Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPIMENTA, Janaina de Araujo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2149451273983071por
dc.contributor.advisor1CARDOZO, Maria José Pires Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.contributor.referee1CARDOZO, Maria José Pires Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.contributor.referee2BIANCHINI, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.contributor.referee3ZIENTARSKI, Clarice-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4673553941111789por
dc.contributor.referee4DUBLANTE, Carlos André Sousa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269364248833833por
dc.date.accessioned2021-02-06T02:21:39Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.citationPIMENTA, Janaina de Araujo. Gestão democrática da Educação: análise da sua materialidade nos sistemas municipais de educação da mesorregião sul do Maranhão. 2019. 280 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3166-
dc.description.resumoDebates têm sido realizados em todo o país, buscando-se refletir sobre a importância da democratização da educação. Leis têm sido elaboradas como diretrizes para as mudanças necessárias, mas a implementação dos debates e das diretrizes propostas não penetraram, ainda, de forma eficaz e transformadora, os sistemas de educação. Em vista disso, o presente trabalho buscou analisar a materialidade da gestão democrática nos sistemas municipais de educação na Mesorregião do Sul Maranhense, destacando-se as inter-relações entre as bases normativas, os espaços e mecanismos referentes à gestão democrática consistem em ações de democratização, com base na Constituição Federal - CF/88, e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei de nº 9394/96, bem como diante do olhar de alguns autores que abordam as políticas de educação e de gestão democrática e participativa a exemplo de Cury (2010); Dourado (2008); Bordignon (2009); Abrucio (2010); Araujo (2010), dentre outros autores citados no referencial teórico deste estudo, apresentam-se uma visão de autonomia e participação política, administrativa e financeira, no que diz respeito à organização de sistemas de educação em especial dos municípios. Os procedimentos metodológicos da pesquisa utilizada para realização deste trabalho basearam-se em aportes qualitativos e quantitativos. Realizaram-se uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa documental por meio da análise das leis dos Sistemas Municipais de Educação, Conselhos Municipais de Educação e Leis Orgânicas dos municípios que instituíram os Sistemas Municipais de Educação compreendidos na Mesorregião Sul, âmbito deste estudo, e, também, uma pesquisa de campo com aplicação de questionários aos conselheiros dos CME dos municípios de Carolina e Porto Franco, no estado do Maranhão. O estudo aponta que dos dezenoves municípios que compõem a Mesorregião Sul do Maranhão, apenas dois (Carolina e Porto Franco) instituíram seus SMEs, com espaços e mecanismos mínimos de participação da sociedade. Ambos os municípios pesquisados, criaram seus conselhos municipais de educação, mas encontram-se inativos. Percebe-se, também, a partir da legislação e cenário local, que, mesmo legalmente instituídos, os SMEs encontram impasses na efetivação da política educacional e que ainda há um longo caminho a percorrer, no sentido de neles efetivar e ampliar o princípio da gestão democrática.por
dc.description.abstractNationwide debates have been focusing on the importance of democratization of education. Although the legislation in force carries out the necessary changes, the implementation of debates and the guidelines proposed do not go through efficiently the educational systems yet. Because of that, this research is an analysis of the materiality of democratic school management in the Municipal Systems of Education in the Mesoregion of the South of the State of Maranhão, highlighting the relationships between the normative basis, the spaces and mechanisms related to democratic management represent democratization actions based on the Constitution of the Federal Republic of Brazil (1988), and on the Law Nr. 9.394/1996, as well as in accordance with the points of view of authors who work with educational and democratic, participative management policies such as Cury (2010); Dourado (2008); Bordignon (2009); Abrucio (2010); Araujo (2010), among others quoted within the theoretical reference of this research. There is a vision of autonomy and political, administrative, and financial participation in relation to the organization of educational systems especially in municipalities. The methodological procedures of the research utilized in the accomplishment of this thesis are based on qualitative and quantitative subsidies. It is a bibliographical, documentary research accomplished through the analyses of laws of Municipal Systems of Education, Municipal Councils of Education, and the Municipal Organic Laws which have instituted the Municipal Systems of Education within the Southern Mesoregion, focus of this study, and, a field research followed by questionnaire to the members of the Municipal Councils of Education in the cities of Carolina and Porto Franco, in the State of Maranhão. The study points out that two out of nineteen municipalities which compose the Southern Mesoregion of Maranhão – Carolina and Porto Franco – have instituted their Municipal Systems of Education with minimal spaces and mechanisms of participation of the society. Both municipalities researched have created their municipal councils of education, but they are closed. An analysis in relation to the legislation and local scenery shows up impasses to make the educational policy effective and that there is still a long way to go through in order to accomplish and make broader the beginning of the democratic management in the environment of the educational systems in these municipalities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-02-06T02:21:39Z No. of bitstreams: 1 JanainaPimenta.pdf: 13207334 bytes, checksum: 3cb520fbe085a4528b5399fcaa997cd0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-06T02:21:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JanainaPimenta.pdf: 13207334 bytes, checksum: 3cb520fbe085a4528b5399fcaa997cd0 (MD5) Previous issue date: 2019-11-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democrática da educaçãopor
dc.subjectSistemas municipais de educaçãopor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectDemocratic management of educationeng
dc.subjectMunicipal systems of educationeng
dc.subjectLegislationpor
dc.subject.cnpqAdministração Educacionalpor
dc.titleGestão democrática da Educação: análise da sua materialidade nos sistemas municipais de educação da mesorregião sul do Maranhãopor
dc.title.alternativeDemocratic management of Education: analysis of its materiality in the municipal education systems of the southern mesoregion of Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JanainaPimenta.pdfDissertação de Mestrado12,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.