Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3164
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Allana Sousa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8299848456366008 | por |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Lucinete Marques | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0018671506508933 | por |
dc.contributor.referee1 | LIMA, Lucinete Marques | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0018671506508933 | por |
dc.contributor.referee2 | BIANCHINI, Angelo Rodrigo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3543855549540163 | por |
dc.contributor.referee3 | DUARTE, Ana Lúcia Cunha | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7783722596524788 | por |
dc.date.accessioned | 2021-02-04T14:22:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Allana Sousa. Assistência estudantil na UFMA, dinâmica institucional e significados na formação: evidências da modalidade vivências acadêmico-profissionais. 2020. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3164 | - |
dc.description.resumo | O estudo tem como tema a política de assistência estudantil para a educação superior, recortando-se o seu significado na formação acadêmica e dinâmica institucional. O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) fez parte da reforma da educação superior no Governo Lula voltado para a permanência do estudante, prioritariamente àqueles com renda familiar per capita de até um salário e meio. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de implementação da modalidade vivências acadêmico-profissionais e seus significados para a formação dos estudantes na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A pesquisa é de abordagem qualitativa, realizam-se estudos bibliográficos, análises documentais e pesquisa descritivo-analítica, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas. Têm-se como fundamento teórico: Sposati; Zago; Lima; Demo; Vasconcelos; Pinto; Kowalski e outros. Também, valorizam-se os principais Documentos Oficiais relacionados à temática, a exemplo da Portaria Normativa 39/2007 e o Decreto nº 7.234/2010. As análises indicam que as ações de assistência estudantil desenvolvidas na UFMA são instituídas por meio de editais, considerando que o documento norteador da política institucional se encontra em processo de reestruturação pelo órgão colegiado específico; algumas áreas definidas pelo PNAES não estão sendo desenvolvidas na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), mas se desenvolvem por ação de outros setores da UFMA, evidenciando a necessidade de parcerias entre os setores institucionais. Ainda, percebe-se que tanto no Programa nacional quanto nos editais institucionais prevalece a orientação de que as ações acadêmico-profissionais do bolsista estejam relacionadas com o seu projeto de formação. No entanto, as declarações dos profissionais dos setores entrevistados sinalizam que a perspectiva da assistência estudantil tem tendência assistencialista, baseada na contrapartida e em atividades de cunho técnicoadministrativas. As profissionais da Proaes percebem a Bolsa como direito social, mas destacam alguns desafios na sua implementação. Os bolsistas destacam principalmente o apoio financeiro da Bolsa e a contribuição no que diz respeito ao relacionamento interpessoal e postura profissional. Assim, o estudo sugere ampliar a discussão com a comunidade acadêmica acerca da proposta da Bolsa e sua relação entre curso de origem do estudante e atividades desenvolvidas para ampliar o processo formativo. | por |
dc.description.abstract | The study has as its theme the student assistance policy for higher education, highlighting its meaning in academic formation and institutional dynamics. The Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) was part of the reform of higher education in the Lula Government aimed at the permanence of the student, primarily those with a per capita family income of up to one and a half wages. This research aims to analyze the process of implementing academic-professional experiences and their meanings for the training of students at the Universidade Federal do Maranhão (UFMA). The research has a qualitative approach, bibliographic studies, document analysis and descriptive-analytical research are carried out, using semi-structured interviews. Theoretical basis is: Sposati; Zago; Lima; Demo; Vasconcelos; Pinto; Kowalski and others. Also, the main Official Documents related to the theme are valued, such as Normative nº 39/2007 and Decree nº 7.234/2010. The analyzes indicate that the student assistance actions developed at UFMA are instituted through public notices, considering that the guiding document of the institutional policy is being restructured by the specific collegiate body; some areas defined by the PNAES are not being developed in the Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), but are being developed by action of other sectors of UFMA, highlighting the need for partnerships between institutional sectors. Furthermore, it is clear that both in the national Program and in the institutional notices, the orientation that the scholar-professional actions of the fellow is related to his training project prevails. However, the statements of the professionals in the sectors interviewed indicate that the perspective of student assistance has an assistentialist tendency, based on the counterpart and technical-administrative activities. Proaes professionals see the stock exchange as a right, but highlight some challenges in its implementation. The scholarship holders mainly highlight the financial support of the Exchange and the contribution with regard to interpersonal relationships and professional posture. Thus, the study suggests expanding the discussion with the academic community about the scholarship proposal and its relationship between the student's course of origin and activities developed to expand the training process. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-02-04T14:22:18Z No. of bitstreams: 1 ALLANA-SILVA.pdf: 1005908 bytes, checksum: 663189db89fcdb783b348bc65f5e31db (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-04T14:22:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALLANA-SILVA.pdf: 1005908 bytes, checksum: 663189db89fcdb783b348bc65f5e31db (MD5) Previous issue date: 2020-02-28 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Política educacional | por |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Assistência estudantil | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | PNAES | por |
dc.subject | Educational policies | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Student assistance | eng |
dc.subject | History | eng |
dc.subject | PNAES | eng |
dc.subject.cnpq | Política Educacional | por |
dc.title | Assistência estudantil na UFMA, dinâmica institucional e significados na formação: evidências da modalidade vivências acadêmico-profissionais | por |
dc.title.alternative | Student assistance at UFMA, institutional dynamics and meanings in training: evidence from the academic-professional experience modality | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALLANA-SILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 982,33 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.