Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROCHA FILHO, Sadoc Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143531215302528por
dc.contributor.advisor1COSTA, José Santana Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0074958731690449por
dc.contributor.referee1COSTA, José Santana Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0074958731690449por
dc.contributor.referee2AMARAL, Luis Fernando Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0080630814123976por
dc.contributor.referee3ESPIRITO SANTO, Antonio Andrade do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0324248447909181por
dc.date.accessioned2021-02-19T14:50:09Z-
dc.date.issued2020-10-14-
dc.identifier.citationROCHA FILHO, Sadoc Fonseca. Progressão aritmética de ordem superior; outro olhar, outra abordagem. 2020. 106 f. Dissertação (Programa de pós-graduação em matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3201-
dc.description.resumoEste trabalho vem mostrar os conceitos de Progressões Aritméticas Ordinárias, já bem conhecidos no Ensino Médio, e sobre Progressões Aritméticas de Ordem Superior, no entanto, trazendo uma nova abordagem, com algumas ideias novas para tratar velhos problemas, estas novas ferramentas, acreditamos, trazem muito mais condições de análises e outros métodos de soluções de muitos problemas. Permitirão ainda análise do comportamento destas progressões, aumentando o campo de opções e alargando conceitos. Estes, pela simplicidade, podem muito bem serem melhor difundidos nas Escolas de Ensino Médio, com o objetivo de disseminar mais o uso destes tipos de Sequências Numéricas. Acreditamos, que a abordagem e as novas visões e ferramentas aqui apresentadas, poderão dar um incentivo e condições aos alunos do Ensino Médio, para maiores aventuras no campo das Progressões Aritméticas de Ordem Superior. Deixamos ainda, novas ideias para aprofundar os estudos.por
dc.description.abstractThis work, shows the concepts, of Ordinary Arithmetic Progressions, already well known in High School, and about Higher Order Arithmetic Progressions, however, it brings a new approach, with some new ideas to deal with old problems, these new tools, we believe, bring much more conditions of analysis and other methods of solving many problems. They will also allow analysis of the behavior of these progressions, increasing the field of options and expanding concepts. These, for simplicity, may well be better disseminated in High Schools, with the objective of spreading some more the use of these types of number sequences. We believe, the approach and the new views and tools presented here, may provide an incentive and conditions for High School students, for greater adventures in the field of Higher Order Arithmetic Progressions. We still leave new ideas for further studies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-02-19T14:50:09Z No. of bitstreams: 1 SADOC-FILHO.pdf: 1025943 bytes, checksum: d2fa571dad4c7c216d6094eeda4b04f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-19T14:50:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SADOC-FILHO.pdf: 1025943 bytes, checksum: d2fa571dad4c7c216d6094eeda4b04f5 (MD5) Previous issue date: 2020-10-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProgressões Aritméticas de Ordem Superiorpor
dc.subjectTabela de PAOSpor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectHigher Order Arithmetic Progressionseng
dc.subjectTable of PAOSeng
dc.subjectHigh Schoolseng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleProgressão aritmética de ordem superior; outro olhar, outra abordagempor
dc.title.alternativeHigher order arithmetic progression; another look, another approacheng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SADOC-ROCHA.pdf1,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.