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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3167
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Inclusão de alunos com deficiência visual: concepções de professores da Universidade Federal do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Inclusion of visually impaired students: conceptions of professors at the Federal University of Maranhão |
Autor: | PINHEIRO, Joice Fernanda |
Primeiro orientador: | SILVA, Silvana Moura da |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Silvana Moura da |
Segundo membro da banca: | CHAHINI, Thelma Helena Costa |
Terceiro membro da banca: | JESUS, Ivone das Dores de |
Resumo: | A inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior tem gerado discussões acerca da efetividade de políticas públicas, que possibilitem o acesso e a permanência destes nos diversos cursos oferecidos pelas universidades públicas. A inclusão educacional se fundamenta em uma concepção de direitos e valores humanos, a qual agrega inúmeras possibilidades para as pessoas com deficiência, envolvendo, em especial, o acesso e a permanência no âmbito educacional com equidade, englobando, também, a Educação Superior. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as concepções dos professores em relação a inclusão de alunos com deficiência visual na Universidade Federal do Maranhão. Optou-se pelo método fenomenológico, abordagem quanti-qualitativa, pesquisa documental, descritiva e de campo. Participaram desta pesquisa 16 professores de alunos com deficiência visual, matriculados no ano letivo de 2019 e frequentadores de cursos da referida universidade, localizados no Centro de Ciências Sociais, campus Dom Delgado. Na coleta de dados foram utilizados documentos escritos, oficiais, fontes estatísticas e entrevista semiestruturada. A análise das entrevistas foi mediante a seleção do discurso na linguagem de cada participante, sendo realizada uma análise fenomenológica (redução eidética) em unidades significativas nas descrições. Pontua-se que as concepções dos professores em relação à inclusão do aluno com deficiência visual na referida universidade contemplaram o direito ao acesso garantido desse aluno por meio do sistema de cotas, a acessibilidade plena desde o ingresso do mesmo até sua permanência e a garantia para desenvolver as suas habilidades pelo potencial cognitivo desse aluno. Conclui, às luzes das concepções expostas pelos professores, que apesar das ações desenvolvidas e dos serviços oferecidos, a necessidade de adequação em relação às acessibilidades arquitetônica, pedagógica e comunicacional para a efetivação da inclusão de alunos com deficiência visual na Universidade Federal do Maranhão. |
Abstract: | The inclusion of people with disabilities in Higher Education has generated discussions about the effectiveness of public policies, which enable their access and permanence in the various courses offered by public universities. Educational inclusion is based on a concept of human rights and values, which adds countless possibilities for people with disabilities, involving, in particular, access and permanence in the educational field with equity, also encompassing Higher Education. The present study aimed to analyze the teachers' conceptions regarding the inclusion of students with visual impairments at the Federal University of Maranhão. We opted for the phenomenological method, quanti-qualitative approach, documentary, descriptive and field research. Sixteen teachers of visually impaired students, enrolled in the academic year of 2019 and attending courses at that university, participated in this research, located at the Center for Social Sciences, Dom Delgado campus. In data collection, written, official documents, statistical sources and semi-structured interviews were used. The analysis of the interviews was based on the selection of the speech in the language of each participant, and a phenomenological analysis (eidetic reduction) was performed in significant units in the descriptions. It is pointed out that the teachers' conceptions regarding the inclusion of the visually impaired student at the referred university contemplated the right to guaranteed access for that student through the quota system, full accessibility from the time of admission until their permanence and the guarantee for develop their skills by the cognitive potential of that student. It concludes, in the light of the concepts exposed by the teachers, that despite the actions developed and the services offered, the need for adequacy in relation to architectural, pedagogical and communicational accessibility for the effective inclusion of students with visual impairments at the Federal University of Maranhão. |
Palavras-chave: | Inclusão Concepção Docência Deficiência visual Educação superior Inclusion Conception Teaching Visual impairment College education |
Área(s) do CNPq: | Educação Especial |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | PINHEIRO, Joice Fernanda. Inclusão de alunos com deficiência visual: concepções de professores da Universidade Federal do Maranhão. 2020. 245 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3167 |
Data de defesa: | 9-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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