Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3186
Tipo do documento: Dissertação
Título: Delineando os saberes da geografia escolar no curso técnico em meio ambiente do IFMA - Campus Buriticupu: projeto de trabalho uma proposta integradora
Título(s) alternativo(s): Outlining the knowledge of school geography in the technical course on environment at IFMA - Campus Buriticupu: work project an integrative proposal
Autor: SILVA, Jucileide Melonio Pereira 
Primeiro orientador: SANTOS, Maria José Albuquerque
Primeiro membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Segundo membro da banca: MELO, José Carlos de
Terceiro membro da banca: MARQUES, Ana Rosa
Resumo: O presente estudo tem origem a partir das reflexões sobre a Geografia Escolar e suas contribuições na formação profissional. A pesquisa teve como objetivo geral construir um projeto de trabalho como prática integradora a partir do ensino de Geografia no curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Os objetivos específicos foram: identificar as implicações da Geografia Escolar para a formação técnica em Meio Ambiente; averiguar quais temáticas geográficas e ambientais podem ser desenvolvidas de forma qualitativa contribuindo com a formação dos discentes e auxiliando a prática docente; elaborar um projeto de trabalho como prática integradora que possibilite a articulação dos conteúdos geográficos, ambientais e demais áreas. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa se constituindo em um estudo de caso instrumental fundamentado em André (2005), Martins (2008) e Mazzotti (2006). A pesquisa bibliográfica aborda a Geografia Escolar embasada em Cavalcanti (2012), Callai (2000), Vlach (2004) e Vesentini (2004). Sobre currículo integrado, interdisciplinaridade e projeto de trabalho utilizamos Santomé (1998), Fazenda (2008), Hernández; Ventura (1998), e para fundamentar as discussões sobre Educação Profissional utilizamos Ramos (2019), Cunha (2000; 2005) e Manfredi (2002). Os instrumentos empregados na produção dos dados foram: observações realizadas nas dependências da instituição estudada e durante as demais atividades da pesquisa; entrevistas semiestruturadas, direcionadas aos docentes e pedagogos; e questionários aplicados aos discentes do terceiro ano do curso em estudo. Para apreciação dos dados produzidos, utilizamos a análise descritiva interpretativa, por meio da qual descrevemos os relatos dos participantes e interpretamos à luz dos teóricos selecionados para tal estudo. A pesquisa evidenciou que a Geografia em colaboração com as demais disciplinas pode promover uma aprendizagem significativa e articulada com a realidade, além de ter demonstrado a relevância do trabalho coletivo dos docentes para o currículo integrado, destacando as atividades interdisciplinares como forma de promover um ensino mais significativo, capaz de despertar nos discentes perspectivas diversas de apropriação do conhecimento. A produção dos dados auxiliou na elaboração da proposta do projeto de trabalho para o Curso Técnico em Meio Ambiente do IFMA/Buriticupu.
Abstract: This study is originated from reflections on School Geography and its contributions to professional training. The research had as general objective to build a work project as an integrative practice from the teaching of Geography in the technical course in Environment of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão. The specific objectives were: to identify the implications of School Geography for technical training in the Environment; to ascertain which geographic and environmental themes can be developed in a qualitative way contributing to the training of students and helping teaching practice; elaborate a work project as an integrative practice that allows the articulation of geographic, environmental and other areas. The methodology used was a qualitative approach, which constituted as an instrumental case study based on André (2005), Martins (2008) and Mazzotti (2006). The bibliographic research addresses School Geography based on Cavalcanti (2012), Callai (2000), Vlach (2004) and Vesentini (2004). About integrated curriculum, interdisciplinarity and work project, this research was based on Santomé (1998), Fazenda (2008), Hernández; Ventura (1998), and to substantiate the discussions on Professional Education, Ramos (2019), Cunha (2000; 2005) and Manfredi (2002) were the bases. The instruments used in the data production were observations held on the buildings of the studied institution and during the other research activities; interviews addressed to teachers and educators; and questionnaires applied to senior students of the course under study. To assess the data produced, we used the interpretative descriptive analysis, through which we describe the participants' reports and interpret them in the light of the theorists selected for such study. The research showed that Geography in collaboration with other disciplines can promote meaningful and articulated learning with reality, in addition to demonstrating the relevance of the collective work of teachers for the integrated curriculum, highlighting interdisciplinary activities as a way to promote more significant teaching, capable of awakening in students different perspectives of knowledge appropriation. The production of the data helped in the elaboration of the work project proposal for the Technical Course in Environment of IFMA/Buriticupu.
Palavras-chave: Geografia escolar
Currículo integrado
IFMA
Projeto de trabalho
School geography
Integrated curriculum
IFMA
Work project
Área(s) do CNPq: Geografia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SILVA, Jucileide Melonio Pereira. Delineando os saberes da geografia escolar no curso técnico em meio ambiente do IFMA - Campus Buriticupu: projeto de trabalho uma proposta integradora. 2020. 191f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3186
Data de defesa: 26-Nov-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUCILEIDE-SILVA.pdfDissertação de Mestrado29,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.