Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Poliana Jesus de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0534083692406659por
dc.contributor.advisor1AHLERT, Martina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0255848252162200por
dc.contributor.referee1AHLERT, Martina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0255848252162200por
dc.contributor.referee2PEREIRA, Alexandre Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605611752948124por
dc.contributor.referee3LIMA, Rarielle Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8281621481381083por
dc.date.accessioned2021-02-04T13:54:55Z-
dc.date.issued2020-07-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Poliana Jesus de. Juventude, sociologia e gênero: práticas políticas entre estudantes de uma escola pública em São Luís, Ma. 2020. 141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3163-
dc.description.resumoEsta dissertação explora as representações ou concepções da política, enquanto categoria êmica, entre os estudantes de uma escola pública de ensino médio – o Centro de Ensino Benedito Leite, em São Luís, Maranhão. Neste sentido, apresenta uma discussão antropológica baseada na observação e análise de concepções e práticas acerca de questões que alunos e alunas vivenciam no ambiente escolar. O cerne do trabalho reside nos diferentes modos pelos quais esses jovens constroem e ressignificam as noções de escola, família, política, sociologia, gênero e sexualidade a partir de suas vivências, com vistas a demonstrar como são criativos politicamente, e como as diferentes concepções de política unificam e perpassam esses diferentes temas. A abordagem adotada na pesquisa dialoga com a proposta de elaborar uma teoria etnográfica capaz de devolver a política à cotidianidade.por
dc.description.abstractThis dissertation explores the representations or conceptions of politics, as an emic category, among the students at a public high school - Benedito Leite Teaching Center, in São Luís, Maranhão. In this sense, it presents an anthropological discussion based on the observation and analysis of concepts and practices about questions that students experience in the school environment. The core of the work resides in the different ways in which these young people construct and reframe the notions of school, family, politics, sociology, gender and sexuality from their experiences, with a view to demonstrating how they are politically creative, and how the different conceptions of politics unify and permeate these different themes. The approach adopted in the research dialogues with the proposal to develop an ethnographic theory capable of returning politics to daily lives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2021-02-04T13:54:55Z No. of bitstreams: 1 POLIANA-SOUZA.pdf: 1068836 bytes, checksum: c11adbaee947f2361eff09275f7c1bf4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-04T13:54:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLIANA-SOUZA.pdf: 1068836 bytes, checksum: c11adbaee947f2361eff09275f7c1bf4 (MD5) Previous issue date: 2020-07-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectRelações de gêneropor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectPoliticseng
dc.subjectGender relationseng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleJuventude, sociologia e gênero: práticas políticas entre estudantes de uma escola pública em São Luís, Mapor
dc.title.alternativeYouth, sociology and gender: political practices among students of a public school in São Luís, Maeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLIANA-SOUZA.pdfDissertação de Mestrado1,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.