Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDIAS, Ana Paula Mondêgo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2189932194945266por
dc.contributor.advisor1MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee1MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Ilma Vieira do-
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Elenice Gomes de-
dc.date.accessioned2021-01-28T14:37:44Z-
dc.date.issued2020-10-13-
dc.identifier.citationDIAS, Ana Paula Mondêgo. Professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica: transitando entre a exigência legal e a formativa. 2020. 168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3156-
dc.description.resumoEsta pesquisa vincula-se ao grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente da Universidade Federal do Maranhão e tem por objetivo analisar a exigência de formação pedagógica para os professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente que atuam nos cursos técnicos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma integrada e suas repercussões para a prática pedagógica. Para tanto, o aporte teórico-metodológico adotado é o de natureza crítica, cuja origem e natureza dos fenômenos pesquisados são revelados sem que haja fragmentação da realidade. Para compreender esse objeto, num processo que vai do conhecido ao desconhecido e vice-versa, utiliza-se nesta pesquisa “o esquema paradigmático” de Gamboa, instrumento utilizado para análise da produção científica. Nesse esquema, a pesquisa pode ser organizada em diferentes níveis (técnicos, instrumentais, metodológicos, teóricos e epistemológicos), juntamente com grupos de pressupostos (gnoseológicos e epistemológicos). O desenvolvimento desta pesquisa inicialmente se deu pelo nível metodológico com a análise das resoluções, decretos, portarias, legislações e constituições federais, em seguida, pelo nível teórico, onde se verifica como a EPT é apresentada na literatura acadêmica e as concepções de formação de professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com base nos seguintes referenciais teóricos: Romanelli (2009), Ferretti (2010), Manfredi (2002), Cunha (2000, 2005), Fonseca (2009), Caires e Oliveira(2016), Kuenzer(2008), Ramos (2011), Ciavatta e Ramos (2011), Oliveira(2006), Gauthier (2013), Gamboa (1998) Gramsci (2010) Tardif (2002, 2014), Gatti (1997), Pena (2014), Saviani (2009), Peréz Gomez (1995), Machado (1998, 2008, 2011), Ghedin (2002), Veiga (2008), Freire(2002) entre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com análise bibliográfica, documental e de campo. A amostra foi composta por 11sujeitos, sendo 09 docentes, uma pedagoga e o diretor geral da instituição pesquisada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Barreirinhas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e observação participante. Os resultados da pesquisa apontaram a necessidade de a instituição em suas ações institucionais ter um maior acompanhamento e controle sobre o ingresso dos docentes que atuam na instituição sem formação pedagógica. Dessa forma, as ações de formação devem ser pautadas nas necessidades apresentadas pelos docentes e assim os professores graduados, não licenciados em efetivo exercício, na profissão docente, e já com formação, possam ter relevante contribuição para com a prática docente.por
dc.description.abstractThis research is linked to the research group "School, Curriculum and Teacher Training of the Federal University of Maranhão and aims to analyze the demand for pedagogical training for graduate teachers, not graduates, in effective exercise in the teaching profession who work in the technical courses of Technical Professional Education at the Middle Level in the integrated form and its repercussions on pedagogical practice. For this purpose, the theoretical-methodological contribution adopted is that of a critical nature, whose origin and nature of the researched phenomena are revealed without fragmentation of reality. To understand this object, in a process that goes from the known to the unknown and vice-versa, we use in this research "the paradigmatic scheme" of Gamboa, an instrument used for the analysis of scientific production. In this scheme, the research can be organized into different levels (technical, instrumental, methodological, theoretical and epistemological), together with groups of assumptions (gnoseological and epistemological). The development of this research was initially at the methodological level with the analysis of resolutions, decrees, ordinances, legislation and federal constitutions, then at the theoretical level, where it is verified how the TPE is presented in the academic literature and the concepts of teacher training that work in Professional and Technological Education (PTE) based on the following theoretical references: Romanelli (2009), Ferretti (2010), Manfredi (2002), Cunha (2000, 2005), Fonseca (2009), Caires e Oliveira(2016), Kuenzer(2008), Ramos (2011), Ciavatta e Ramos (2011), Oliveira(2006), Gauthier (2013), Gamboa (1998) Gramsci (2010) Tardif (2002, 2014), Gatti (1997), Pena (2014), Saviani (2009), Peréz Gomez (1995), Machado (1998, 2008, 2011), Ghedin (2002), Veiga (2008), Freire(2002) among others. The research is from a qualitative approach, with bibliographic, documental and field analysis. The sample was composed by 11 subjects, being 09 teachers, one pedagogue and the general director of the researched institution, Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão - Campus Barreirinhas. The data collection was performed through semi-structured interview and participant observation. The results of the survey pointed out the need for the institution in its institutional actions to have a greater follow-up and control over the entry of teachers who work in the institution without pedagogical training. Thus, the training actions should be based on the needs presented by the teachers and thus the graduated teachers, not graduated in effective exercise, in the teaching profession, and already with training, may have relevant contribution to the teaching practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-01-28T14:37:44Z No. of bitstreams: 1 AnaPaulaDias.pdf: 1008813 bytes, checksum: 8938a85e59221a62157db784593831cb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-28T14:37:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnaPaulaDias.pdf: 1008813 bytes, checksum: 8938a85e59221a62157db784593831cb (MD5) Previous issue date: 2020-10-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação pedagógicapor
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectExigências formativas para professorespor
dc.subjectPedagogical trainingeng
dc.subjectProfessional and technological educationeng
dc.subjectTraining requirements for teacherseng
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.titleProfessores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica: transitando entre a exigência legal e a formativapor
dc.title.alternativeTeachers working in Professional and Technological Education: moving between the legal requirement and the formativeeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaPaulaDias.pdfDissertação de Mestrado985,17 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.