Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3210
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CAMPOS, Márcio Cristiano Vasconcelos de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5253586446530776 | por |
dc.contributor.advisor1 | BORCHARTT, Tiago Bonini | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2352727269839328 | por |
dc.contributor.referee1 | BORCHARTT, Tiago Bonini | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2352727269839328 | por |
dc.contributor.referee2 | SOARES NETO, Carlos de Salles | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1512846862093142 | por |
dc.contributor.referee3 | TRINTA, Fernando Antonio Mota | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8908026219336623 | por |
dc.date.accessioned | 2021-02-21T01:07:33Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-04 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Márcio Cristiano Vasconcelos de. A influência do perfil de jogador do aluno no desempenho de ferramentas gamificadas no processo ensino-aprendizagem. 2020. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3210 | - |
dc.description.resumo | Atualmente, o grande desafio dos educadores é ao mesmo tempo, usar as novas tecnologias educacionais e fazer com que os alunos estejam interessados no conteúdo que está sendo exposto. A Gamificação é utilizada com frequência como ferramenta auxiliar para o docente tornar o conteúdo pedagógico mais motivante, engajante e criativo. Porém, a gamificação deve ser aplicada com critérios para que tenha os efeitos desejados e considerando as diferenças entre os alunos. Este trabalho tem como objetivo a análise da influência do perfil de jogador do aluno no desempenho de ferramentas gamificadas através da implementação de uma ferramenta de gamificação que se adequa ao perfil de jogador no processo ensino-aprendizagem de disciplinas de graduação na área da Computação. A aplicação da ferramenta foi realizada em três turmas do Instituto Federal do Maranhão, no curso de Sistemas de Informação, nas disciplinas de Sistemas Operacionais, Redes de Computadores I e Redes de Computadores II. Os resultados mostraram que ao se oferecer as mecânicas mais adequadas de acordo com o perfil de jogador do aluno houve influência positiva em torno de 60% no que se refere às mecânicas disponibilizadas, aumentando assim a motivação e engajamento no processo ensino-aprendizagem. | por |
dc.description.abstract | Currently, the great challenge for educators is, at the same time, to use the new educational technologies and make students interested in the content that is being exposed. Gamification is often used as an auxiliary tool for teachers to make teaching content more motivating, engaging and creative. However, gamification must be applied with criteria so that it has the desired effects and considering the differences between students. This work aims to analyze the influence of the student’s player profile on the performance of gamified tools through the implementation of a gamification tool that fits the player profile in the teachinglearning process of undergraduate courses in the field of Computing. The tool was applied in three classes at the Federal Institute of Maranhão, in the Information Systems course, in the disciplines of Operating Systems, Computer Networks I and Computer Networks II. The results showed that when offering the most appropriate mechanics according to the student’s player profile, there was a positive influence of around 60% with regard to the mechanics available, thus increasing motivation and engagement in the teaching-learning process. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-02-21T01:07:33Z No. of bitstreams: 1 MarcioCampos.pdf: 1584888 bytes, checksum: 241d042f494dd9ecc346e6e6502be462 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-21T01:07:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarcioCampos.pdf: 1584888 bytes, checksum: 241d042f494dd9ecc346e6e6502be462 (MD5) Previous issue date: 2020-11-04 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gamificação | por |
dc.subject | Perfil de jogador | por |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Gamification | eng |
dc.subject | Player profile | eng |
dc.subject | Teaching-learning process | eng |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | por |
dc.title | A influência do perfil de jogador do aluno no desempenho de ferramentas gamificadas no processo ensino-aprendizagem | por |
dc.title.alternative | The influence of the student's player profile on the performance of gamified tools in the teaching-learning process | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarcioCampos.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,55 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.