Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3198
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Impacto do processo de manutenção de via permanente e eletroeletrônica na logística de transporte ferroviário |
Título(s) alternativo(s): | Impact of the maintenance process of permanent and electro-electronic track on railway transport logistics |
Autor: | TERCEIRO, Lizandro do Amaral Oliveira |
Primeiro orientador: | SINFRÔNIO, Francisco Sávio Mendes |
Primeiro coorientador: | SANTOS NETO, Inocêncio Sanches dos |
Primeiro membro da banca: | SINFRÔNIO, Francisco Sávio Mendes |
Segundo membro da banca: | COELHO, Paulo Henrique da Silva Leite |
Terceiro membro da banca: | PINTO, Mauro Sérgio Silva |
Resumo: | Este trabalho visa apresentar o impacto do processo de manutenção de via permanente e eletroeletrônica em uma ferrovia de característica Heavy Haul. O estudo aponta o comparativo entre os formatos de manutenção básica, blocada e por distanciamento aplicados entre 2017 e 2019 (36 meses) através da avaliação dos indicadores de performance ferroviária. Foram consideradas as performances das falhas de via permanente e eletroeletrônica, do indicador trem hora parado, do indicador quilômetro médio entre paradas e por último o consumo específico, utilizando análise estatística com os testes ANOVA e de Tukey, através do software MATLAB® da MathWorks. A conclusão das análises permitiu indicar um rendimento melhor estabelecido para o formato de manutenção por distanciamento na ferrovia em estudo, ratificada nos testes apontados de acordo com as características indicadas nesses 3 anos de avaliação da base numérica causada pelo processo de aumento de capacidade (duplicação ferroviária). |
Abstract: | This work aims to present the impact of the maintenance process of permanent and electro-electronic track in a Heavy Haul railway. The study points out the comparison between the basic, blocked maintenance and maintenance by distance formats applied between 2017 and 2019 (36 months) through the assessment of railway performance indicators. The performance of the failures of track and electro-electronic area, of the train hour stopped indicator, of the mean kilometer between stops indicator and the specific consumption yield were considered, using statistical analysis with ANOVA and Tukey tests, through the MATLAB® software by MathWorks. The conclusion of the analyzes allowed to indicate a better performance for the maintenance by distance format in the railway under study, ratified in the tests showed according to the characteristics indicated in these 3 years of evaluation of the numerical basis caused by the capacity increase process (railway duplication). |
Palavras-chave: | Ferrovia Heavy Haul Manutenção Estatística Teste ANOVA Teste Tukey Heavy haul railway Maintenance Statistic ANOVA test Tukey test |
Área(s) do CNPq: | Ferrovias; Projetos e Construção |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE/CCET |
Citação: | TERCEIRO, Lizandro do Amaral Oliveira. Impacto do processo de manutenção de via permanente e eletroeletrônica na logística de transporte ferroviário. 2020.96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3198 |
Data de defesa: | 18-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LizandroTerceiro.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.