Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3177
Tipo do documento: Dissertação
Título: A tecnologia assistiva como apoio ao ensino do estudante com deficiência visual: uma proposta de intervenção em uma escola filantrópica do município de São Luís
Título(s) alternativo(s): Assistive technology to support the teaching of visually impaired students: an intervention proposal in a philanthropic school in the city of São Luís
Autor: FRAZÃO, Aline Aparecida Nascimento 
Primeiro orientador: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Primeiro membro da banca: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Segundo membro da banca: ANJOS, Elisa Maria dos
Terceiro membro da banca: RIBEIRO, Francisco Adelton Alves
Resumo: A presente pesquisa se realizou no período da Pandemia do Corona Vírus Desease (Covid-19) e teve por objetivo realizar uma intervenção pedagógica com professores com recursos de Tecnologia Assistiva visando à elaboração de um e-book para o ensino de estudantes com deficiência visual. A metodologia adotada foi a pesquisa aplicada por meio de intervenção na perspectiva da pesquisa participante com análise qualitativa. Os instrumentos utilizados foram: textos, fotografias, entrevistas estruturadas, questionários, observações participantes, roda de conversa, diário de campo, aplicativos de celular (@voice, Braille Tutor, Be my eyes, Eye-D), sintetizadores de voz (Virtual Vision, NVDA), softwares (Braille fácil, Prancha fácil, Dosvox, Balabolka), plataforma digital (Google Meet), notebook e tablet. Para análise e interpretação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados iniciais obtidos por meio de questionário realizado com os estudantes demonstraram que (75%), afirmaram que os professores utilizavam alguns recursos tecnológicos durante as aulas, quanto os recursos de Tecnologia mais utilizados pelos professores, o computador é apontado com (50%) de utilização. Em relação aos conceitos, aplicações e diversidade de recursos de Tecnologia Assistiva, os resultados dos questionários revelaram que (25%) dos estudantes conhecem os recursos no que se refere ao manuseio e utilidade. As entrevistas realizadas com os professores demostraram a necessidade de uma melhor compreensão dos conceitos de Tecnologia Assistiva, manuseio e aplicabilidade na superação de barreiras comunicacionais, de acessibilidade e tecnológicas. Assim, foi possível confirmar que a Tecnologia Assistiva se constituiu em uma possiblidade dinâmica para o ensino dos estudantes com deficiência visual, como também para a atuação pedagógica dos professores. Esta investigação revelou a necessidade da implementação de políticas públicas de formação continuada na temática abordada para professores que atuam com estudantes com deficiência visual nas escolas públicas de São Luís-MA, com o intuito de contribuir com o acesso aos conteúdos e a participação nas tarefas propostas de maneira interativa.
Abstract: This research was carried out in the period of the Corona Virus Desease Pandemic (Covid-19) and aimed to carry out a pedagogical intervention with teachers with resources of Assistive Technology aiming at the elaboration of an e-book for teaching students with visual impairments. The methodology adopted was research applied through intervention from the perspective of participatory research with qualitative analysis. The instruments used were: texts, photographs, structured interviews, questionnaires, participant observations, conversation circle, field diary, mobile applications (@voice, Braille Tutor, Be my eyes, Eye-D), voice synthesizers (Virtual Vision, NVDA), software (Easy Braille, Easy Board, Dosvox, Balabolka), digital platform (Google Meet), notebook and tablet. For data analysis and interpretation, content analysis was used. The initial results obtained through a questionnaire carried out with the students demonstrated that (75%), stated that the teachers used some technological resources during the classes. Regarding the technology resources most used by teachers, the computer is pointed out with (50%) use. Regarding the concepts, applications and diversity of Assistive Technology resources, the results of the questionnaires revealed that (25%) of the students know the resources with regard to handling and utility. The interviews conducted with teachers demonstrated the need for a better understanding of Assistive Technology concepts, handling and applicability in overcoming communication, accessibility and technological barriers. Thus, it was possible to confirm that Assistive Technology was a dynamic possibility for teaching visually impaired students, as well as for the pedagogical performance of teachers. This investigation revealed the need to implement public policies for continuing education in the subject addressed for teachers who work with visually impaired students in public schools in São Luís-MA, in order to contribute to access to content and participation in the proposed tasks interactively.
Palavras-chave: Deficiência Visual
Tecnologia Assistiva
Estudante
Formação Continuada de Professores
Visual Impairment
Assistive Technology
Student
Continuing Teacher Education
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: FRAZÃO, Aline Aparecida Nascimento. A tecnologia assistiva como apoio ao ensino do estudante com deficiência visual: uma proposta de intervenção em uma escola filantrópica do município de São Luís. 2020. 264 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3177
Data de defesa: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE-FRAZÃO.pdfDissertação de Mestrado25,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.