Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3202
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de abordagem da matemática financeira e educação financeira no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | A proposed approach to financial mathematics and financial education in high school |
Autor: | CERQUEIRA, Stenio Henrique do Nascimento |
Primeiro orientador: | AMARAL, Luis Fernando Coelho |
Primeiro membro da banca: | AMARAL, Luis Fernando Coelho |
Segundo membro da banca: | SILVA, Antonio José da |
Terceiro membro da banca: | SILVA FILHO, João Coelho |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo oferecer aos professores de matemática do ensino médio uma alternativa de como lecionar a Matemática financeira no ensino médio, bem como a educação financeira pessoal e familiar, aproveitando a estreita relação entre estes dois assuntos. Primeiramente, faremos o estudo das progressões numéricas e do princípio da indução finita, que servirá de base para as demonstrações que serão apresentadas. Em seguida, estudaremos os principais tópicos da Matemática Financeira que consideramos relevantes para o ensino médio. Por fim, a educação financeira, onde citamos alguns instrumentos utilizados na vida financeira do brasileiro e colocamos situações-problema que fazem uma ligação entre a matemática financeira com os eventos de nossa realidade. |
Abstract: | This work has the objective to offer high school math teachers a way to teach Financial Math in high school, personal and familiar financial education as well, taking advantage of the relation between these two topic. Firstly, we are going to do a study of numeric strings and finit induction principle, whom will be base for demonstration that will be presented. Then, we are going to study main topics of Financial Math that we consider importante for the high school. Lastly, the Financial education, where we quote some instruments used in Brazilian’s financial life and we put problem situations that have relation between Financial Math and event in our reality. |
Palavras-chave: | Progressão Princípio da Indução Finita Matemática Financeira Educação Financeira Progression Finite induction principle Financial Math Financial Education. |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | CERQUEIRA, Stenio Henrique do Nascimento. Uma proposta de abordagem da matemática financeira e educação financeira no ensino médio. 2020. 60 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3202 |
Data de defesa: | 20-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
STENIO-CERQUEIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.