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dc.creatorARAÚJO, Gisele Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2126225556695239por
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.contributor.referee2MELO, Hilce Aguiar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2548329454257402por
dc.contributor.referee3CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.date.accessioned2021-02-06T01:26:04Z-
dc.date.issued2016-12-29-
dc.identifier.citationARAÚJO, Gisele Maria. Atendimento educacional especializado no contexto da política de educação especial da rede pública municipal de São Luís/MA: complexidades, movimentos e desafios. 2016. 212 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3165-
dc.description.resumoA política educacional na perspectiva da educação inclusiva vem sendo implementada nos sistemas educacionais brasileiros. Resoluções, decretos, notas técnicas e programas governamentais seguem as diretrizes da política nacional. A Educação Especial, por meio dos documentos normativos preconiza, o Atendimento Educacional Especializado de forma complementar e suplementar, ao seu público alvo que acontece nas Salas de Recurso Multifuncionais. Nesse contexto, a implementação e organização desse serviço da Educação Especial passa a ter visibilidade. A pesquisa partiu do seguinte problema, como estão sendo desenvolvidas as ações direcionadas para a efetivação do Atendimento Educacional Especializado, no contexto das Políticas de Educação Especial e os desafios para sua implantação e materialização. A presente pesquisa tem por objetivo geral, analisar como estão sendo realizadas as ações e como se materializa o Atendimento Educacional Especializado no contexto da Política de Educação Especial na Rede Municipal Pública de Ensino de São Luís. E, objetivos específicos: identificar as concepções a nível nacionais, estaduais e municipais do poder público sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE); entender o processo de implantação de sala de Sala de Recurso Multifuncional no contexto da Política Nacional de Educação Especial e suas implicações na Rede Municipal de São Luís; descrever a dinâmica do AEE na Rede Municipal de ensino de São Luís. Foram 15 (quinze) participantes, dentre eles: 07 (sete) professores de salas de recursos multifuncionais de escolas municipais de São Luís-MA, 07 (sete) gestores e a superintendente da Educação Especial de São Luís. Adotou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A pesquisa foi descritiva, exploratória com abordagem quanti-qualis. O estudo apoiou-se nas contribuições de autores como: Melo (2008); Carvalho (2012); Jesus (2012); Garcia (2008); Kassar (2012); Martins (2008), dentre outros. Os resultados indicam que a implementação e organização das Salas de Recursos Multifuncional na rede municipal de São Luís-MA (fratura) quanto a sua materialização quanto a formação dos professores, manutenção dos recursos tecnológicos e profissionais de apoio (cuidadores), apesar dos esforços da equipe técnica da Superintendência de Educação Especial de Luís-MA e dos profissionais inseridos no contexto.por
dc.description.abstractEducational policy in the perspective of inclusive education has been implemented in Brazilian educational systems. Resolutions, decrees, technical notes and government programs follow the guidelines of national policy. The Special Education, through the normative documents, advocates the Specialized Educational Service in a complementary and supplementary way, to its target audience that happens in the Multifunctional Resource Rooms. In this context, the implementation and organization of this service of Special Education to have visibility. The purpose of this research is to investigate how the actions are being carried out and how the Specialized Educational Assistance in the context of the Special Education Policy in the Municipal Public Education Network of São Luís materializes. National, state and municipal levels of public power over Specialized Educational Assistance (AEE); To apprehend the process of implantation of the room of Multifunctional Resource Room in the context of the National Policy of Special Education and its implications in the Municipal Network of São Luís; (7) teachers of multifunctional resource rooms of municipal schools of São Luís-MA, 07 (seven) managers and the superintendent of Special Education of São Luis totaling 15 (subjects). The semi-structured interview was adopted as a data collection instrument and the data were analyzed by the content analysis method (BARDIN 1977). The study was based on the contributions of authors such as: Melo (2008); Carvalho (2012); Jesus (2012); Garcias (2008); Kassar (2012); Martins (2008), among others. The results indicate that the implementation and organization of the Multifunctional Resource Rooms in the municipal network of São Luís-Ma fracture as to its materialization regarding the training of teachers, maintenance of technological resources and support professionals (caregivers), despite the efforts of the technical team The Superintendency of Special Education of Luís-MA and the professionals inserted in the context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-02-06T01:26:03Z No. of bitstreams: 1 GiselleMaria.pdf: 9317657 bytes, checksum: f1a226a482a67ba70fd6a48cb495ebd4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-06T01:26:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GiselleMaria.pdf: 9317657 bytes, checksum: f1a226a482a67ba70fd6a48cb495ebd4 (MD5) Previous issue date: 2016-12-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectSala de recurso multifuncionalpor
dc.subjectSpecialized educational assistanceeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectMultifunctional resource roomeng
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.titleAtendimento educacional especializado no contexto da política de educação especial da rede pública municipal de São Luís/MA: complexidades, movimentos e desafiospor
dc.title.alternativeSpecialized educational assistance in the context of the special education policy of the municipal public network of São Luís / MA: complexities, movements and challengeseng
dc.typeDissertaçãopor
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