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Tipo do documento: Dissertação
Título: Professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica: transitando entre a exigência legal e a formativa
Título(s) alternativo(s): Teachers working in Professional and Technological Education: moving between the legal requirement and the formative
Autor: DIAS, Ana Paula Mondêgo 
Primeiro orientador: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Primeiro membro da banca: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Segundo membro da banca: NASCIMENTO, Ilma Vieira do
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Elenice Gomes de
Resumo: Esta pesquisa vincula-se ao grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente da Universidade Federal do Maranhão e tem por objetivo analisar a exigência de formação pedagógica para os professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente que atuam nos cursos técnicos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma integrada e suas repercussões para a prática pedagógica. Para tanto, o aporte teórico-metodológico adotado é o de natureza crítica, cuja origem e natureza dos fenômenos pesquisados são revelados sem que haja fragmentação da realidade. Para compreender esse objeto, num processo que vai do conhecido ao desconhecido e vice-versa, utiliza-se nesta pesquisa “o esquema paradigmático” de Gamboa, instrumento utilizado para análise da produção científica. Nesse esquema, a pesquisa pode ser organizada em diferentes níveis (técnicos, instrumentais, metodológicos, teóricos e epistemológicos), juntamente com grupos de pressupostos (gnoseológicos e epistemológicos). O desenvolvimento desta pesquisa inicialmente se deu pelo nível metodológico com a análise das resoluções, decretos, portarias, legislações e constituições federais, em seguida, pelo nível teórico, onde se verifica como a EPT é apresentada na literatura acadêmica e as concepções de formação de professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com base nos seguintes referenciais teóricos: Romanelli (2009), Ferretti (2010), Manfredi (2002), Cunha (2000, 2005), Fonseca (2009), Caires e Oliveira(2016), Kuenzer(2008), Ramos (2011), Ciavatta e Ramos (2011), Oliveira(2006), Gauthier (2013), Gamboa (1998) Gramsci (2010) Tardif (2002, 2014), Gatti (1997), Pena (2014), Saviani (2009), Peréz Gomez (1995), Machado (1998, 2008, 2011), Ghedin (2002), Veiga (2008), Freire(2002) entre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com análise bibliográfica, documental e de campo. A amostra foi composta por 11sujeitos, sendo 09 docentes, uma pedagoga e o diretor geral da instituição pesquisada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Barreirinhas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e observação participante. Os resultados da pesquisa apontaram a necessidade de a instituição em suas ações institucionais ter um maior acompanhamento e controle sobre o ingresso dos docentes que atuam na instituição sem formação pedagógica. Dessa forma, as ações de formação devem ser pautadas nas necessidades apresentadas pelos docentes e assim os professores graduados, não licenciados em efetivo exercício, na profissão docente, e já com formação, possam ter relevante contribuição para com a prática docente.
Abstract: This research is linked to the research group "School, Curriculum and Teacher Training of the Federal University of Maranhão and aims to analyze the demand for pedagogical training for graduate teachers, not graduates, in effective exercise in the teaching profession who work in the technical courses of Technical Professional Education at the Middle Level in the integrated form and its repercussions on pedagogical practice. For this purpose, the theoretical-methodological contribution adopted is that of a critical nature, whose origin and nature of the researched phenomena are revealed without fragmentation of reality. To understand this object, in a process that goes from the known to the unknown and vice-versa, we use in this research "the paradigmatic scheme" of Gamboa, an instrument used for the analysis of scientific production. In this scheme, the research can be organized into different levels (technical, instrumental, methodological, theoretical and epistemological), together with groups of assumptions (gnoseological and epistemological). The development of this research was initially at the methodological level with the analysis of resolutions, decrees, ordinances, legislation and federal constitutions, then at the theoretical level, where it is verified how the TPE is presented in the academic literature and the concepts of teacher training that work in Professional and Technological Education (PTE) based on the following theoretical references: Romanelli (2009), Ferretti (2010), Manfredi (2002), Cunha (2000, 2005), Fonseca (2009), Caires e Oliveira(2016), Kuenzer(2008), Ramos (2011), Ciavatta e Ramos (2011), Oliveira(2006), Gauthier (2013), Gamboa (1998) Gramsci (2010) Tardif (2002, 2014), Gatti (1997), Pena (2014), Saviani (2009), Peréz Gomez (1995), Machado (1998, 2008, 2011), Ghedin (2002), Veiga (2008), Freire(2002) among others. The research is from a qualitative approach, with bibliographic, documental and field analysis. The sample was composed by 11 subjects, being 09 teachers, one pedagogue and the general director of the researched institution, Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão - Campus Barreirinhas. The data collection was performed through semi-structured interview and participant observation. The results of the survey pointed out the need for the institution in its institutional actions to have a greater follow-up and control over the entry of teachers who work in the institution without pedagogical training. Thus, the training actions should be based on the needs presented by the teachers and thus the graduated teachers, not graduated in effective exercise, in the teaching profession, and already with training, may have relevant contribution to the teaching practice.
Palavras-chave: Formação pedagógica
Educação profissional e tecnológica
Exigências formativas para professores
Pedagogical training
Professional and technological education
Training requirements for teachers
Área(s) do CNPq: Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: DIAS, Ana Paula Mondêgo. Professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica: transitando entre a exigência legal e a formativa. 2020. 168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3156
Data de defesa: 13-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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