Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOARES, Dlayne Giordana Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7698514617868567por
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.contributor.referee2CHAHINNE , Telma Helena Costa-
dc.contributor.referee3ALCÂNTARA, Ramon Luís de Santana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1620217203200891por
dc.date.accessioned2021-01-29T13:04:53Z-
dc.date.issued2019-07-23-
dc.identifier.citationSOARES, Dlayne Giordana Pereira. A mediação do processo de aprendizagem em crianças com baixa visão: brincadeiras utilizadas pelo professor na educação infantil. 2019. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3159-
dc.description.resumoBrincar é uma experiência fundamental para qualquer idade, principalmente para as crianças da educação infantil. É brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e de desenvolver uma relação cognitiva com o mundo, pessoas, coisas e símbolos. Dessa forma, a brincadeira não deve ser mais uma atividade utilizada pelo professor apenas para recrear, mas deve ser desenvolvida utilizando estratégias que estimule o aprendizado. Neste trabalho, foi analisado como o professor utiliza a brincadeira para mediar o processo de aprendizagem de crianças com baixa visão na educação infantil em escolas públicas de São Luís/MA. Para tal, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de cunho exploratório-descritivo, baseado na análise descritiva da ação, com estudo de caso. Participaram desse relato de experiência, três professores de uma escola de Educação Infantil do município, e que trabalham com crianças que tenham baixa visão. Para a coleta de dados, foram utilizadas a observação e entrevistas semiestruturadas e para análise dos resultados foram utilizadas metodologias baseadas em análise dos dados. Os resultados foram relevantes para a pesquisa uma vez que, percebeu-se que as professoras entrevistadas deram suas contribuições na pesquisa e então mediando o processo de ensino e aprendizagem da criança com baixa visão.por
dc.description.abstractPlaying is a fundamental experience for any age, especially for children in early childhood education. It is by playing, playing, that the child reveals his cognitive, visual, auditory, tactile, motor state, his way of learning and developing a cognitive relationship with the world, people, things and symbols. Thus, play should no longer be an activity used by the teacher just to recreate, but should be developed using strategies that encourage learning. In this work, it was analyzed how the teacher uses play to mediate the learning process of children with low vision in early childhood education in public schools in São Luis/MA. To this end, a qualitative, exploratory-descriptive research was carried out, based on the descriptive analysis of the action, with a case study. Three teachers from an early childhood school in the municipality participated in this experience report, and they work with children who have low vision. For data collection, observation and semi-structured interviews were used and for the analysis of results, methodologies based on data analysis were used. The results were relevant to the research since, it was noticed that the teachers interviewed gave their contributions to the research and then mediated the teaching and learning process of the child with low vision.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-01-29T13:04:53Z No. of bitstreams: 1 D'LayneGiordana.pdf: 810864 bytes, checksum: 8ead27cdcc0f3008878bc3943dcc3953 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-29T13:04:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 D'LayneGiordana.pdf: 810864 bytes, checksum: 8ead27cdcc0f3008878bc3943dcc3953 (MD5) Previous issue date: 2019-07-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMediação pedagógicapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectBrincadeiraspor
dc.subjectBaixa visãopor
dc.subjectPedagogical Mediation.por
dc.subjectLearning.por
dc.subjectJokespor
dc.subjectLow Visionpor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleA mediação do processo de aprendizagem em crianças com baixa visão: brincadeiras utilizadas pelo professor na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe mediation of the learning process in children with low vision: games used by the teacher in early childhood educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
D'LayneGiordana.pdfDissertação de Mestrado791,86 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.