Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3201
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Progressão aritmética de ordem superior; outro olhar, outra abordagem |
Título(s) alternativo(s): | Higher order arithmetic progression; another look, another approach |
Autor: | ROCHA FILHO, Sadoc Fonseca |
Primeiro orientador: | COSTA, José Santana Campos |
Primeiro membro da banca: | COSTA, José Santana Campos |
Segundo membro da banca: | AMARAL, Luis Fernando Coelho |
Terceiro membro da banca: | ESPIRITO SANTO, Antonio Andrade do |
Resumo: | Este trabalho vem mostrar os conceitos de Progressões Aritméticas Ordinárias, já bem conhecidos no Ensino Médio, e sobre Progressões Aritméticas de Ordem Superior, no entanto, trazendo uma nova abordagem, com algumas ideias novas para tratar velhos problemas, estas novas ferramentas, acreditamos, trazem muito mais condições de análises e outros métodos de soluções de muitos problemas. Permitirão ainda análise do comportamento destas progressões, aumentando o campo de opções e alargando conceitos. Estes, pela simplicidade, podem muito bem serem melhor difundidos nas Escolas de Ensino Médio, com o objetivo de disseminar mais o uso destes tipos de Sequências Numéricas. Acreditamos, que a abordagem e as novas visões e ferramentas aqui apresentadas, poderão dar um incentivo e condições aos alunos do Ensino Médio, para maiores aventuras no campo das Progressões Aritméticas de Ordem Superior. Deixamos ainda, novas ideias para aprofundar os estudos. |
Abstract: | This work, shows the concepts, of Ordinary Arithmetic Progressions, already well known in High School, and about Higher Order Arithmetic Progressions, however, it brings a new approach, with some new ideas to deal with old problems, these new tools, we believe, bring much more conditions of analysis and other methods of solving many problems. They will also allow analysis of the behavior of these progressions, increasing the field of options and expanding concepts. These, for simplicity, may well be better disseminated in High Schools, with the objective of spreading some more the use of these types of number sequences. We believe, the approach and the new views and tools presented here, may provide an incentive and conditions for High School students, for greater adventures in the field of Higher Order Arithmetic Progressions. We still leave new ideas for further studies. |
Palavras-chave: | Progressões Aritméticas de Ordem Superior Tabela de PAOS Ensino Médio Higher Order Arithmetic Progressions Table of PAOS High Schools |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA/CCET |
Citação: | ROCHA FILHO, Sadoc Fonseca. Progressão aritmética de ordem superior; outro olhar, outra abordagem. 2020. 106 f. Dissertação (Programa de pós-graduação em matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3201 |
Data de defesa: | 14-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SADOC-ROCHA.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.