Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3178
Tipo do documento: Dissertação
Título: Percursos formativos das mulheres líderes comunitárias em São Luís
Título(s) alternativo(s): Training courses for women community leaders in São Luís
Autor: TEIXEIRA, Antonieta Lago 
Primeiro orientador: NUNES, Iran de Maria Leitão
Primeiro membro da banca: NUNES, Iran de Maria Leitão
Segundo membro da banca: LIMA, Francisca das Chagas Silva
Terceiro membro da banca: ROCHA, Lourdes de Maria Leitão Nunes
Resumo: A história de atuação das mulheres ao longo de sua trajetória tem sido segregada, invisibilizada, deixada em segundo plano, embora estas estejam sempre nas trincheiras das lutas sociais, e mais recentemente nos movimentos comunitários. Partindo daí, surge o interesse por essa pesquisa que tem o objetivo de analisar e revelar como tem se dado os percursos formativos e sua influência na construção identitária de mulheres líderes comunitárias no Município de São Luís, com vistas a produção de elementos significativos e originais sobre o ser mulher no exercício da liderança comunitária. Para tanto, refletimos sobre os conceitos de identidade e da categoria percurso para nos levar a compreender os percursos formativos e como estes intervém na construção identitária dessas mulheres, além da atuação e exercício da liderança feminina, perpassando pela sua trajetória e pelos diversos aspectos da vida pessoal e coletiva. Recorremos a estudos que abordam o percurso histórico dos movimentos sociais e do movimento comunitário, além do envolvimento das mulheres à frente desses movimentos e seu protagonismo feminino. Quanto aos aspectos acadêmico, esse estudo está inserido Área de Concentração: Diversidade, Cultura e Inclusão Social, cuja Linha de Pesquisa é: Educação, Mulheres e Relações de Gênero – do Grupo de Pesquisa GEMGE. Assim, definimos que quanto à sua abordagem essa pesquisa é qualitativa do tipo Auto biográfica, considerando que trará a trajetória de vida das mulheres a partir dos estudos levantados, possibilitando a estas o Falar do Eu através da pesquisa. Trata-se de um estudo que nos possibilitou compreender que a construção da trajetória das mulheres líderes comunitárias pesquisadas vai se construindo a partir das realidades que está envolta por uma diversidade de situações que também é permeada por necessidades específicas do âmbito da coletividade. Não tem como ponto de partida uma intencionalidade, mas vai se desenvolvendo de forma espontânea fazendo surgir e visibilizar essa mulher que lidera outras pessoas, outras mulheres e atrelada a essa trajetória vai se construindo também os processos de seu percurso formativo que passa a ter sentido e significado na atuação dessas mulheres para o exercício da liderança.
Abstract: Women's history of action along the way has been segregated, invisible, and left behind, although they are always in the trenches of social struggles, and more recently in community movements. From this point of view, there is an interest in this research that aims to analyze and reveal how the formative pathways and their influence on the identity construction of women community leaders in the Municipality of, being a woman in the exercise of community leadership. In order to do so, we reflect on the concepts of identity and the category of course to lead us to understand the formative paths and how these intervene in the identity construction of these women, in addition to the performance and exercise of female leadership, passing through their trajectory and the various aspects of life personal and collective. We turn to studies that address the historical course of social movements and the community movement, in addition to the involvement of women in front of these movements and their feminine protagonism. Regarding the academic aspects, this study is included Area of Concentration: Diversity, Culture and Social Inclusion, whose Research Line is: Education, Women and Gender Relations - of the GEMGE Research Group. Thus, we define that as far as its approach this research is qualitative of the Auto biographical type, considering that it will bring the trajectory of life of the women from the studies raised, enabling them to Speak of the I through the research. Its starting point is not intentionality, but it develops spontaneously, giving rise and making visible to this woman who leads other people, other women and linked to this trajectory, the processes of her formative pathway, which becomes meaningful and constructive, meaning in the performance of these women to exercise leadership.
Palavras-chave: Identidade
Percurso formativo
Liderança feminina
Identity
Formative course
Women's Leadership
Área(s) do CNPq: Educação de Adultos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: TEIXEIRA, Antonieta Lago. Percursos formativos das mulheres líderes comunitárias em São Luís. 2019. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3178
Data de defesa: 30-Abr-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIETA-TEIXEIRA.pdfDissertação de Mestrado2,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.