Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3163
Tipo do documento: Dissertação
Título: Juventude, sociologia e gênero: práticas políticas entre estudantes de uma escola pública em São Luís, Ma
Título(s) alternativo(s): Youth, sociology and gender: political practices among students of a public school in São Luís, Ma
Autor: SOUZA, Poliana Jesus de 
Primeiro orientador: AHLERT, Martina
Primeiro membro da banca: AHLERT, Martina
Segundo membro da banca: PEREIRA, Alexandre Barbosa
Terceiro membro da banca: LIMA, Rarielle Rodrigues
Resumo: Esta dissertação explora as representações ou concepções da política, enquanto categoria êmica, entre os estudantes de uma escola pública de ensino médio – o Centro de Ensino Benedito Leite, em São Luís, Maranhão. Neste sentido, apresenta uma discussão antropológica baseada na observação e análise de concepções e práticas acerca de questões que alunos e alunas vivenciam no ambiente escolar. O cerne do trabalho reside nos diferentes modos pelos quais esses jovens constroem e ressignificam as noções de escola, família, política, sociologia, gênero e sexualidade a partir de suas vivências, com vistas a demonstrar como são criativos politicamente, e como as diferentes concepções de política unificam e perpassam esses diferentes temas. A abordagem adotada na pesquisa dialoga com a proposta de elaborar uma teoria etnográfica capaz de devolver a política à cotidianidade.
Abstract: This dissertation explores the representations or conceptions of politics, as an emic category, among the students at a public high school - Benedito Leite Teaching Center, in São Luís, Maranhão. In this sense, it presents an anthropological discussion based on the observation and analysis of concepts and practices about questions that students experience in the school environment. The core of the work resides in the different ways in which these young people construct and reframe the notions of school, family, politics, sociology, gender and sexuality from their experiences, with a view to demonstrating how they are politically creative, and how the different conceptions of politics unify and permeate these different themes. The approach adopted in the research dialogues with the proposal to develop an ethnographic theory capable of returning politics to daily lives.
Palavras-chave: Escola
Juventude
Política
Relações de gênero
School
Youth
Politics
Gender relations
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH
Citação: SOUZA, Poliana Jesus de. Juventude, sociologia e gênero: práticas políticas entre estudantes de uma escola pública em São Luís, Ma. 2020. 141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3163
Data de defesa: 10-Jul-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLIANA-SOUZA.pdfDissertação de Mestrado1,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.