Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAMPOS, Márcio Cristiano Vasconcelos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253586446530776por
dc.contributor.advisor1BORCHARTT, Tiago Bonini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352727269839328por
dc.contributor.referee1BORCHARTT, Tiago Bonini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352727269839328por
dc.contributor.referee2SOARES NETO, Carlos de Salles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee3TRINTA, Fernando Antonio Mota-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8908026219336623por
dc.date.accessioned2021-02-21T01:07:33Z-
dc.date.issued2020-11-04-
dc.identifier.citationCAMPOS, Márcio Cristiano Vasconcelos de. A influência do perfil de jogador do aluno no desempenho de ferramentas gamificadas no processo ensino-aprendizagem. 2020. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3210-
dc.description.resumoAtualmente, o grande desafio dos educadores é ao mesmo tempo, usar as novas tecnologias educacionais e fazer com que os alunos estejam interessados no conteúdo que está sendo exposto. A Gamificação é utilizada com frequência como ferramenta auxiliar para o docente tornar o conteúdo pedagógico mais motivante, engajante e criativo. Porém, a gamificação deve ser aplicada com critérios para que tenha os efeitos desejados e considerando as diferenças entre os alunos. Este trabalho tem como objetivo a análise da influência do perfil de jogador do aluno no desempenho de ferramentas gamificadas através da implementação de uma ferramenta de gamificação que se adequa ao perfil de jogador no processo ensino-aprendizagem de disciplinas de graduação na área da Computação. A aplicação da ferramenta foi realizada em três turmas do Instituto Federal do Maranhão, no curso de Sistemas de Informação, nas disciplinas de Sistemas Operacionais, Redes de Computadores I e Redes de Computadores II. Os resultados mostraram que ao se oferecer as mecânicas mais adequadas de acordo com o perfil de jogador do aluno houve influência positiva em torno de 60% no que se refere às mecânicas disponibilizadas, aumentando assim a motivação e engajamento no processo ensino-aprendizagem.por
dc.description.abstractCurrently, the great challenge for educators is, at the same time, to use the new educational technologies and make students interested in the content that is being exposed. Gamification is often used as an auxiliary tool for teachers to make teaching content more motivating, engaging and creative. However, gamification must be applied with criteria so that it has the desired effects and considering the differences between students. This work aims to analyze the influence of the student’s player profile on the performance of gamified tools through the implementation of a gamification tool that fits the player profile in the teachinglearning process of undergraduate courses in the field of Computing. The tool was applied in three classes at the Federal Institute of Maranhão, in the Information Systems course, in the disciplines of Operating Systems, Computer Networks I and Computer Networks II. The results showed that when offering the most appropriate mechanics according to the student’s player profile, there was a positive influence of around 60% with regard to the mechanics available, thus increasing motivation and engagement in the teaching-learning process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-02-21T01:07:33Z No. of bitstreams: 1 MarcioCampos.pdf: 1584888 bytes, checksum: 241d042f494dd9ecc346e6e6502be462 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-21T01:07:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarcioCampos.pdf: 1584888 bytes, checksum: 241d042f494dd9ecc346e6e6502be462 (MD5) Previous issue date: 2020-11-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectPerfil de jogadorpor
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempor
dc.subjectGamificationeng
dc.subjectPlayer profileeng
dc.subjectTeaching-learning processeng
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopor
dc.titleA influência do perfil de jogador do aluno no desempenho de ferramentas gamificadas no processo ensino-aprendizagempor
dc.title.alternativeThe influence of the student's player profile on the performance of gamified tools in the teaching-learning processeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcioCampos.pdfDissertação de Mestrado1,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.