Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3157
Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual: prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense
Título(s) alternativo(s): School inclusion of students with intellectual disabilities: teaching practice in the early years of public elementary education in Ludovic
Autor: PEREIRA, Andréa Carla Bastos 
Primeiro orientador: SILVA, Silvana Maria Moura da
Primeiro membro da banca: SILVA, Silvana Maria Moura da
Segundo membro da banca: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Terceiro membro da banca: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Resumo: A educação inclusiva se fundamenta no princípio de que todos os alunos têm as mesmas oportunidades de aprendizagem e a escola aberta à diversidade. Na perspectiva de uma prática docente que atenda às necessidades e as diferenças dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, considerando o desenvolvimento das competências e habilidades de todos os alunos. O objetivo geral foi analisar como ocorria a prática docente na inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense. Caracterizou-se como uma pesquisa de campo, documental, descritiva, quantitativa e qualitativa com base em elementos do método dialético. Os participantes desta pesquisa foram 14 docentes de duas Unidades de Educação Básica da rede pública municipal de São Luís, do sexo feminino, média de idade de 45,3 e com formação predominante em Pedagogia. Essas Unidades foram escolhidas em relação às outras, por apresentarem o maior quantitativo de alunos com deficiência intelectual regularmente matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental, em relação às demais escolas. Na coleta de dados foram utilizados documentos escritos, oficiais e entrevista semiestruturada, sendo esta submetida à análise do discurso das docentes. Os resultados apontaram para um engajamento por parte das participantes em desenvolver práticas docentes para incluir a todos, pois concebiam a inclusão como um direito de todos e de grande relevância para o desenvolvimento amplo dos alunos com deficiência intelectual. As docentes realizavam práticas pedagógicas com a proposição de avaliar os níveis de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual e estruturavam o planejamento educativo, a partir de atividades pedagógicas individualizadas e diferenciadas com utilização recorrente de adaptações curriculares de pequeno porte direcionadas a este público. Embora houvessem ações específicas aos alunos com deficiência intelectual, as docentes ainda não consideravam que a inclusão escolar ocorria de forma efetiva nas escolas pesquisadas devido alguns desafios como a escassez e inadequações das formações docentes, sala com grande quantitativo de alunos, escassez de recursos humanos e pedagógicos e necessidade de maior acompanhamento e assessoria das equipes da Secretaria Municipal de Educação. Concluiu-se que apesar dos desafios apontados pelas participantes, há um avanço importante no desenvolvimento de práticas docentes voltadas para a inclusão do aluno com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense.
Abstract: Inclusive education is based on the principle that all students have the same learning opportunities and the school is open to diversity. From the perspective of a teaching practice that meets the needs and differences of students in the teaching-learning process, considering the development of competences and skills of all students. The main goal was to analyze how the teaching practice occurred in the school inclusion of students with intellectual disabilities in the initial years of public elementary education in São Luís. It was characterized as a field, documentary, descriptive, quantitative and qualitative research, based on elements of the dialectical method. The participants in this research were 14 teachers from two Basic Education Units of the São Luís municipal public system, female, with an average age of 45.3 and with a predominant education in Pedagogy. These Units were chosen over others, as they have the largest number of students with intellectual disabilities regularly enrolled in the initial grades of elementary school, compared to other schools. In the data collection, written and official documents and semi-structured interviews were used, which was submitted to the analysis of the teachers' discourse. The results pointed to an engagement on the part of the participants in developing teaching practices to include everyone, as they conceived inclusion as a right of all and of great relevance for the broad development of students with intellectual disabilities. The teachers carried out pedagogical practices with the purpose of evaluating the levels of development and learning of students with intellectual disabilities and structured the educational planning, based on individualized and differentiated pedagogical activities with recurrent use of small curricular adaptations aimed at this audience. Although there were specific actions for students with intellectual disabilities, the teachers still did not consider that school inclusion occurred effectively in the schools surveyed due to some challenges such as the shortage and inadequacies of teacher training, room with a large number of students, shortage of human and pedagogical resources and the need for greater monitoring and assistance from the teams of the Municipal Education Department. It was concluded that despite the challenges pointed out by the participants, there is an important advance in the development of teaching practices aimed at the inclusion of students with intellectual disabilities in the initial years of public elementary education in São Luís.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Deficiência intelectual
Prática docente
Educação básica
School inclusion
Intellectual disabilities
Teaching practice
Basic education
Área(s) do CNPq: Educação Especial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: PEREIRA, Andréa Carla Bastos. Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual: prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental público ludovicense. 2020. 204 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3157
Data de defesa: 29-Set-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreaCarla.pdfDissertação de Mestrado2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.