Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3198
Tipo do documento: Dissertação
Título: Impacto do processo de manutenção de via permanente e eletroeletrônica na logística de transporte ferroviário
Título(s) alternativo(s): Impact of the maintenance process of permanent and electro-electronic track on railway transport logistics
Autor: TERCEIRO, Lizandro do Amaral Oliveira 
Primeiro orientador: SINFRÔNIO, Francisco Sávio Mendes
Primeiro coorientador: SANTOS NETO, Inocêncio Sanches dos
Primeiro membro da banca: SINFRÔNIO, Francisco Sávio Mendes
Segundo membro da banca: COELHO, Paulo Henrique da Silva Leite
Terceiro membro da banca: PINTO, Mauro Sérgio Silva
Resumo: Este trabalho visa apresentar o impacto do processo de manutenção de via permanente e eletroeletrônica em uma ferrovia de característica Heavy Haul. O estudo aponta o comparativo entre os formatos de manutenção básica, blocada e por distanciamento aplicados entre 2017 e 2019 (36 meses) através da avaliação dos indicadores de performance ferroviária. Foram consideradas as performances das falhas de via permanente e eletroeletrônica, do indicador trem hora parado, do indicador quilômetro médio entre paradas e por último o consumo específico, utilizando análise estatística com os testes ANOVA e de Tukey, através do software MATLAB® da MathWorks. A conclusão das análises permitiu indicar um rendimento melhor estabelecido para o formato de manutenção por distanciamento na ferrovia em estudo, ratificada nos testes apontados de acordo com as características indicadas nesses 3 anos de avaliação da base numérica causada pelo processo de aumento de capacidade (duplicação ferroviária).
Abstract: This work aims to present the impact of the maintenance process of permanent and electro-electronic track in a Heavy Haul railway. The study points out the comparison between the basic, blocked maintenance and maintenance by distance formats applied between 2017 and 2019 (36 months) through the assessment of railway performance indicators. The performance of the failures of track and electro-electronic area, of the train hour stopped indicator, of the mean kilometer between stops indicator and the specific consumption yield were considered, using statistical analysis with ANOVA and Tukey tests, through the MATLAB® software by MathWorks. The conclusion of the analyzes allowed to indicate a better performance for the maintenance by distance format in the railway under study, ratified in the tests showed according to the characteristics indicated in these 3 years of evaluation of the numerical basis caused by the capacity increase process (railway duplication).
Palavras-chave: Ferrovia Heavy Haul
Manutenção
Estatística
Teste ANOVA
Teste Tukey
Heavy haul railway
Maintenance
Statistic
ANOVA test
Tukey test
Área(s) do CNPq: Ferrovias; Projetos e Construção
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE/CCET
Citação: TERCEIRO, Lizandro do Amaral Oliveira. Impacto do processo de manutenção de via permanente e eletroeletrônica na logística de transporte ferroviário. 2020.96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3198
Data de defesa: 18-Set-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LizandroTerceiro.pdfDissertação de Mestrado4,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.