Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3159
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOARES, Dlayne Giordana Pereira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7698514617868567 | por |
dc.contributor.advisor1 | CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9809524455006197 | por |
dc.contributor.referee1 | CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9809524455006197 | por |
dc.contributor.referee2 | CHAHINNE , Telma Helena Costa | - |
dc.contributor.referee3 | ALCÂNTARA, Ramon Luís de Santana | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1620217203200891 | por |
dc.date.accessioned | 2021-01-29T13:04:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-23 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Dlayne Giordana Pereira. A mediação do processo de aprendizagem em crianças com baixa visão: brincadeiras utilizadas pelo professor na educação infantil. 2019. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3159 | - |
dc.description.resumo | Brincar é uma experiência fundamental para qualquer idade, principalmente para as crianças da educação infantil. É brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e de desenvolver uma relação cognitiva com o mundo, pessoas, coisas e símbolos. Dessa forma, a brincadeira não deve ser mais uma atividade utilizada pelo professor apenas para recrear, mas deve ser desenvolvida utilizando estratégias que estimule o aprendizado. Neste trabalho, foi analisado como o professor utiliza a brincadeira para mediar o processo de aprendizagem de crianças com baixa visão na educação infantil em escolas públicas de São Luís/MA. Para tal, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de cunho exploratório-descritivo, baseado na análise descritiva da ação, com estudo de caso. Participaram desse relato de experiência, três professores de uma escola de Educação Infantil do município, e que trabalham com crianças que tenham baixa visão. Para a coleta de dados, foram utilizadas a observação e entrevistas semiestruturadas e para análise dos resultados foram utilizadas metodologias baseadas em análise dos dados. Os resultados foram relevantes para a pesquisa uma vez que, percebeu-se que as professoras entrevistadas deram suas contribuições na pesquisa e então mediando o processo de ensino e aprendizagem da criança com baixa visão. | por |
dc.description.abstract | Playing is a fundamental experience for any age, especially for children in early childhood education. It is by playing, playing, that the child reveals his cognitive, visual, auditory, tactile, motor state, his way of learning and developing a cognitive relationship with the world, people, things and symbols. Thus, play should no longer be an activity used by the teacher just to recreate, but should be developed using strategies that encourage learning. In this work, it was analyzed how the teacher uses play to mediate the learning process of children with low vision in early childhood education in public schools in São Luis/MA. To this end, a qualitative, exploratory-descriptive research was carried out, based on the descriptive analysis of the action, with a case study. Three teachers from an early childhood school in the municipality participated in this experience report, and they work with children who have low vision. For data collection, observation and semi-structured interviews were used and for the analysis of results, methodologies based on data analysis were used. The results were relevant to the research since, it was noticed that the teachers interviewed gave their contributions to the research and then mediated the teaching and learning process of the child with low vision. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-01-29T13:04:53Z No. of bitstreams: 1 D'LayneGiordana.pdf: 810864 bytes, checksum: 8ead27cdcc0f3008878bc3943dcc3953 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-01-29T13:04:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 D'LayneGiordana.pdf: 810864 bytes, checksum: 8ead27cdcc0f3008878bc3943dcc3953 (MD5) Previous issue date: 2019-07-23 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mediação pedagógica | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Brincadeiras | por |
dc.subject | Baixa visão | por |
dc.subject | Pedagogical Mediation. | por |
dc.subject | Learning. | por |
dc.subject | Jokes | por |
dc.subject | Low Vision | por |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | por |
dc.title | A mediação do processo de aprendizagem em crianças com baixa visão: brincadeiras utilizadas pelo professor na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The mediation of the learning process in children with low vision: games used by the teacher in early childhood education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
D'LayneGiordana.pdf | Dissertação de Mestrado | 791,86 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.