Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3163
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Juventude, sociologia e gênero: práticas políticas entre estudantes de uma escola pública em São Luís, Ma |
Título(s) alternativo(s): | Youth, sociology and gender: political practices among students of a public school in São Luís, Ma |
Autor: | SOUZA, Poliana Jesus de |
Primeiro orientador: | AHLERT, Martina |
Primeiro membro da banca: | AHLERT, Martina |
Segundo membro da banca: | PEREIRA, Alexandre Barbosa |
Terceiro membro da banca: | LIMA, Rarielle Rodrigues |
Resumo: | Esta dissertação explora as representações ou concepções da política, enquanto categoria êmica, entre os estudantes de uma escola pública de ensino médio – o Centro de Ensino Benedito Leite, em São Luís, Maranhão. Neste sentido, apresenta uma discussão antropológica baseada na observação e análise de concepções e práticas acerca de questões que alunos e alunas vivenciam no ambiente escolar. O cerne do trabalho reside nos diferentes modos pelos quais esses jovens constroem e ressignificam as noções de escola, família, política, sociologia, gênero e sexualidade a partir de suas vivências, com vistas a demonstrar como são criativos politicamente, e como as diferentes concepções de política unificam e perpassam esses diferentes temas. A abordagem adotada na pesquisa dialoga com a proposta de elaborar uma teoria etnográfica capaz de devolver a política à cotidianidade. |
Abstract: | This dissertation explores the representations or conceptions of politics, as an emic category, among the students at a public high school - Benedito Leite Teaching Center, in São Luís, Maranhão. In this sense, it presents an anthropological discussion based on the observation and analysis of concepts and practices about questions that students experience in the school environment. The core of the work resides in the different ways in which these young people construct and reframe the notions of school, family, politics, sociology, gender and sexuality from their experiences, with a view to demonstrating how they are politically creative, and how the different conceptions of politics unify and permeate these different themes. The approach adopted in the research dialogues with the proposal to develop an ethnographic theory capable of returning politics to daily lives. |
Palavras-chave: | Escola Juventude Política Relações de gênero School Youth Politics Gender relations |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH |
Citação: | SOUZA, Poliana Jesus de. Juventude, sociologia e gênero: práticas políticas entre estudantes de uma escola pública em São Luís, Ma. 2020. 141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3163 |
Data de defesa: | 10-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
POLIANA-SOUZA.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,04 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.