Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3217
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenhos animados e lendas brasileiras: experiências com a apreciação e produção no processo de ensino/aprendizagem de Arte na Educação Básica
Título(s) alternativo(s): Brazilian cartoons and legends: experience with appreciation and production in the teaching / learning process of Art in Basic Education
Autor: NICÁCIO, Alberto de Jesus Nascimento 
Primeiro orientador: BRASIL, Marcus Ramusyo de Almeida
Primeiro coorientador: DOMINGO, Reinaldo Portal
Primeiro membro da banca: BRASIL, Marcus Ramusyo de Almeida
Segundo membro da banca: COSTA FILHO, José Almir Valente
Terceiro membro da banca: FRESQUET, Adriana
Resumo: O desenho animado, técnica de reprodução do movimento criada no final do século XIX, está presente em todos os meios de comunicação de massa. É responsável pela construção de valores sociais e culturais na sociedade por meio do entretenimento e pode ser um grande aliado no campo da Educação. As lendas são narrativas fantasiosas transmitidas oralmente ao longo do tempo, mas que vêm perdendo importância para as novas gerações. Rememorá-las é uma maneira de manter viva a identidade cultural de um povo. O problema de pesquisa é verificar se a produção de desenhos animados sobre lendas brasileiras nas aulas de Artes Visuais pode contribuir para a significação da identidade cultural e artística dos alunos de educação básica. Desse modo, o presente estudo visa investigar se a produção de desenhos animados sobre lendas brasileiras, usando técnicas de animação em stop motion/recorte e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas aulas de Artes Visuais na UEB Governador Leonel Brizola, com alunos do 6º e 7º ano do Ensino fundamental e como a experiência pode ser compartilhada junto aos professores de Artes Visuais da rede pública de educação básica. O trajeto metodológico tem como estrutura o método de pesquisa-ação, com abordagem qualitativa por meio de entrevistas e questionários semiestruturados. Entre os teóricos que referenciam este estudo, destacam-se: Hall (2006), Castoriadis (2010), Durand (2002), Manduruku (2004), Nesteriuk (2001), Barbosa Júnior (2002), Moletta (2014), Barbosa e Cunha (2010), Bayard (1957), Bondía (2002), Cascudo (2000), Demo (2015), Alves (2017) e Prensky (2001), com aportes sobre a construção do olhar, do refletir e do fruir dos alunos, com cerne na experiência e na compreensão dos processos culturais da educação pela pesquisa, na importância do cinema e do audiovisual em sala de aula e da condição de mestres e aprendizes num cenário de produção cinemática contemporânea, que juntos promovem saberes reconstrutivos.
Abstract: Animated cartoons, a movement reproduction technique created at the end of the 19th century, are present in all mass media. They are responsible for building social and cultural values in our society through entertainment and it can be a great ally in the field of Education. Folklore legends are fanciful narratives transmitted orally over time, but increasingly losing importance to new generations. Remembering them is a way to keep the people’s cultural identity alive. This research problem is to verify the contribution of the production of cartoons featuring Brazilian folklore legends in Visual Arts classes to cultural and artistic identity of basic education students. Thus, the present study aims to investigate whether the production of cartoons featuring Brazilian folklore legends, using stop motion/clipping animation techniques and Information and Communication Technologies (ICT), in Visual Arts classes at U.E.B. Governador Leonel Brizola, with students from the 6th and 7th year of elementary school, can contribute to their cultural and artistic identity and whether this experience can be shared with other public school teachers of Visual Arts. The methodological path is based on Action Research, with a qualitative approach through investigation and semistructured questionnaires. Among the theorists who reference this study, the following stand out: Hall (2006), Castoriadis (2010), Durand (2002), Manduruku (2004), Nesteriuk (2001), Barbosa Júnior (2002) Molleta (2014), Barbosa (2010), Bayard (1957), Bondía (2002), Cascudo (2000), Demo (2015), Alves (2017) and Prensky (2011), in their contributions on the construction of the students’ look, reflection and fruition, with a focus on the experience and understanding of the cultural processes in education through research, the importance of cinema and audiovisual industries in the classroom and the conditions of teachers and learners, which represent a scenario of digital natives and immigrants. Together, teachers and students can promote reconstructive knowledge.
Palavras-chave: Desenho animado
Lendas
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Ensino de arte
Animated cartoon
Folklore legends
ICTs
Arts teaching
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: NICÁCIO, Alberto de Jesus Nascimento. Desenhos animados e lendas brasileiras: experiências com a apreciação e produção no processo de ensino/aprendizagem de Arte na Educação Básica. 2020. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3217
Data de defesa: 19-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlbertoNicácio.pdfDissertação de Mestrado3,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.