Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMONTEIRO, Roseanne Márcia Silva Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7538694559914672por
dc.contributor.advisor1MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee1MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee2CAMPOS, Nadja Fonsêca da Silva Cutrim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9850574903473891por
dc.contributor.referee3MELO, Maria Alice-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8175989249772475por
dc.date.accessioned2021-02-06T20:35:06Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Roseanne Márcia Silva Marques. A formação continuada de professores do ensino fundamental no município de Vargem Grande: reflexos na prática docente. 2020. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3171-
dc.description.resumoEsta Dissertação de Mestrado integra-se ao grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e trata da formação continuada de professores do ensino fundamental no munícipio de Vargem Grande/MA, cujo principal objetivo é analisar a formação continuada dos professores da I etapa do ensino fundamental (1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Vargem Grande/MA e seus reflexos na prática docente. Para a realização da pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa, com a utilização de instrumentos e técnicas da pesquisa bibliográfica e documental, grupo focal e entrevistas. A pesquisa foi realizada em duas escolas municipais de ensino fundamental I etapa e contou com 14 (catorze) sujeitos, sendo: 10 (dez) professores, 2 (dois) gestores e 2 (dois) orientadores pedagógicos. Os questionamentos abordaram aspectos sobre concepções de formação continuada, identificação acerca da relação teoria e prática na ação pedagógica a partir das formações continuadas, contribuições da formação continuada como propositora de novos caminhos e descobertas para a prática pedagógica do professor. O estudo considerou as formações realizadas pela Coordenação de Formação da SEMED/VG no período de 2017 até 2019. As referências teóricas e metodológicas que alicerçam essa discussão acerca deste objeto apoiam-se em autores como: Freitas (2002); Duarte (2003); Martins (2010); Gatti (2005); Tardif (2002); Tanuri (2000); Libâneo (2009); Gamboa (2012), Poupart (2010); Minayo (2010); dentre outros. A pesquisa adota como pressuposto epistemológico a teoria histórico-crítica esboçada por Demerval Saviani (1983, 1997, 2003, 2007, 2011a, 2011b). Concluiu-se com o estudo que as discussões sobre a formação continuada de professores nos espaços escolares são fundamentais para que se perceba se a forma como está sendo conduzida, está reproduzindo os interesses hegemônicos ou se está buscando favorecer práticas educativas mais democráticas, de modo a oportunizar aos professores a percepção da necessidade de se praticar a docência de forma crítica para não servir como um instrumento de reprodução. É nessa direção que defendemos uma formação continuada de professores que esteja para além da imediaticidade da prática, mas que amplie o pensamento crítico, produzido de forma coletiva e contextualizada, que considere os conhecimentos práticos e teóricos relacionando-os dialeticamente, com vistas à construção de uma formação que trilhe novos percursos.por
dc.description.abstractThis Master's Dissertation is part of the research group “School, Curriculum and Teacher Training” at the Federal University of Maranhão - UFMA and deals with the continuing education of elementary school teachers in the municipality of Vargem Grande / MA, whose main objective is to analyze the continuing education of teachers in the 1st stage of elementary education (1st to 5th year) of the Municipal Education Network of Vargem Grande / MA and its effects on teaching practice. To carry out the research, the qualitative approach was used, with the use of instruments and techniques of bibliographic and documentary research, focus group and interviews. The research was carried out in two municipal elementary schools in the first stage and included 14 (fourteen) subjects, being: 10 (ten) teachers, 2 (two) managers and 2 (two) pedagogical advisors. The questions addressed aspects about concepts of continuing education, identification of the relationship between theory and practice in pedagogical action based on continuing education, contributions from continuing education as a proponent of new paths and discoveries for the teacher's pedagogical practice. The study considered the training carried out by the SEMED / VG Training Coordination in the period from 2017 to 2019. The theoretical and methodological references that support this discussion about this object are supported by authors such as: Freitas (2002); Duarte (2003); Martins (2010); Gatti (2005); Tardif (2000); Tanuri (2000); Azavedo (2003); Libâneo (2009); Gamboa (2012), Poupart (2010); Minayo (2010); among others. The research adopts the historical-critical theory outlined by Demerval Saviani (1993, 1997, 2003, 2007, 2011a, 2011b) as an epistemological assumption. It was concluded with the study that the discussions about the continued formation of teachers in the school spaces are fundamental to realize if the way it is being conducted, is reproducing the hegemonic interests or if it is seeking to favor more democratic educational practices, in order to provide teachers with the perception of the need to practice teaching critically in order not to serve as an instrument of reproduction. It is in this direction that we advocate continuing teacher education that is beyond the immediacy of practice, but that broadens critical thinking, produced in a collective and contextualized way, that considers practical and theoretical knowledge, relating them dialectically, with a view to the construction training that takes new paths.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-02-06T20:35:06Z No. of bitstreams: 1 RoseanneMonteiro.pdf: 874388 bytes, checksum: b34467ac4c28fecb59a69dc4215343b4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-06T20:35:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RoseanneMonteiro.pdf: 874388 bytes, checksum: b34467ac4c28fecb59a69dc4215343b4 (MD5) Previous issue date: 2020-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectRelação teoria e práticapor
dc.subjectContinuing educationpor
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectRelationship theory and practiceeng
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.titleA formação continuada de professores do ensino fundamental no município de Vargem Grande: reflexos na prática docentepor
dc.title.alternativeContinuing education of elementary school teachers in the municipality of Vargem Grande: reflections on teaching practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RoseanneMonteiro.pdfDissertação de Mestrado853,89 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.