Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBOGÉA, Arthur Furtado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8420565321952224por
dc.contributor.advisor1NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee1NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee2CAVALCANTI, Vanessa Ribeiro Simon-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6538283866214716por
dc.contributor.referee3DIAS, Marly de Jesus Sá-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0576152814937497por
dc.contributor.referee4CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.date.accessioned2021-01-29T12:51:24Z-
dc.date.issued2019-11-11-
dc.identifier.citationBOGÉA, Arthur Furtado. Discursos de gênero no espaço escolar: quais referências de masculinidades?. 2019. 216 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3158-
dc.description.resumoUtilizando uma abordagem qualitativa com referencial teórico dos estudos pós-estruturalistas e de seus desdobramentos na teoria queer, ligada a linha de pesquisa “Diversidade, Cultura e Inclusão Social”, este trabalho apresenta uma análise sobre como os discursos produzidos e reproduzidos no espaço escolar atuam na constituição generificada de corpos a partir de referências de masculinidades e processam marcadores de diferenças nos alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA da cidade de Bacabeira – MA. Buscou-se identificar quais os discursos sobre gênero são produzidos e reproduzidos pelos alunos e evidenciar as expressões corporais e quais os significados são atribuídos a elas, bem como analisar os marcadores de diferenciação configurados a partir dos gêneros. A pesquisa foi realizada com alunos que autodeclaram pertencer ao gênero masculino do IEMA da cidade de Bacabeira. Metodologicamente adotamos como procedimentos para a produção das informações, elementos da pesquisa etnográfica a partir de técnicas de observação participante, conversas informais e entrevistas semiestruturadas. Após o levantamento das informações, fizemos uma análise discursiva do material coletado com base na teorização queer. Focamos o nosso olhar para as linguagens e os discursos que produzem identidades de gênero e sexuais e que compõem as experiências de pessoas. Partimos do entendimento de que os gêneros são efeitos de significações históricas, políticas, culturais e que as masculinidades são construções identitárias de gênero. Por essa razão, intencionamos compreendê-las e analisá-las a partir das pessoas pesquisadas, como eles próprios significam seus discursos e como esses discursos são produzidos e reproduzidos neles e entre eles, configurando seus modos de ser e agir. O estudo revela que o espaço escolar é atravessado por múltiplas referências de masculinidades que se relacionam entre si e que são significadas a partir da forma como os corpos se apresentam. Desse modo, entre os alunos, existe certa necessidade de adaptarem as suas expressões de gênero a comportamentos próximos ao padrão normativo. Devido a isso, o garoto deve viver em uma constante vigilância para não expressar atos considerados femininos ou pertencente ao “jeito de gay”. Isso é materializado na formação de grupos no espaço escolar e na divisão de atividades tidas como mais masculinas e menos masculinas, por exemplo, o futebol e o queimado. Percebe-se, também, várias práticas carregadas de violência, preconceito, discriminação e homofobia, porém, muitas vezes, são significadas como brincadeiras. Todavia, quem mais sofre violências não são os alunos autodeclarados gays, mas aqueles sobre os quais pairam dúvidas em relação à sexualidade. Contudo, mesmo com a atuação das normas de gênero, o espaço escolar é significado pelos alunos como um lugar de liberdade, no qual garotos, entre si, podem demonstrar afetividade, como beijar no rosto, andar de mãos dadas ou abraçados, deitar no colo e fazer carinho sem serem considerados menos homens. Portanto, fica evidente que os discursos sobre gênero produzidos e reproduzidos no espaço escolar, atuam na constituição de múltiplas formas de masculinidades baseados na configuração de um espaço escolar, no qual, predomine o respeito e a liberdade individual. Pois, por mais que não sejam eliminadas as normas de gênero, elas são desconstruídas, reconfiguradas e ressignificadas.por
dc.description.abstractUsing a qualitative approach with theoretical framework of poststructuralist studies and their developments in queer theory, linked to the research line “Diversity, Culture and Social Inclusion”, this paper presents an analysis of how the discourses produced and reproduced in the school space act in the generalized constitution of bodies from references of masculinities and process markers of differences in students of the State Institute of Education, Science and Technology of Maranhão - IEMA of the city of Bacabeira – MA. We sought to identify which discourses about gender are produced and reproduced by the students and to highlight the body expressions and which meanings are attributed to them, as well as to analyze the markers of differentiation configured from the genders. The research was conducted with students who self-declared to belong to the male gender of IEMA of the city of Bacabeira. Methodologically we adopted, as procedures for the production of information, elements of ethnographic research based on participant observation techniques, informal conversations and semi-structured interviews. After gathering the information, we made a discursive analysis of the collected material based on queer theorizing. We focus our attention on the languages and discourses that produce gender and sexual identities and make up people's experiences. We start from the understanding that genres are effects of historical, political, cultural meanings and that masculinities are gender identity constructions. For this reason, we intend to understand and analyze them from the researched people, how they themselves mean their discourses and how these discourses are produced and reproduced in and between them, configuring their ways of being and acting. Because of this, the boy must live in constant vigilance not to express acts considered feminine or belonging to the "gay way". This is materialized in the formation of groups in the school space and in the division of activities considered more masculine and less masculine, for example, football and dodgeball. It is also noticed several practices charged with violence, prejudice, discrimination and homophobia, but often they are meant as jokes. However, those who suffer the most violence are not self-declared gay students, but those who have doubts about sexuality. However, even with the performance of gender norms, the school space is meant by students as a place of freedom, in which boys, among themselves, can show affection, such as kissing on the cheek, walking hand in hand or hugging, lying on their lap. and caress without being considered less men. Therefore, it is evident that the discourses about gender produced and reproduced in the school space, act in the constitution of multiple forms of masculinities based on the configuration of a school space, in which respect and individual freedom predominates. For as much as gender norms are not eliminated, they are deconstructed, reconfigured and resignified.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-01-29T12:51:24Z No. of bitstreams: 1 ArthurFurtado.pdf: 1868499 bytes, checksum: 35566568246bd232280a20b088d6458c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-29T12:51:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArthurFurtado.pdf: 1868499 bytes, checksum: 35566568246bd232280a20b088d6458c (MD5) Previous issue date: 2019-11-11eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectMasculinidadespor
dc.subjectEspaço escolarpor
dc.subjectGenderpor
dc.subjectSexualitypor
dc.subjectMasculinitiespor
dc.subjectSchool spacepor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleDiscursos de gênero no espaço escolar: quais referências de masculinidades?por
dc.title.alternativeGender discourses in the school space: which references to masculinities?eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArthurFurtado.pdfDissertação de Mestrado1,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.