Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3181
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas corporais indígenas da comunidade Tenetehara-Guajajara: contribuições interculturais para a Educação Física
Título(s) alternativo(s): Indigenous body practices of the Tenetehara-Guajajara community: intercultural contributions to Physical Education
Autor: GONÇALVES, Ludmilla Silva 
Primeiro orientador: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Primeiro membro da banca: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Segundo membro da banca: NUNES, Antonio Assis Cruz
Terceiro membro da banca: PINTO, Benedita Celeste de Moraes
Resumo: A pesquisa trata sobre as práticas corporais indígenas da comunidade tenetehara-guajajara, contribuições interculturais para a Educação Física. O objetivo da pesquisa foi investigar as práticas corporais identitárias vivenciadas na Escola Indígena Maria de Jesus Pompeu, pertencentes a Aldeia Taboca de etnia Tenetehara-Guajajara, como o intuito de construir um Guia de Orientações Didático-Pedagógicas para auxiliar os professores de Educação Física nos espaços escolares indígenas e não indígenas a terem novas possibilidades pedagógicas na perspectiva intercultural e na efetivação da Lei 11.645/2008. O estudo está organizado em quatro seções. A primeira seção descreve a Introdução, na qual apresentamos a organizativa do texto dissertativo. A segunda seção trata sobre a Educação Física Escolar e Cultura Indígena, onde discutimos sobre a Lei 11.645/2008, Interculturalidade, Práticas corporais, a manifestação cultural indígena no currículo e os indígenas maranhenses. A terceira seção aborda sobre a pesquisa empírica, a qual ficou dividida em três subseções: A caracterização da EI Maria de Jesus Pompeu; a Metodologia da Pesquisa; Análise e interpretação dos dados da pesquisa; e o produto educacional. Na quarta seção apresentamos as considerações finais. O método de procedimento da pesquisa adotado foi a pesquisa-ação. Os participantes da pesquisa foram: a professora/cacique da comunidade e quatro indígenas mais velhos da aldeia. Nossos instrumentos de coleta de dados foram: a observação e as entrevistas. A pesquisa concluiu que o uso das práticas corporais indígenas da etnia Tenetehara-Guajajara, confirmam um repertório de conhecimentos corporificados na cultura indígena e trazem contribuições que podem e devem ser incorporadas nos conteúdos curriculares, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais diversificado e intercultural.
Abstract: The research deals with the indigenous corporal practices of the tenetehara-guajajara community, intercultural contributions to Physical Education. The objective of the research was to investigate how body identity practices experienced at the Maria de Jesus Pompeu Indigenous School, belonging to the Tenetehara-Guajajara ethnic group, in order to build a Didactic-Pedagogical Orientation Guide to assist Physical Education teachers in the spaces indigenous and non-indigenous schoolchildren to have new pedagogical possibilities in the intercultural perspective and in the implementation of Law 11.645 / 2008. The study is organized into four sections. The first section describes the Introduction, in which we present the organization of the essay text. The second section deals with School Physical Education and Indigenous Culture, where we discussed Law 11,645 / 2008, Interculturality, Corporal Practices, the indigenous cultural manifestation in the curriculum and the indigenous people from Maranhão. The third section deals with empirical research, which was divided into three subsections: The characterization of EI Maria de Jesus Pompeu; the Research Methodology; Analysis and interpretation of research data; and the educational product. In the fourth section we present the final considerations. The research procedure method adopted was action research. The research participants were: the teacher / chief of the community and four older indigenous people from the village. Our data collection instruments were: observation and interviews. The research concluded that the use of indigenous body practices of the ethnic Tenetehara-Guajajara, confirm a repertoire of knowledge embodied in the indigenous culture and bring contributions that can and should be incorporated in the curricular contents, making the teaching-learning process more diversified and intercultural.
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Interculturalidade
Práticas Corporais Indígenas
School Physical Education
Interculturality
Indigenous Body Practices
Área(s) do CNPq: Educação Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: GONÇALVES, Ludmilla Silva. Práticas corporais indígenas da comunidade Tenetehara-Guajajara: contribuições interculturais para a Educação Física. 2020. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3181
Data de defesa: 22-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUDMILLA-GONÇALVES.pdfDissertação de Mestrado16,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.