Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3182
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Representações visuais dos povos Canela-Ramkokamekrá: uma proposta metodologica para Educacao Basica Tecnica e Tecnologica IFMA/Campus Imperatriz |
Título(s) alternativo(s): | Visual representations of the Canela-Ramkokamekrá peoples: a methodological proposal for Basic Technical and Technological Education IFMA / Campus Imperatriz |
Autor: | BOGÉA, Mirian Ferreira da Silva |
Primeiro orientador: | ROCHA, Viviane Moura da |
Primeiro membro da banca: | ROCHA, Viviane Moura da |
Segundo membro da banca: | VIANA, Raimundo Nonato Assunção |
Terceiro membro da banca: | CARVALHO, Herli de Sousa |
Resumo: | Este trabalho trata sobre as Representações Visuais dos povos Canela- Ramkokramekráe traz uma proposta metodológica para Educação Básica Técnica e Tecnológica IFMA/Campus Imperatriz. De forma geral, o texto aborda a história, a cultura e a arte indígena no contexto brasileiro e maranhense, considerando a perspectiva intercultural dos conteúdos que abordam a temática indígena em sala de aula. O objetivo geral desta investigação consiste em elaborar um material didático para o ensino de Artes Visuais a partir dos bens culturais (cestaria, pinturas corporais e os adereços) dos povos Canela-Ramkokamekrá, visando à valorização da cultura indígena no Maranhão. Historicamente, esta pesquisa traz uma abordagem sobre os aspectos histórico-culturais dos povos indígenas do Brasil e do Maranhão, com destaque para os povos Canela-Ramkokramekrá, suas principais características de vida, tradição e cotidiano. Foram analisadosalguns aspectos históricos do ensino de Artes Visuais e da cultura indígena, tendo como perspectiva a interculturalidade através de uma proposta didático-pedagógica, a qual consistiu numa possibilidade viável para o ensino de Arte na Educação Básica Técnica e Tecnológica IFMA/Campus Imperatriz. Esta pesquisa está fundamentada nas obras de Alonso (1996), Barbosa (2014), Candau (2008), Geertz (1997), Franklin (2005), Luciano (2006), Rolande (2013, 2017), Silva (2014), Ribeiro (2000), Mellati (2006), Nimuendajú (1946), Crocker e Crocker (2009), Figueiredo (2012), Vidal (2000) e Urban (1992). Os resultados desta iniciativa foram ponderados através de entrevistas, observação participante, diário de campo e registro audiovisual. Deseja-se que esta pesquisa promova novas perspectivas sobre o ensino das Artes Visuais e contribua para a valorização da cultura indígena no espaço escolar. |
Abstract: | This study approaches the Visual Representations of Canela-Ramkokramekrá peoples and brings a methodological proposal for the Basic Technical and Technological Education at IFMA/Campus Imperatriz. In general, the text analyses the history, culture and indigenous art in the Brazilian and Maranhão context, considering the intercultural perspective on the indigenous topic taught in the classroom. The general objective of the investigation is to elaborate a didactic material for the teaching Visual Arts through the material (basketwork, body paintings and props) produced by Canela- Ramkokamekrá peoples. This approach aims at promoting indigenous culture in Maranhão. Historically, this research considers the historical and cultural aspects of Brazilian and Maranhão indigenous people, focusing on Canela-Ramkokramekrá’s mode of life, traditions and daily life. Some of the historical aspects of teaching Visual Arts and indigenous culture were analyzed, putting into perspective the interculturality through a didactic-pedagogical proposal, considered as a viable way of teaching Arts in the Basic Technical and Technological Education IFMA/Campus Imperatriz. The study is based on the works of Alonso (1996), Barbosa (2014), Candau (2008), Geertz (1997), Franklin (2005), Luciano (2006), Rolande (2013, 2017), Silva (2014), Ribeiro (2000), Mellati (2006), Nimuendajú (1946), Crocker e Crocker (2009), Figueiredo (2012), Vidal (2000) and Urban (1992). The results of the research were obtained through interviews, participant observation, field diary notes and audiovisual records. The research intends to address new avenues on the teaching of Visual Arts and to contribute to the valorization of indigenous culture in the scholar space. |
Palavras-chave: | Arte Indígena Canela-Ramkokramekrá Ensino de Artes Visuais Interculturalidade Educação Indigenous Art Canela-Ramkokramekrá Teaching Visual Arts Interculturality Education |
Área(s) do CNPq: | Educação Artística |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | BOGÉA, Mirian Ferreira da Silva. Representações visuais dos povos Canela-Ramkokamekrá: uma proposta metodologica para Educacao Basica Tecnica e Tecnologica IFMA/Campus Imperatriz. 2020. 231. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3182 |
Data de defesa: | 3-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MIRIAN-SILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 27,12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.