Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Andréa Carla Bastos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4465118511763794por
dc.contributor.advisor1SILVA, Silvana Maria Moura da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7591249364471347por
dc.contributor.referee1SILVA, Silvana Maria Moura da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7591249364471347por
dc.contributor.referee2CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.contributor.referee3ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/83276202561836por
dc.date.accessioned2021-01-29T01:36:15Z-
dc.date.issued2020-09-29-
dc.identifier.citationPEREIRA, Andréa Carla Bastos. Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual: prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense. 2020. 204 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3157-
dc.description.resumoA educação inclusiva se fundamenta no princípio de que todos os alunos têm as mesmas oportunidades de aprendizagem e a escola aberta à diversidade. Na perspectiva de uma prática docente que atenda às necessidades e as diferenças dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, considerando o desenvolvimento das competências e habilidades de todos os alunos. O objetivo geral foi analisar como ocorria a prática docente na inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense. Caracterizou-se como uma pesquisa de campo, documental, descritiva, quantitativa e qualitativa com base em elementos do método dialético. Os participantes desta pesquisa foram 14 docentes de duas Unidades de Educação Básica da rede pública municipal de São Luís, do sexo feminino, média de idade de 45,3 e com formação predominante em Pedagogia. Essas Unidades foram escolhidas em relação às outras, por apresentarem o maior quantitativo de alunos com deficiência intelectual regularmente matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental, em relação às demais escolas. Na coleta de dados foram utilizados documentos escritos, oficiais e entrevista semiestruturada, sendo esta submetida à análise do discurso das docentes. Os resultados apontaram para um engajamento por parte das participantes em desenvolver práticas docentes para incluir a todos, pois concebiam a inclusão como um direito de todos e de grande relevância para o desenvolvimento amplo dos alunos com deficiência intelectual. As docentes realizavam práticas pedagógicas com a proposição de avaliar os níveis de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual e estruturavam o planejamento educativo, a partir de atividades pedagógicas individualizadas e diferenciadas com utilização recorrente de adaptações curriculares de pequeno porte direcionadas a este público. Embora houvessem ações específicas aos alunos com deficiência intelectual, as docentes ainda não consideravam que a inclusão escolar ocorria de forma efetiva nas escolas pesquisadas devido alguns desafios como a escassez e inadequações das formações docentes, sala com grande quantitativo de alunos, escassez de recursos humanos e pedagógicos e necessidade de maior acompanhamento e assessoria das equipes da Secretaria Municipal de Educação. Concluiu-se que apesar dos desafios apontados pelas participantes, há um avanço importante no desenvolvimento de práticas docentes voltadas para a inclusão do aluno com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense.por
dc.description.abstractInclusive education is based on the principle that all students have the same learning opportunities and the school is open to diversity. From the perspective of a teaching practice that meets the needs and differences of students in the teaching-learning process, considering the development of competences and skills of all students. The main goal was to analyze how the teaching practice occurred in the school inclusion of students with intellectual disabilities in the initial years of public elementary education in São Luís. It was characterized as a field, documentary, descriptive, quantitative and qualitative research, based on elements of the dialectical method. The participants in this research were 14 teachers from two Basic Education Units of the São Luís municipal public system, female, with an average age of 45.3 and with a predominant education in Pedagogy. These Units were chosen over others, as they have the largest number of students with intellectual disabilities regularly enrolled in the initial grades of elementary school, compared to other schools. In the data collection, written and official documents and semi-structured interviews were used, which was submitted to the analysis of the teachers' discourse. The results pointed to an engagement on the part of the participants in developing teaching practices to include everyone, as they conceived inclusion as a right of all and of great relevance for the broad development of students with intellectual disabilities. The teachers carried out pedagogical practices with the purpose of evaluating the levels of development and learning of students with intellectual disabilities and structured the educational planning, based on individualized and differentiated pedagogical activities with recurrent use of small curricular adaptations aimed at this audience. Although there were specific actions for students with intellectual disabilities, the teachers still did not consider that school inclusion occurred effectively in the schools surveyed due to some challenges such as the shortage and inadequacies of teacher training, room with a large number of students, shortage of human and pedagogical resources and the need for greater monitoring and assistance from the teams of the Municipal Education Department. It was concluded that despite the challenges pointed out by the participants, there is an important advance in the development of teaching practices aimed at the inclusion of students with intellectual disabilities in the initial years of public elementary education in São Luís.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-01-29T01:36:15Z No. of bitstreams: 1 AndreaCarla.pdf: 2046212 bytes, checksum: 25593eed462580e39a76208a73f79db8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-29T01:36:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndreaCarla.pdf: 2046212 bytes, checksum: 25593eed462580e39a76208a73f79db8 (MD5) Previous issue date: 2020-09-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectIntellectual disabilitieseng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.titleInclusão escolar de alunos com deficiência intelectual: prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicensepor
dc.title.alternativeSchool inclusion of students with intellectual disabilities: teaching practice in the early years of public elementary education in Ludoviceng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreaCarla.pdfDissertação de Mestrado2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.