (2010), Bayard (1957), Bondía (2002), Cascudo (2000), Demo (2015), Alves (2017) e Prensky (2001), com aportes sobre a construção do olhar, do refletir e do fruir dos alunos, com cerne na experiência e na compreensão dos processos culturais da educação pela pesquisa, na importância do cinema e do audiovisual em sala de aula e da condição de mestres e aprendizes num cenário de produção cinemática contemporânea, que juntos promovem saberes reconstrutivos.por
dc.description.abstractAnimated cartoons, a movement reproduction technique created at the end of the 19th century, are present in all mass media. They are responsible for building social and cultural values in our society through entertainment and it can be a great ally in the field of Education. Folklore legends are fanciful narratives transmitted orally over time, but increasingly losing importance to new generations. Remembering them is a way to keep the people’s cultural identity alive. This research problem is to verify the contribution of the production of cartoons featuring Brazilian folklore legends in Visual Arts classes to cultural and artistic identity of basic education students. Thus, the present study aims to investigate whether the production of cartoons featuring Brazilian folklore legends, using stop motion/clipping animation techniques and Information and Communication Technologies (ICT), in Visual Arts classes at U.E.B. Governador Leonel Brizola, with students from the 6th and 7th year of elementary school, can contribute to their cultural and artistic identity and whether this experience can be shared with other public school teachers of Visual Arts. The methodological path is based on Action Research, with a qualitative approach through investigation and semistructured questionnaires. Among the theorists who reference this study, the following stand out: Hall (2006), Castoriadis (2010), Durand (2002), Manduruku (2004), Nesteriuk (2001), Barbosa Júnior (2002) Molleta (2014), Barbosa (2010), Bayard (1957), Bondía (2002), Cascudo (2000), Demo (2015), Alves (2017) and Prensky (2011), in their contributions on the construction of the students’ look, reflection and fruition, with a focus on the experience and understanding of the cultural processes in education through research, the importance of cinema and audiovisual industries in the classroom and the conditions of teachers and learners, which represent a scenario of digital natives and immigrants. Together, teachers and students can promote reconstructive knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-02-23T00:35:09Z No. of bitstreams: 1 AlbertoNicácio.pdf: 3211684 bytes, checksum: 45500ca699c4568d04e29a60e0694c5b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-23T00:35:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlbertoNicácio.pdf: 3211684 bytes, checksum: 45500ca699c4568d04e29a60e0694c5b (MD5) Previous issue date: 2020-10-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenho animadopor
dc.subjectLendaspor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)por
dc.subjectEnsino de artepor
dc.subjectAnimated cartooneng
dc.subjectFolklore legendseng
dc.subjectICTseng
dc.subjectArts teachingeng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleDesenhos animados e lendas brasileiras: experiências com a apreciação e produção no processo de ensino/aprendizagem de Arte na Educação Básicapor
dc.title.alternativeBrazilian cartoons and legends: experience with appreciation and production in the teaching / learning process of Art in Basic Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlbertoNicácio.pdfDissertação de Mestrado3,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.